Saturday, October 1, 2016

Passeando pelo Douro: Porto - Parte X [Livraria do Lello]

A atracao principal da nossa tarde no Porto era conhecer a Livraria do Lello - eu estava super curiosa para conhecer a linda escadaria dessa livraria aberta desde 1906. Mas... foi uma decepcao :-( Vamos ter que voltar novamente em outro ano :-)

Para entrar na livraria (e contribuir com a preservacao da linda arquitetura interior) é necessário um ticket de entrada (3 euros). Nessa construcao estranha vermelha, bem na frente da livraria, se compra um ingresso. Caso se queira comprar um livro, o preco do ingresso é deduzido do preco do livro (mas só vale um ingresso por livro).

 A famosa escadaria. O que a gente nao sabia...

... é que a livraria está em plena reforma! Do vitral no teto, nao era possível ver nadinha.

 Mesmo assim, o movimento na escadaria...

... era contínuo: turistas para cima e para baixo...

 ... e andaimes por todos os lados. Definitivamente, nesse ambiente, ela perde totalmente o charme.

Do alto, de um lado, se avista o piso térreo da livraria e, do outro...

... há mais estantes de livros e um simpático café.

Hora de descer e...

 ... olhar para o alto. Os detalhes embaixo do piso da escada parecem entalhes de madeira mas, na verdade, sao feitos de gesso.

Lindo trabalho no teto! Taaaanta vontade de ver o vitral, mas vai ficar para uma próxima :-)

2 comments:

Cristina said...

Olá que bom que estiveste na minha cidade (Gaia). Só um reparo, foi na Lelo que a J.K.Rowlings se inspirou para o escritório do Dumbledore (Harry Potter) que estava em muito, muito mau estado, os vitrais estavam todos partidos e desde o ano passado que se cobram as entradas para se fazerem finalmente as obras de restauro. É um loja privada portanto não tem subsídios do estado para a restauração e manutenção Como a crise no Porto já vem desde 2004 , deixaram-se de comprar livros como antigamente e o Iva é de 23% ! Fico contente ao ver as fotos . Pena que não estava bom tempo para ver as lindas praias de Gaia :)

Joaninha Bacana said...

Oi Cristina,
A livraria nao ganha subsídios do governo? Que pena, porque é linda! Entao eles deviam cobrar ainda mais caro para que se tenha acesso ao interior (com excecao dos moradores nativos portugueses): a loja é tao lotada de turistas, e o burburinho é tao grande, que vira um verdadeiro stress estar lá dentro.
Gaia tem praias lindas? Ok, definitivamente vamos ter que voltar para ver mais do Porto e Gaia :-)
Bjs, Angie