Sunday, October 9, 2016

Vapt-Vupt em Leipzig

No final de junho fui a trabalho a Leipzig, junto com um membro da minha equipe. Os vôos de Düsseldorf a Leipzig sao bem poucos: saímos às 7h20 da manha (e chegamos em Leipzig às 8h20), e voltamos às 20h45 da noite (com o detalhe que o vôo atrasou uma hora, e assim chegamos nao às 21h45, mas às 22h45 em Düsseldorf - mega cansativo!!!).

Como o workshop terminou às 18h, deu tempo de ir até o centro da cidade e dar uma boa caminhada, antes de irmos até o aeroporto. No Markt, o Stadtgeschichtliches Museum, no prédio da antiga prefeitura (Altes Rathaus).

Lindos prédios antigos por todos os lados.

Ao fundo, a Thomas Kirche (ou Igreja de Sao Tomás). Nela, Johann Sebastian Bach atuou, por vários anos, como dirigente do coro - e seus restos mortais descansam nela até hoje.

O teto da igreja - gostei do trancado das linhas vermelho-escuras.

O altar.

Dentro da igreja, há vários epitáfios, como esse para Daniel Leicher, de 1612.

Continuando o passeio, fomos até o Augustusplatz. Ao fundo, o prédio da Ópera e, a frente, a Mendebrunnen (ou Fonte de Mende) - a fonte mais antiga de Leipzig.

Ainda no Augustusplatz, a Aula (auditório) e Universitätskirche (igreja da universidade) St. Pauli. 

A Universitätskirche St. Pauli tem uma história interessante e bem antiga. Em 1231, foi construída a Paulinerkirche (ou Igreja Pauliner). In 1409, com a fundacao da Universidade de Leipzig (uma das mais antigas do mundo, e segunda universidade mais antiga da Alemanha - a primeira é de Heidelberg, em 1386), passou a ser a igreja universitária. Após a Reforma Protestante de Martin Luther, a igreja foi doada para a universidade e passou a se chamar Universitätskirche St. Pauli, ou Unikirche. A igreja sobreviveu a Primeira e Segunda Guerra Mundial sem sequelas, mas em 1968 foi dinamitada pelo regime comunista :-(  Após a reunificacao alema, foi decidido que se construiria uma nova igreja universitária, no design da antiga igreja St. Pauli, e essa ficou pronta em 2007.

A igreja é uma mistura moderna de concreto e muito vidro.

Antes de seguir para o aeroporto, sentamos num café no Naschmarkt. Para aproveitar o verao (e um lindo dia de céu azul e sol), eu degustei um sorvete com chantilly  :-)

No comments: