Tuesday, January 3, 2017

Museu Técnico e Histórico de Peenemünde - Parte II


Dos mísseis, fomos visitar a área de controle da planta elétrica - o museu ocupa o prédio inteiro, dividido em três andares.

Ponta de um míssel.

Foto antiga de uma plataforma de lancamento de um V-2.

A placa de circuitos - construída sob uma plataforma de madeira...

 Os detalhes, como a voltagem, escritos a lápis.

Planos e mais planos de construcoes e testes.

 Um organigrama mostrando a hierarquia rígida militar...

... da base de testes.

 Streng Geheim - ou Altamente Confidencial.

 A sala de controles da planta elétrica, com...

 ... as alavancas de liga/desliga.

Hélices e...

... capacetes em exposicao.

 Eu levei um susto quando abri a porta do vestiário. Nao esperava...


... um uniforme completo - por um minuto, achei que era uma pessoa :-)

E por falar em pessoas, o museu conta bastante do conflito humano: cientistas buscando o avanco técnico, mas cientes de que qualquer invento seria usado com o objetivo militar de matar em massa.
O interessante é que vários cientistas de Peenmünde, independente se membros ativos do regime nazista ou nao, receberam anistia e foram recrutados, no pós-guerra, por bases espaciais americanas. O principal cientista de Peenemünde, Wernher von Braun, trabalhou na Nasa (por exemplo, no programa Apollo).

Do prédio de controle, fomos para a planta elétrica em si.

Equipamentos de...

... medicao da planta elétrica de carvao.

Com seu maquinário e depósitos abandonados, o ambiente...

... é bem lúgubre.

Pegando um elevador dentro da planta, se chega ao telhado. De lá, é possível avistar o vagao da antiga linha de trem, assim como o V-2. E, do outro lado...

... o mar. À esquerda, um antigo submarino.

O submarino também é um museu, e é possível visitá-lo. Mas passamos tantas horas no museu Peenemünde que estavámos cansados e decidimos voltar para Heringsdorf para almocar e relaxar.
Além disso, algo que foi super chato nessa viagem, e que fez com que cortássemos caminhadas a um mínimo, foi que eu tive uma grande, mas graaande dor nos calcanhares - tanto que eu mal conseguia caminhar sem sentir muita dor (depois da viagem, indo no ortopedista em Aachen, descobri que estou com plantar fasciitis - uma doenca que ainda vai demorar bastante até os sintomas desaparecerem). Entao, depois de passar a manha toda de pé, e caminhando, no museu Peenemünde, meus pés estavam doendo muuuuuito. O submarino definitivamente ficou para uma próxima :-)

No comments: