Wednesday, April 24, 2019

Viajando Pela Eslovênia: Caverna de Postojna - Parte I

Na segunda-feira de manha, no caminho até Liubliana, paramos em Postojna para visitar a caverna e o castelo Predjama.

Nossa primeira parada foi a Caverna Postojna. Eu nao tinha idéia que o lugar era tao mega-super-hiper turístico! Apesar de chegarmos cedo pela manha, estarmos em plena segunda-feira, e nao estarmos em alta temporada, o lugar já estava cheio! Nao consigo imaginar como é visitar essa atracao em alta temporada!

A visitacao abre às 9h em junho (só é possível entrar na caverna com visita guiada), e nós conseguimos o passeio para às 10h (há um tour a cada 30 minutos). A caverna tem uma expansao de 24km (!), e o passeio dura 90 minutos. Dentro da caverna, faz 10°C constante (no inverno ou no verao), entao mesmo em dias quentes, é bom ir com um casaco tipo fleece.


Na entrada da caverna, os grupos sao divididos dependendo da língua que o guia utilizará. Como o grupo de inglês estava gigantesco (cada tour acomoda até 700 pessoas - e nosso estava cheio!), decidimos nos juntar ao grupo em alemao - o que foi uma ótima escolha, porque éramos só em 10 e o guia nos explicou tudo com muita calma.

A antiga entrada da caverna. A entrada oficial fica do ladinho, e dá acesso...

... ao trenzinho elétrico. O tour sao 3,5km de trem (30 minutos), 1,5km a pé (30 minutos), e mais 3,5km de trem da volta (também 30 minutos).

E lá vamos nóóóóóóós!

Algumas passagens com o trem eram bem estreitas e baixas - protejam suas cabecas! :-) O legal é que, do trem mesmo, já dava para avistar paisagens lindíssimas! 

Chegamos!

 A caverna é uma atracao turística desde 1819, com a visita do arquiduque Ferdinando. Em 1884, ela ganhou iluminacao elétrica, antes mesmo da capital do país, Ljubljana.

Formacoes por todos os lados, tanto do teto...

 ... quanto do chao.

De tempos em tempos, o guia iluminava específicas formacoes com uma lanterna, explicando ou mostrando algumas com formatos de animais ou objetos :-)

No escuro, com só um pouquinho de luz, elas brilham como diamantes :-)
Formacoes gigantes ou ainda...

 ... em estado de criacao.

O lugar é muito grande! Eu tenho um pouco de claustrofobia, mas como os ambientes tinham um pé direito muito alto, se acaba esquecendo que se está dentro de uma caverna a 3,5km de distância da saída! Lá embaixo, o grupo em inglês, do tamanho de formigas perto da imensidao da caverna.

 Uma ponte ligando dois ambientes da caverna. Ela foi construída durante a I Guerra Mundial, por prisioneiros de guerra russos (e vários morreram no processo...).

Devido a iluminacao da caverna, as fotos nao fazem jus a beleza do lugar: fantástico!

No comments: