Thursday, May 12, 2011

Rota Haspengouw - Bélgica

Domingo de Páscoa, namorido e eu acordamos em Hasselt :-) Depois de procurarmos nossos ninhos pelo quarto do B&B (sim, o coelhinho nos achou mesmo estando na Bélgica, hehehe) e tomarmos café, aproveitamos o lindo domingo de sol para darmos uma rodada pela rota Haspengouw, na regiao de Limburg. Por 5€ (no ponto de turimo em Hasselt), adquirimos um livreto e o mapa sobre a rota, que indica vários castelos, igrejas, cidadezinhas simpáticas, mosteiros e afins. O único porém é que o livreto está todo escrito em flemish (língua flamenga) e várias coisas nao deu para entender muito bem. Mas, com tempo, vamos pesquisar mais sobre os lugares na internet (já que o nome de cada um nós temos) para tentarmos entender um pouco mais sobre cada um deles :-)
Dessa vez passamos ligeirinho e somente por poquíssimos lugares. Mas agora que temos o livrinho com certeza vamos pesquisar mais e voltar para a rota novamente. Aliás, rotas, porque sao quatro :-)

O mapa e algumas das rotas

Comecando o passeio na praca central (grote markt) de Sint-Truiden, com a prefeitura do lado direito

Passeando pelas ruas da cidade


Pegando a Tongerseesteenweg, chegamos em Rijkel e no seu castelo (algumas partes datam da Idade Média).

Grandao e...

... com fosso ao redor.

Pelas fotos nao dá para perceber, mas o estado de conservacao nao é dos melhores (infelizmente)

Portao de entrada...

... e pátio interno.

De lá seguimos em direcao a Helshoven para visitar uma igrejinha do século 13 (e aproveitamos para comprar gostosas batatas direto de um produtor que vendia artigos da sua fazenda do outro lado da rua).

Chegamos na...

... capela Helshoven.

Pórtico de entrada


O próximo castelo que visitamos fica nos arredores de Helshoven, seguinto pela Helshovenstr. - Chateau de La Motte. Esse castelo (construído entre os séculos 16 e 18) possui um café aberto ao público, e é também um hotel - para quem quiser ver precos e ter um ataque do coracao, clicar aqui.

Chateau de La Motte

O café a beira do acude

Pátio do castelo, com uma escultura mega estranha de um buldogue gigante :-)

Seguindo...

... até chegar as portas do hotel-castelo.

Estátuas no jardim

De lá seguimos em direcao a Heks para visitar seu castelo. Infelizmente nao era permitido o acesso - propriedade privada :-( Mas no segundo final de semana de junho, e no segundo final de semana de setembro, os parques floridos estao abertos ao público! Talvez a gente dê um pulo por lá :-)

Entrada do Kasteel van Hex

Láááá longe, bem lá longe, nos parques do castelo, um menino brincava com seu pônei, observado pela mae. Quem será o dono desse castelo? :-O

3 comments:

Jaboticaba Preta said...

Menina vou alugar 2 semanas lá no castelo kkkkkkk Mas pensando bem, o custo de manutenção é altíssimo.

amei as fotos. beijos

Anonymous said...

Olá é a 1ª vez que li o teu blog e gostei tanto!Bom Trabalho!
Adeus

Katia Bonfadini said...

Angie, quantos lugares lindos existem no mundo, né? Uma vida é muito pouco pra conhecer tudo o que eu gostaria! Adorei esse post, eu viajo junto com vc e essas lindas imagens! Bjs!