As paisagens eram as mais variadas: com montanhas, com quedas d'água, com looooongos trechos com campos de lava endurecida, com areia preta, ...
As pontes eram bem estreitas (normalmente só para um carro), mas algumas eram mais larguinhas no meio para deixar dois carros passarem ao mesmo tempo
Quase chegando ao Parque Nacional de Skaftafell, ainda na estrada 1, já era possível avistar a geleira Vatnajökull - a maior da Europa!
No Parque Nacional, nós queríamos ver a queda d'água Svartifoss. Para tanto, é preciso caminhar (morro acima, seufz!) por 1h30 (tempo de ida e volta). No caminho, há outras quedas d'água para se admirar, como Hundafoss e Magnúsarfoss. A trilha é fácil de seguir, mas é bom pedir indicacoes na recepcao do Parque só para se ter certeza que o caminho é o certo :-D
Aqui a gente se deu conta que provavelmente, antes da caminhada terminar, nós tomaríamos um bom banho de chuva :-D
Na caminhada da volta, pegamos uma meeeeeeeeega chuva (com direito a chuva de gelo também, aaaaaargs!). Mas as nosssa roupas (com excecao das calcas) mostraram seu lado útil: as jaquetas nao deixaram passar nenhuma gota, a touca também protegeu, e os pés estavam sequinhos!
De lá continuamos pela estrada 1 até Höfn. No meio do caminho, uma surpresa (pelo menos para mim que nao tinha lido a respeito). Estávamos andando de carro (lá-rá-lá-lá-lá) quando...
Tínhamos chegado no rio-lago Jökulsárlón, também conhecido como lago da geleira. Pedacos enormes de gelo (na superfície, se vê somente 10% do tamanho de um iceberg) quebram da geleira Breidamerkurjokull e caem nesse lago (que, na verdade, é um rio). O rio é um dos menores da Islândia (somente 1500 metros de comprimento) mas o lago é o segundo mais profundo (com mais de 200 metros de profundidade!!!!).
No lago é possível também fazer um tour com um barco anfíbio. No verao, o passeio acontece a cada meia-hora. Em maio, o horário do passeio é variado, dependendo do número de interessados.
Pela constelacao maravilhosa de tantos icebergs flutuando juntos, Jökulsárlón também foi usado como cenário para alguns filmes: dois do 007 ('A View to a Kill' e 'Die Another Day'), Tomb Raider (na terceira parte do filme, eles estao na Sibéria - com o detalhe que a Sibéria deles fica na Islândia, hehehe. Nesse filme dá para ver também os barcos-anfíbio) e 'Batman Begins'.
E, ok, eu confesso: o urso era de mentirinha :-) Por baixo da cabeca, havia um homem com roupa de mergulho. Mas ele até que parecia de verdade!!! :-D
De Jökulsárló fomos direto para Höfn onde ficamos por duas noites. No dia seguinte, havíamos agendado um tour de super jeep sobre a maior geleira da Europa. Mas isso eu conto no próximo post :-)
Hotel Höfn - apesar de bonito estava bem sujinho (muuuuuito cabelo sobre o ralo do chuveiro, e montes de pó nos cantinhos e embaixo da cama). Nao recomendo.
6 comments:
Lindo demais, nunca coloquei meus olhos em paisagens assim. Meus ossos doem, apesar dos muitos quilos eu os tenho...rsrsrsrs. Fiquei com 'nojinho' dos cabelos no ralo...eca. Beijocas, bom final de semana e feliz dia dos Namorados ao lado do amado.
Jökulsárlón é deslumbrante, fiquei louca para conhecer =)
Beijos e bom final de semana p/ vocês
Meu dia de viagem preferido até agora. Me lembrei de 'Senhor dos anéis', que poderia ter sido filmado lá. Aliás, Nova Zelândia é um destino próximo de vocês (temporal, não espacialmente, claro)? Patagônia?
Beijo
chris
oi,
estou amando as fotos!!!
bjinhos, Mí
Que fotos lindas!
Taí um lugar que ainda quero conhecer. ;)
Bjs!
Angie, adorei o urso e a paisagem!!!!! Lembra muito o Perito Moreno e os glaciares da Patagônia onde estive! Ah, no post mais recente esqueci de comentar que tenho aquele espremedor de limão em forma de peixe,é muito fofo! Bjs!
Post a Comment