Quanto aos puffins: o nome em português é papagaio-do-mar, mas puffin é tao mais bonitinho :-) Eles vêm para a costa somente entre março e maio para o acasalamento - e sao fiéis a companheira :-) O ninho fica dentro da terra, em formato de gruta. Sr.Puffin cava com o bico uma grutazinha com dois ambientes: um é a sala/quarto, o outro é o banheiro. Cada ano, ele volta com a digníssima para a mesma gruta. Por ano, nasce somente um filhote.
E aí estao eles! Os puffins!!! O que? É puffin mesmo? Mas está tao looooooonge! Decepçao :-( Achei que daria para ver de pertinho!
Quanto as baleias, bem, ficamos literalmente a ver navios e só :-D Mas com isso já contávamos: é impossível conseguir prever se elas estarao por aí ou nao. Ficamos todos com o olhar fixo no mar, tentando achar algum sinal como um esguicho na água. Mas de baleia, nada. No final do passeio, recebemos um ticket cortesia de volta: como nao vimos nenhuma baleia, o tour oferece um ingresso gratuito (nominal) que pode ser usado nos próximos dois anos.
Para o almoco, experimentamos uma das famosas especialidades locais: cachorro-quente, hehehe :-) Aparementemente, o melhor cachorro-quente de Reykjavik fica pertinho do porto: Bæjarins beztu pylsur. Conforme um jornal britânico, ele foi considerado o melhor cachorro-quente da Europa e tem até o ex-presidente Clinton como cliente :-)
E aqui vem ele: salsicha, molho, e o que faz ele ficar muito gostoso - cebola crua e cebola caramelizada misturada. Nhac-nhac! Agora, eu continuo achando o cachorro-quente do Rosário em Porto Alegre muuuuuuuuito mais gostoso :-D
Depois do almoço-lanche, fomos fazer o check-in no hotel e tirar uma soneca.
Na comparacao entre o Center Hotel Thingholt e o quarto do dia anterior (Reykjavik4you Apartaments), definitivamente ficaríamos com o Reykjavik4you Apartaments. Ambos têm ótima localizacao (aliás, eles ficam só duas quadras de distância um do outro), mas achamos o Reykjavik4you Apartaments mais aconchegante e com muito mais espaço.
À noite, fomos jantar no restaurante Sjávarkjallarinn (Seafood Cellar) - com novo chef, o foco do restaurante agora é em comida nórdica - todos os ingredientes sao locais (com exceçao do chocolate :-) ). A comida estava maravilhosa!!!!
Peixe char ártico de Rifós, pepino, maionese de ervas, queijo caseiro de cevada servido com ervas congeladas (que foram colocadas na hora sobre o prato e levantaram uma poeira de gelo seco :-) ) [Arctic char, homemade cheese barley -cured and lightly cooked arctic char from Rifós, cucumber, herb mayonnaise, fresh cheese, organic barley. Served with frosen herb salad]
Bacalhau salgado de Hauganes, mexilhoes defumados de Stykkishólmur com aipo, maça, flocos de pao de trigo vermelho e vinagre de maça dinamarquês [Salted cod from Elvar & mussels from Símon -lighlty cooked salted cod from Hauganes, smoked and foamy mussels from Stykkishólmur with celeriac, apples, speltbread flakes and danish apple vinegar]
Peixe ling frito, anéis de cebola, couve-flor, batatas, molho de cebola com hops (nao sei o nome em portugês!)
[Ling & hops -fried ling, onion rings, browned and crispy cauliflower, potatoes, onion sauce with hops]
[Ling & hops -fried ling, onion rings, browned and crispy cauliflower, potatoes, onion sauce with hops]
E a sobremesa: brown cheese cream, sorvete e esponja (?) de leite; juniperos (?) de Bogga em Krossar e gelatina de estragao [Sweet brown cheese & milk -brown cheese cream, milk ice cream and sponge, juniper from Bogga at Krossar and tarragon glaze]
No dia seguinte, hora de voltar para casa! Ficamos com gostinho de quero mais, principalmente para explorar o Norte e Noroeste do país. Mas, quem sabe, um dia a gente volta :-)
6 comments:
Angie, que viagem legal e, pra mim, aparentemente completíssima!!!!! Eu não imaginaria que fosse necessário mais de uma semana pra conhecer o paós e vc ainda ficou com gostinho de quero mais, que legal! Amei acompanhar sua viagem, incluindo as aventuras gastronômicas, é claro! As fotos estão lindas, as paisagens são deslumbrantes e bem diferentes do que encontramos no Brasil e á Islândia já entrou na nossa lista definitivamente!!!!!! Um grande beijo e obrigada por esse belo presente em forma de post!
Que fofos os puffins!
Essa viagem de vocês foi maravilhosa, coloquei na minha lista de viagens futuras, hehehe
E agora, dando um tempo em comer peixe? :D
Beijo!
É uma delícia viajar contigo, menina. Esse pão de centeio(?) com cream cheese...
beijos pitangueiros
Oi meninas :-)
obrigada por passarem por aqui :-)
Silvinha, naaaaaaao, nao enjoei de peixe nao :-D Sabe que, com a idade (oh meus sais!) tô gostando mais de peixe do que de carne? Apesar que, sim, uma boa picanha é insubstituível, hehehe.
Beijocas pra vocês, Angie
Bela viagem...sabe que as jubartes dão as caras no litoral do extremo Sul da Bahia entre julho e novembro? Ainda não demos de cara com elas...ainda bem...rsrsrsrs. Esse lance da cooperação quando avistam um animal funciona para os Safaris aqui na África também. Beijocas e obrigada por participar da brincadeira lá no blog.
Ah Angie, que peninha vcs não terem visto as baleias. Eu tive a sorte de ver uma no Canal Beagle, como é grandiosa!
Vamos por partes:
1. belas as fotos.
2. acho que o hot dog do sul deve ser melhor que qualquer par europeu
3. fiquei com água na boca com este bolo de chocolate!
4. adorei seu comment sobre o protocolo estranho! Vc é muito querida!
Bjs
Márcia
Post a Comment