Monday, December 8, 2014

[Nos Arredores de] De Haan: Os 100 Anos da Primeira Guerra Mundial

Antes das nossas mini-férias, eu dei uma pesquisada sobre o que seria interessante visitar nos arredores de De Haan. Além de outros balneários perto de De Haan (que acabamos nao visitando dessa vez), eu fiquei surpresa com a quantidade de sites históricos, museus e monumentos referentes a primeira guerra mundial. Esse ano é a comemoracao do 'The Great War Centenary (2014-18), e vários campos na regiao de Flandres foram palcos de verdadeiros banhos de sangue. Acabamos visitando só a cidade de Diksmuide com sua Trincheira da Morte (Dodengang). Mas vamos com certeza voltar para a regiao novamente, para visitar Ieper e arredores.

O Dodengang, ou Trincheira da Morte, foi uma trincheira construída pelos belgas para conter o avanco das tropas alemas. Por sua posicao estratégica, era constantemente alvo de ataque dos alemaes, e considerada uma das trincheiras mais perigosas.

Dodengang.

 A trincheira era dividida em dois corredores e...

... mantida por sacos de areia.

Os sacos de areia de estopa, que ainda sao visíveis em alguns pontos do lado de fora, foram substituídos em 1998 por...

... 'sacos de areia' feitos de concreto.

As ruínas de um ponto de observacao

Em vários pontos, havia vagoes auxiliando a tirar a terra oriunda da construcao das trincheiras.

Hoje, sob a trincheira de concreto, havia papoulas brotando aqui e acolá, lembrando os mortos no conflito da primeira guerra mundial.


Ainda em Diksmuide, fomos visitar a Torre de Yser, monumento aos soldados belgas mortos durante a guerra. Nas torres, um dos slogans do movimento flamengo: AVV-VVK Alles Voor Vlaanderen, Vlaanderen Voor Kristus (tudo por Flandres, Flandres por Cristo).

 Declaracao de Yser: No more War, God's Peace and Self-rule' ou'Peace, Freedom and Tolerance'.





No comments: