Friday, July 4, 2008

GMAT, TOEFL e afins...

Semana passada (no sábado, ninguém merece...) fiz o Toefl (Test of English as a Foreign Language) em Köln. Tanto o Toefl quanto o GMAT sao testes obrigatórios (e eliminatórios) para a entrada no MBA em Maastricht.
O teste (Toefl - ibt) é dividido em quatro partes: interpretacao de textos, listening, speaking e writing.
Lutei contra o tempo na interpretacao de textos. Além dos textos serem compridos e cansativos de ler, o tempo de responder é curto (e isso que eu normalmente sou rápida para esse tipo de testes). Consegui terminar tudo a tempo, mas ficava sobrando só um minuto ou dois, o que eu acho bem apertado!
A parte de listening é feita com os fones de ouvido. Você escuta, e tem que escolher respostas de múltipla escolha. Ou lê um texto, escuta uma conversa, e precisa comparar o que foi dito com o que estava escrito. Essa parte foi mais relax.
A terceira parte, de speaking, é curtinha, e isso me fez feliz :o) Duas perguntas pessoais, e um minuto para falar sobre cada um dos tópicos. Depois, mais 4 perguntas, onde combinava-se ler um texto, escutar uma conversa, e precisar falar/apresentar o que foi falado. Para essa parte, nao tem como estudar muito. Como se tem somente 45 segundos para se preparar para um topico, é no grito mesmo! A vantagem é que, em casa, só falo em ingles com o namorido, entao acho que fui ok nessa parte também.
E, por último, duas redacoes. Uma delas era descrever as diferencas entre um texto escrito e um falado (lecture - listening). Foi a mais barbada. A outra era escrever uma dissertacao. E, eu confesso: nao sei mais escrever dissertacoes! Aprendi no colegio, exercitei no segundo grau, mais do que exercitei na universidade, e agora nao lembro mais! Mas, como eu treinei muito com o namorido antes (ele tem muuuuuuuuita paciencia: eu escrevia, ele corrigia, eu escrevia, ele corrigia), acho que fui ok nessa parte também.
E assim, depois de TRES HORAS E MEIA (eu confesso, nao sou uma pessoa que consegue ficar tres horas e meia consecutivas concentrada! Saco, saco, saco!), o teste acabou :o) Tudo bem que o fato do teste ter comecado as 11h e terminado as 14h30 tambem nao ajudou: saco vazio nao pára em pé! :o)
Em 3 semanas terei o resultado. Vamos ver se deu pra passar...
Uma coisa interessante é que de 15 pessoas fazendo o teste, 13 eram moças, só 2 rapazes. Por que será?

E, enquanto isso, estou me preparando para o GMAT. O problema é que fui deixando, fui deixando, e agora o teste já é aí, na terca-feira, e ainda falta muuuuuuuuito pra revisar! E tem coisas que nao tem como, soh decorando! Por exemplo, alguem lembra da fórmula "menos b mais ou menos a raiz quadrada de b ao quadrado mais 4ac dividido por 2a"? Pois é, eu também nao!!! Uma pergunta mais inútil que a outra, mas tudo bem: ainda tenho um findi para enterrar a cabeca nos livros e fazer tudo entrar por osmose... :o) Let's see! :o)

No comments: