Sunday, July 27, 2008

Série Aachen

E, apresentando... tchan, tchan, tchan, tchan: Aachen, a cidade onde vivo :o) A série comeca com uma visita ao centro, em pleno sábado de manha (sim, saímos para o centro ontem com namorido munido de máquina fotográfica, hehehe). Aachen (ou Aix-la-Chapelle, em francês - muda um monte o nome, nao?) é uma cidade muito antiga (fundada no século I da era crista - acabei de ler no wikipedia, porque eu só sabia que era antiga, mas nao quanto!), e foi (provavelmente) a cidade natal do Imperador Carlos Magno (e também é cidade 'final' dele: seus restos mortais se encontram na Catedral).

Comecamos nossa caminhada pela fonte Kreislauf des Geldes (Fonte da Circulacao do Dinheiro), no Münsterplatz. Além dos personagens, a água também simboliza a circulacao do dinheiro , 'circulando' como um redemoinho.

Kreislauf des Geldes - Fonte do ciclo do dinheiro

Aos sábados, há também um mercado no Münsterplatz, com produtos regionais. Eu adoro o colorido das flores :o)

Mercado no Münsterplatz

Caminhando em direcao à prefeitura, encontra-se o Puppenbrunnen (Fonte dos Bonecos). Cada boneco representa algo diferente da cidade: a universidade, o campeonato eqüestre (que é o maior no mundo - CHIO), a igreja. Mas, vou ter que pesquisar mais sobre essa fonte, porque acabei de ver o galo ali no topo, e nao tenho a mínima idéia do que esse representa :o)
O legal dessa fonte é que todos os bonecos sao maleáveis, e você pode mexer os bracos, as pernas, a cabeca dos ditos cujos, e virar crianca de novo :o)

Puppenbrunnen


E, passando pelo Puppenbrunnen, chegamos num dos meus lugares prediletos de Aachen: o Hof. O Hof é uma praca onde ficam diversos cafés e bares, e onde várias atividades culturais acontecem (por exemplo, os tambores japoneses). O prédio da foto abaixo é o Dom-Keller: é o bar mais antigo de Aachen, e lugar do meu primeiro 'date' com namorido :o))))

Dom-Keller no Hof

Visao do Hof, com arcadas romanas -
as originais estao no Museu em Bonn


O interessante de todas as pracas em Aachen é que todas sao no formato de triângulo. Há uma explicacao para isso, mas a guia que vos fala precisa de melhor preparacao, porque nao lembro mais qual é (aliás, culpa de namorido: ele fez um tour pela cidade a algum tempo, e me contou tudinho, e eu... bem, eu acabei esquecendo, e ele também. Quem mandou nao ter anotado!)

Olha nós aí! Amanha tem mais :o)

3 comments:

Silvinha said...

Que cidade encantadora! E eu não sabia que os restos do Charlemagne estavam aì! Que emoção *_*

As pessoa jogam moedas na Kreislauf des Geldes?

Adorei conhecer um pouquinho de Aachen!

Beijos

Mariane said...

Dessse jeito, mais uns dois meses e ficaremos ultra cultos com esta guia turística very bacana.
Beijos Mariane

Joaninha Bacana said...

Oi Silvinha!
Sim, os restos dele estao aqui, e tem até peregrinaçao! E, antes de me mudar para cá, eu confesso: tbm nao sabia, hahaha :o)
E, tem algumas pessoas que jogam moeda na Kreislauf des Geldes (o que até faz sentido), mas já vi gente, com calça arreganhada até o joelho, catando as moedas lá dentro. Aliás, combina com o nome da fonte, né? :o)))
Beijooooos!

Oi Mary,
Eu sou very bacana? Yeeeeeeahhhhhhhh :oDDD
Beijocas mil!