Thursday, July 10, 2008

Trip para a Normandia - última parte :o)

De Fécamp voltamos para o 'country side' da Normandia. Passamos rapidinho por Sassetot-le-Mauconduit, para visitar o Chateau de Sassetot (onde Sissi passou um verao :o) ). Eu confesso que o castelo me decepcionou um pouquinho. Achei que ele parece muito mais bonito nas fotos do website que na vida real. Como o palácio é um hotel, e nao um museu, só demos uma bisolhada por fora, e pelos jardins, e fomos embora novamente. Tentamos almoçar na cidadezinha, mas nao tivemos sucesso: nao tinha nem restaurante, nem bistrot, nem nada. Só uma padaria (com coisas doces, portanto, nada de almoço!) e um bar onde se vendia somente bebidas.

De lá, fomos direto para o nosso hotel (L'Auberge du Val au Cesne) em Yvetôt, onde queríamos passar a tarde descansando. Aliás, o nosso hotel foi um capítulo à parte :o) Para comecar, a chave para o quarto. Dá uma olhada no TAMANHO do chaveiro!!! Quando nós vimos essa coisa enorme, nao conseguíamos parar de rir :o))) É só comparar o tamanho do chaveiro com o tamanho da minha mao :oD


Pequeno chaveiro do nosso quarto de hotel :o)

E essa pequena chave (alias, a chave era mesmo pequena, hahaha) abria a porta de um quarto todo decorado em estilo antigo da Normandia. Ou seja, tudo seguia a mesma estampa, em todos os lugares possíveis do quarto, e tudo em tecido! Cortinas, paredes, teto, almofadas, colcha da cama, abajures, sofá, cadeiras. TUDO estofado, e TUDO vermelho com branco! Dá para acreditar? E, sim, o banheiro era normal, hahaha :oD

Quarto de hotel em Yvetôt


Depois de uma soneca, passamos a tarde no jardim, jogando cartas. O restaurante do hotel era muito bom, entao decidimos jantar por ali mesmo. O detalhe é que, ao lado do jardim, havia galinhas, pavoes (que estavam namorando, com a cauda aberta! Lindo!), e outras aves afins, e o cheiro... bem, o cheiro era BEM de campo mesmo :o)

Jardim do hotel

No dia seguinte, eu queria ter ido visitar vários castelos e mansoes da redondeza (como Rouen foi um importante centro financeiro, a regiao é recheada de castelos e mansoes lindissimos). Mas, infelizmente, nao havia nenhum disponível!!! O Mansoir de Villers (em Saint-Pierre-de-Maneville, que visitei a quatro anos atrás) só fica aberto aos sábados, domingos e feriados (tanto os jardins quanto a mansao sao lindos. E o tour é feito pelos donos, noblesse francesa :o) , que contam várias histórias interessantes, principalmente da época da Revoluçao Francesa). E outros castelos da regiao ficam abertos ao público em junho, julho ou agosto (época de alta estaçao), mas nao em maio!!! Fomos definitivamente no mês errado!!! E, sim, eu confesso: nao sabia que castelo ficava aberto à visitaçao só alguns meses por ano, e sim, nao chequei absolutamente nenhum período de visitaçao antes :o) Mas, tudo bem, é mais um motivo para voltar novamente à regiao, hehehe.
Assim, acabamos indo para Jumièges, visitar a abadia (de Jumièges, é claro, hehehe). Fundada em 654, a abadia sofreu muito no período da Revoluçao Francesa (que, aliás, dá para entender perfeitamente por que aconteceu, vendo o luxo em que a nobreza e o clero viviam): ela foi transformada em pedraria, e assim as pedras eram extraídas e vendidas (pobre abadia!). Períodos mais tarde, a abadia foi comprada por um casal, que visava sua preservacao. Hoje só a ruínas, mas eu acho as ruínas lindas :o)

Abadia de Jumièges

De Jumièges, fomos a Caudebec en Caux (nosso próximo hotel), e no caminho paramos em Duclair, para visitar o museu Août 44 –L’Enfer (Inferno) sur la Seine. O museu fica nos antigos estábulos do chateau du Taillis.

Château du Taillis

Estacionamos o carro, e procuramos a entrada para o museu. Tudo fechado... Continuamos a caminhar em direçao ao castelo, e vimos um grupo de homens da manutençao. Perguntei para eles sobre o museu, e um deles me disse para esperar um pouquinho. Depois de um tempo, ele apareceu com a chave na mao, me explicando que ele é o dono do castelo (o que?!!!!), que ele está reformando tudo, e que ele nao teria tempo de mostrar o museu para nós, mas que podíamos olhar tudo à vontade. Perguntei para ele se era possível visitar o chateau também, e ele disse que nao: que nao valia a pena mostrar o castelo para turistas individuais, só grupos. Que peninha! Mas, de qualquer modo, mesmo que tívessemos vindo num grupo, nao é alta temporada, e portanto o tour pelo castelo estava fechado até para grupos de turistas :o) Claro que namorido e eu demos uma espiada pelas janelas do castelo, e ainda tem muiiiiiita reforma pra fazer! O museu é bem interessante. Conta o período da debandada alema depois da derrota do Dia D, e as dificuldades para atravessar o rio Sena. Todas as peças (uniformes, armas, papéis, fotos, e milhares de outras coisas mais) foram coletadas pelo filho do casal na regiao mesmo. Algumas foram doadas para o museu, outras compradas. É interessante, e muito bem organizado.De Duclair, fomos a Caudebec en Caux. Eu ainda tinha a imagem de um restaurante a beira do Sena, onde jantei a quatro anos atrás, e cuja comida havia achado excelente. Por isso, queria levar namorido para experimentar a culinária de lá também. Assim resolvemos ficar no hotel que abriga o restaurante. Decepcao total! Além do jantar ter ficado muito abaixo das nossas expectativas, o serviço era horrível, e a comida demorou muito pra chegar também. Nao, nao foram 15 mintos. Foi UMA HORA para receber a entrada, e mais UMA HORA para receber o prato principal!!!! Tudo bem que a vista era muito bonita da nossa mesa, mas todo o resto deixou muito a desejar :o( O tempo passa, o tempo voa, e as coisas mudam!!! As vezes para melhor, as vezes para pior. E as vezes para BEM pior, hehehe :o)Na tarde, ainda aproveitamos para visitar o Museu do Victor Hugo. Ele morou por um tempo nessa casa, e a filha dele morreu afogada nessa regiao, no rio Sena.

Museu Victor Hugo

E assim acabou nossa viagem para a Normandia! :o) Faltaram os castelos, mas fica para uma próxima vez :o)))

1 comment:

Silvinha said...

Que viagem incrìvel! Muitos lugares bonitos e com uma història interessante, não dà p/ acreditar que os pròprios donos expõem seus palacetes!

Beijos e bom final de semana!