Tuesday, August 19, 2008

Leuven - parte II

Continuando o passeio por Leuven... Do jardim botânico, fomos ao centro da cidade, para ver a prefeitura que fica na Grote Markt. É um dos meus prédios prediletos :o) Parece aqueles castelinhos de areia que costumava fazer quando criança, deixando pingar areia molhada por entre os dedos :o)))


Prefeitura de Leuven

Detalhe da prefeitura

No dia da nossa visita, havia um tronco alto, todo enfeitado, na frente da prefeitura. Reza a tradicao que esse tronco precisa ser erguido no dia 9 de agosto, até às 17h, véspera de Saint Laurentius. A tradicao é baseada em várias lendas, com mais de 700 anos de história. A explicacao das lendas (sao várias) que deram origem à tradicao estava escrita numa folha de papel grudada no tronco da árvore (em inglês e em espanhol). Mas, sim, eu confesso: fiquei com preguica de ler tudo, hahaha. Entao, quem souber, que escreva nos comments :o)

Ainda na Grote Markt, ouvimos a batida dos sinos da igreja (que fica exatamente na frente da prefeitura). O detalhe é um bonequinho dourado, que a cada batida do sino, move o seu martelo (nao chega a bater no sino, mas é tao bonitinho :o) ). A igreja é a Sint Pieter (Sao Pedro), e devido as suas torres, faz parte do patrimônio da UNESCO (e, nao, as torres nao foram fotografadas, hahaha).

E, como a gente sempre presta atençao num detalhe novo, nao importando quantas vezes se visitou o mesmo lugar, foi a primeira vez que eu prestei atençao no topo dos prédios da Grote Markt. E olha só que bonitinho, no topo de um prédio:


Da Grote Markt, seguimos para o Oude Mark (mercado antigo - ou velho, mas achei antigo mais refinado, hahaha). É uma praça cheia de bares, onde os estudantes se encontram. Aliás, Leuven é uma cidade repleta de estudantes, e muitos, mas muitos dos prédios pertencem à universidade (Katholieke Universiteit Leuven - uma das maiores universidades belgas, e uma das mais antigas universidades católicas existente).

Conforme namorido, um amigo dele (que é de Leuven) contou que, quando o estudante se forma, precisa vir nessa praça, e tomar uma cerveja de cada bar. Sao muuuuuuuitos bares...


Foi na Oude Markt que decidimos almoçar (nao é tao turístico quanto o Grote Markt, e eu gosto da comida dos diversos bares que têm nessa praça). Estava delicioso!

Minha salada de queijo de cabra. Com os pedaços de maça, ficou ótimo!

As torradas de queijo de cabra pedidas pelo amigo de namorido


Massa a romanesca pedida pelo namorido (o tamanho da tigela engana na foto: era muita, mas muita massa! Tanta que namorido nao conseguiu chegar ao fim!

Amanha conto sobre a beguinage, também considerada patrimônio da Unesco. E, acreditem se quiser: eu acho que já fui, no mínimo, umas 10 vezes para Leuven, e NUNCA visitei esse lugar, e nem sabia que existia! Sem comentários...

4 comments:

Silvinha said...

Linda a cidade! A prefeitura é maravilhosa...

E antigo realmente soa mais elegante do que velho, hahaha

X)

Anonymous said...

oi, esta cidade é aquela q fomos o dia q chovia "um monte", e q comemos uma torta divina perto da igreja, lembra? Adorei as fotos... bjs, Mí

Joaninha Bacana said...

Oi Mí,
Sim, é essa cidade mesmo! Como podes ver, tens que voltar para visitarmos a dita cuja novamente, mas dessa vez, com sol, muito sol (ou, pelo menos, sem chuva, sem muita chuva, hahaha).
Beijos,
Angie

Marta Faustino said...

Olá Joaninha,

Adoro seus posts e cada vez que pesquiso mais coisas sobre a Bélgica, cada vez gosto mais desse país.

Se puder visite meu blog:
www.viajarso.blogspot.com

Beijinho.