Wednesday, August 20, 2008

Leuven - parte III

Hoje fui de trem trabalhar. Namorido e amigo foram para Düsseldorf ontem. Me buscaram no trabalho, e aí saímos para jantar. E assim meu carro acabou dormindo em Düsseldorf sozinho, hehehe. Eu adoro andar de trem, mas infelizmente é muito demorada a viagem de Aachen até Düsseldorf. Saindo da porta da minha casa, e entrando na empresa, eu demoro duas horas e dez minutos: ou seja, o dobro do tempo do que vindo de carro!!! De vez em quando é bom ir de trem, eu curto. Mas, todos os dias, seria inviável!

********************************************

Voltando a Leuven... :o) Do Oude Markt, fomos a pé até a Beguinage. No caminho, passamos por uma vitrine de uma galeria de arte, e namorido disse: 'Olha, o artista é catalao!'. Os bonequinhos até que eram bonitinhos, mas 1600 € por essa estatueta?




E, continuando o caminho, vi esse anúncio de um bar de Jazz & Blues. Achei tao bonitinho :o)


Depois de mais uns 15 minutos de caminhada (é perto do centro), chegamos ao Groot Begijnhof (ou Grande Beguinaria de Leuven).

A Beguinaria (eu nao sabia o nome em português, mas a super Silvinha sabe, e me contou :o) ) é um bairro que contém vários prédios e casas antigamente habitados pelas beguines. As beguines eram mulheres solteiras e semi-religiosas. Elas nao eram freiras, pois nao tinham que fazer votos, e podiam retornar 'ao mundo' quando quisessem, ou mesmo casar. Mas viviam de uma maneira semi-monástica (sendo que o 'monastério' eram as beguinarias).

A Grande Beguinaria de Leuven é um bairro histórico (fundado no século 16) contendo várias dessas casas e prédios. É uma das maiores beguinarias ainda existentes. Hoje esses prédios e casas pertencem à Universidade de Leuven (eu disse que a Universidade tem váaaaaarios prédios), e servem como casa de estudandes ou para hospedar professores ou visitantes da universidade. Faz parte do Patrimônio da Unesco.






4 comments:

Silvinha said...

A cidade é muito interessante! :)

Em português béguinage ficou beguinaria, béguine = beguina... enfim, uma lingua que eu entendo! hehehe

Beijos

ps: e na foto em que vc aparece o casal de bicicleta ficou olhando p/ câmera tb, hahaha

Anonymous said...

legal te ver mesmo q na foto! beijinhos, Mí

Anonymous said...

Joaninha tb é cultura!! :)
Gostei bastante da cidade.
E ó, vcs tem que vir pra cá para almoçarmos juntos no Tucans. É muuiiito bom!
Beijocas... até sexta!

Joaninha Bacana said...

Oi Silvinha,
Obrigada pela traducao!!! Já adaptei o post :o) E, quanto ao casal de bicicleta, eu nao tinha percebido, hahahaha :oD Mas que furoes :oD
Beijocas,
Angie

Oi Mi,
Agora quem quer foto tua pra matar a saudades sou eu, hahaha. Manda, manda, manda :o)
Beijocas,
Angie

Oi Carolzita,
Tucans? Mmmmm... Quero mais informacoes sobre isso na sexta-feira, hem?
Beijocas pra ti tbm,
Angie