Thursday, August 7, 2008

Série Aachen - parte IV

Ontem, depois da minha siesta (que é sagrada nos dias de folga, hehehe), aproveitando que a tarde 'entardeceu' chuvosa (hehehe), fui até o Hospital Universitário de Aachen doar sangue.

E, sim, na minha opiniao, o Hospital Universitário faz parte das atraçoes turísticas de Aachen :o) Tem até cartao postal (da fachada do hospital) e calendário (com fachada do hospital) para se comprar na recepçao! Entao, merece entrar nos post 'Série Aachen', hehehe :o)

As fotos foram tiradas por namorido (a algum tempo atrás, quando a Mí estava nos visitando - beijocas pra Mí!), e a primeira eu extraí do wikipedia - que é para dar uma impressao melhor do tamanho do lugar.

O Hospital Universitário de Aachen é considerado o maior hospital one-building da Europa. É muuuuuito grande, e dá para se perder lá dentro! No térreo, há vários elevadores, e todos deixam em andares diferentes :o) Se voce pegar o elevador B, e parar no segundo andar, nao vai ser o mesmo andar que você pararia se pegasse o elevador C e apertasse no segundo andar também. Bem complicado, mas tem mapinha pra tudo :o)

Hospital Universitário de Aachen. Fonte: Wikipedia


Agora, o que eu acho legal mesmo sao as tubulacoes, que ficam todas aparecendo. Nao parece A Maravilhosa Fábrica de Chocolates (tamanho gigante)? :o)


E o saguao de entrada, prá mim, lembra bastante o de uma estacao de trem :o)))

E, sim, pode acreditar: o chao é de carpete verde!!! O porque do carpete, eu nao tenho a mínima idéia. Prático é que nao deve ser, nao?

De qualquer maneira, foi nesse hospital que eu fui ontem, doar meu precioso sanguinho :o))) O processo é bem burocrático, mas eficiente. Chega com a carteira de identidade. Preenche um formulário de duas páginas com perguntas 'ja' ou 'nein'. Vai numa salinha para picar o dedo. Lá eles coletam o sangue que sai do buraquinho do dedo (aliás, sai um monte de sangue!) num tubinho, e analisam vários dados (como nível de açúcar no sangue, contagem de glóbulos brancos, e etc). Com o papel contendo os resultados, passa-se para um médico. Esse analisa as respostas no formulário, e os dados no papel da análise do sanguinho do dedo. E, como sou brasileira, sempre tenho que apontar em que regiao do Brasil eu morei (por causa dos riscos de malária). Depois do médico, vou para a sala onde é coletado o meu sangue. E, depois da coleta, vou para a sala do lanche, onde há vários refrigerantes (coca, coca light, fanta, sprite), água, chá e café, e dois tipos de bolachinha salgada, e um tipo de waffel doce. Deveria ter frutas também, nao? Banana nao é bom pra dar energia? Mas nao tem.

Caso seja a primeira doaçao de sangue (como foi meu caso: no hospital universitário, eu nunca tinha doado), você ganha um despertador (com pilha junto! Muito importante, hahaha, porque brinde que precisa de bateria, mas que a bateria nao vem junto, sao muito frustrantes!). E, a partir da segunda doaçao, voce ganha a carteirinha de doador, e um vale de 25 euros por cada doaçao (que pode ser trocado por livros numa das maiores livrarias de Aachen, ou por entradas de cinema, ou por entradas de teatro, ou por dinheiro mesmo).

Olha o símbolo da campanha de doacao de sangue: nao é muito fofo? É um smile com cara de vampirinho, hehehe :o)


P.S. Depois de coletar o sangue, eles fazem uma super bandagem no braço, para evitar que o lugar fique roxo. E, dá resultado! De lembrança de ontem, só um furinho bem pequeno no meu braço.

3 comments:

Silvinha said...

Uau, que hospital gigante! Deve receber pacientes do paìs inteiro! E sim, parece uma estação de trem o lobby!

Muito legal o esquema da doação, certamente incentiva! O logo é muito legal tb!!!

Beijos e bom final de semana p/ vcs!

Não Somos Apenas Rostinhos Bonitos said...

Postei um foninho de joaninha em sua homenagem...vá lá ver!!!
Beijocas

Anonymous said...

Eu lembro deste hospital, tbém tenho fotos... e eu nunca diria q é um hospital :)
E nossa, não deve ter muitos doadores para eles darem todas estas coisas...
bjs, Mí