Saturday, September 20, 2008

Escócia - dia 7

No dia seguinte, amanhecer em Portree. Essas casinhas coloridas sao o cartao postal da cidadezinha.


Fazendo o check-out, eu descobri (sim, sou curiosa, nao nego, hehehe) com a recepcionista porque toda a cidade estava lotada na noite anterior. Uma vez por ano, há um baile (que dura dois dias) que é realizado na ilha, em Portree. Nao é possível comprar convites: você só vai ao baile se for convidado. E, antes do baile, os grupos reservam restaurantes inteiros para cear. Depois de me contar tudo isso, ela olhou para mim (ela devia ter uns cinquenta e poucos anos) e disse, com olhar de coitadinha: 'E eu nunca fui convidada!' Ai, me deu uma pena! E uma raiva de todas essas tradicoes elitistas, que se baseiam em grana, poder e sobrenome! Ahhhhhh!!! E, o mais curioso: quando namorido e eu descemos para tomar café, havia várias convidados do baile espalhados pelo lobby do hotel, dormindo em poltronas ou em sofás (alguns roncando alto, oh decadência!). E, no meio do nosso café da manha, pára um ônibus fretado do lado de fora, e todos entram no dito cujo (ônibus? Nao sao para ser a elite?). E, depois de ter feito o check-out, e sairmos em direcao ao carro (eu contando para namorido sobre o que a recepcionista havia me dito), olhamos para a sarjeta, e vimos um casal sentado no chao: ela de vestido de gala, ele de kilt, ambos mais prá lá do que pra cá... Pena que nao deu para tirar uma foto!!!


Seguindo viagem, fomos pela A87 em direcao a Plockton. O dia estava lindo!


Dessa vez, nao pegamos o ferry, mas passamos pela ponte de Kyle, que liga a ilha de Skye à Escócia. Fomos em direcao a Plockton, que meu colega (e o guia) disseram ser uma cidadezinha cinematográfica. Nao sei se foi por causa do tempo, mas achamos a cidade bonitinha, mas longe de ser cinematográfica. Provavelmente foi o sol faltando. Ou a neve :o)

Plockton


E, de Plockton, continuamos pela A87 em direcao ao castelo Eilean Donan. Esse castelo é um dos cartoes postais da Escócia, e serviu como cenário de filme para Highlander :o) Nós visitamos o castelo por dentro também, e a visita foi super interessante!


Depois de telefonar para a minha irma (FELIZ ANIVERSAAAAAARIO!), paramos na beira da estrada, num café super simpático, para fazer um lanche-almoco. E namorido aproveitou para tirar uma foto deles, os famosos highlanders :o) Têm coisa mais fofa que um touro de franjinha? :o)))


Continuando a A82, fomos parar no castelo Urquhart, do qual só restam ruínas. Esse castelo é um pouco ridículo: há um muro de protecao por toda a volta. O muro é relativemente alto, mas é possível subir em cima para tirar fotos. O problema é que há placas em todo o muro dizendo que é proibido subir em cima dele. Pra tirar fotos, só entrando e pagando. Como nós nao queríamos visitar as ruínas, resolvemos voltar para o carro mesmo. E nisso vimos uma senhora em cima do muro, tentando pegar o melhor ângulo para a foto. Nós chegamos perto, e ela disse apressadamente 'Eu nao sei ler, eu nao sei ler!' (em inglês), toda nervosa :o))) Nós demos uma risada, ela relaxou, e namorido subiu também ao lado dela, para tirar a bendita foto. Acho legal contribuir, pagando a entrada, para a manutencao do lugar. Mas, nao poder ver o lugar de longe, só pagando, lá isso é um pouco ridículo!


A propósito, esse castelo já fica as margens do famoso... Loch Ness!!!! :o) Que, eu confesso, é totalmente sem graca! Se nao fosse o monstro... :o) O lago é o segundo maior da Escócia, mas o primeiro em termos de volume (devido a sua profundidade, que chega a 213 metros!!!!). É frio e escuro... Perfeito para o habitat de um monstrinho :o)))

Loch Ness

E, tchan-tchan-tchan-tchan: foto da Nessie, A Monstrinha!
E, sim, ela é rosa pink, e com muito orgulho!

Heeeeeelp!

Depois de ser atacada pela Nessie, e sobreviver (ufa!), continuamos o passeio em direcao à Black Isle (que, na verdade, é mais uma península que uma ilha), onde ficava o nosso B&B. Como chegamos muito cedo (o nosso horário de chegada estava previsto para às 17h), resolvemos ir até Rosemarkie, para caminharmos pelo Fairy Glen, que é uma reserva natural com uma espécie de canyon e duas cascatas inclusas :o) No meio do caminho, desabou o maior aguaceiro, mas hei, quem está na chuva é para se molhar, nao? :o) E fiquei feliz de estar usando meus super-sapatos, pois o chao estava bem liso principalmente em partes que eu nao ficaria nem um pouco feliz em cair :o)))

A diferenca...

que um tripé faz :o)))


E, voltando no caminho indo em direcao ao B&B, paramos rapidinho em Fortrose, para dar uma olhada nas ruínas da catedral construída no século 13!!!


Nosso B&B (Craigiewood) foi um achado: a casa fica no meio de uma reserva florestal, longe de tudo e de todos. Um silêncio abencoado, só quebrado pelo canto dos passarinhos :o) Uma paaaaz só! Os donos nao estavam (eles estavam na Ilha de Skye, hahaha), mas havia uma senhora encarregada de nos receber. E ela era uma gentileza só!!! Nos levou até uma sala, e trouxe chá e biscoitos feitos em casa. Perguntou se queríamos que ela acendesse a lareira (nao, porque tao frio também nao estava!) e nos deixou super a vontade!
Foi uma pena que nao pudemos conhecer os donos do B&B: ele é paisagista (e faz tours de jardins, inclusive alguns que nao sao abertos para visitacao, como em alguns castelos) e ela é assistente de um programa de cozinha na televisao (ou algo assim :o) ). A cozinha dela (onde tivemos nosso café da manha) é maravilhosa!!! Uma mesa de madeira enorme, e a cozinha propriamente dita, com uma bancada de trabalho no meio (inclusive com o fogao). E, num canto, o fogao a lenha! Super aconchegante!



E, e eu me apaixonei pelo quarto também. Maças (das árvores do jardim) numa tigelinha. Uma galinha de cerâmica escondida atrás do vaso sanitário :o) Pilhas de livros super interessantes numa estante (queria poder ter ficado por lá e lido todos!). No armário, uma almofadinha pendurada dizendo 'Life is short, eat dessert first'. E, ao lado, uma cômoda com flores ervilha-de-cheiro colhidos para nós :o) Em suma, nao tinha como nao amar!



Para a janta, eu já havia trocado emails com a dona do B&B, e ela havia sugerido fazer uma reserva para nós no pub de North Kessock. E a janta estava uma delícia, valeu totalmente (além do preco ser muito, muito bom).


Quando saímos do restaurante, esse visual aos nossos pés. Mar, doce mar...




4 comments:

Cacá said...

Angie, huahauhua, vc é uma figura! Adorei a Nessie toda pink e de boina. :)

E que visual hein... amei!

Beijocas!

Silvinha said...

Amei as fotos! E, claro, rolei de rir com as fotos da Nessie, a sua ficou engraçadissima!!!

Beijos e bom final de semana!

Claudia Pimenta said...

oi angie! adoro seu senso de humor - nessie, a monstrinha do lago ness? ótimo! eu adorei highlander... por isso, deve ser bem bacana conhecer o castelo... as fotos continuam sensacionais!!! bjs, querida, e bom sábado!!!

_+*A Elite in Paris*+_ said...

A primeira foto fez-me logo pensar em Amsterdão!!!

Beijo meu ♥,

A Elite