Sunday, September 21, 2008

Scotland - dia 8

No dia seguinte, depois de um fabuloso café-da-manha escocês (light, muito light, hahaha) pegamos a A9 e passamos direto por Inverness em direcao ao Parque Nacional de Cairngorms. Da estrada, as montanhas sao lindas, mas acho que caminhadas pelo parque devem ser mais interessantes ainda! Mas, como nosso dia já estava cheio, nada de caminhadas: fica para uma próxima :o)
A primeira parada foi o Castelo de Blair. E superou positivamente as nossas expectativas! É possível visitar 30 quartos no interior do castelo (o que é um monte!!!) e todos têm as mobílias originais. Um dos pontos famosos é uma escadaria repleta de quadros enormes, pinturas de pessoas da família... Sabe a escadaria de Hogwards? :o) Pois é, só faltava as pessoas olharem para a gente, e comecarem a se mexer dentro das suas molduras, hehehe.
Assim que chegamos, pudemos também assistir a uma apresentacao de gaita de fole: que potência, o som é impressionante!


Gaita de fole

Castelo de Blair

Parque dos cervos, Bambis e afins

O castelo é enorme, e com muitos jardins e atracoes. Dá para passar tranquilamente um dia inteiro por lá!

Do castelo, fomos em direcao a Kenmore (A827) visitar o Loch Tay. Uma das atracoes sao umas casinhas construídas no lago, estilo palafita, usadas a muitos e muitos anos atrás.


Do lago, fomos até um café almocar. E, muito interessante: o café era dentro de uma igreja antiga desativada. Dentro do prédio, havia o café com direito a uma lojinha e um canto enorme só com coisas de Natal. Meio estranho, na verdade. Eu tenho certeza que naquele lugar, à noite, há muitos e muitos fantasmas!!! Mas a comida era boa :o)

Sanduíches de queijo com cebola

Torta de maça


Voltando o caminho, indo em direcao a Aberfeldy, paramos para visitar o castelo Taymouth. Na frente, há um grande campo de golfe. E, aos fundos, o maravilhoso castelo!!! Nós dois estávamos loucos para entrar (ou, pelo menos, olhar pelas janelas) mas infelizmente o castelo está todo cercado por grades (daquelas usadas em canteiros de obras). Há andaimes por todos os lados, mas o castelo parece estar totalmente abandonado... Antes da Segunda Guerra Mundial, os donos foram a falência, e venderam o castelo para uma empresa que o transformou num hotel. Durante a Segunda Guerra Mundial, o castelo foi requisitado pelo governo, e transformado num hospital. Depois da guerra, ele foi usado, por um curto período, como escola para os filhos de americanos.
E, agora, tá com um aspecto totalmente abandonado... Infelizmente... Porque o lugar é magnífico, o castelo é magnífico, e minha curiosidade em vê-lo por dentro é grande, muito grande! :o)

Uma pequeníssima parte do Castelo Taymouth

Da nossa visita ao castelo, fomos a Aberfeldy, visitar a livraria Watermill. Construída num velho moinho, ela é a atracao principal da cidade.

Pausa para um café na livraria Watermill

Chazinho para namorido

Uma coisa que eu achei interessante é que sempre que namorido pedia um chá, vinha um bule grande de chá cheio mais um bule pequeno com água para repôr. Sendo que os bules nunca eram pequenos! Haja chá :o) Aliás, haja banheiro, hehehe :o)))

Voltando pelo Parque Nacional de Cairngorms, fomos em direcao ao nosso B&B.

Parque Nacional de Cairngorms


O B&B Coig na Shee fica em Newtonmore, numa casa construída em 1903. O quarto era simplesmente maravilhoso, com uma vista linda para as montanhas!


Cantinho do aconchego no quarto: adoro essas janelas!!!


Bandeja com delícias, inclusive biscoitos de aveia feitos em casa
(claro que os da minha mae sao bem melhores, mas isso eles nao precisam saber, hehehe)


E, para acender a luz do banheiro nao havia um interruptor...


...mas uma cordinha com um peixe pendurado. Nao é uma ótima idéia? :o)))



Subindo as escadas até o quarto, um cantinho para leitura. Nao parece tirado de uma revista de decoracoes?



Para jantar, escolhemos o restaurante Blasta. Nao tirei fotos, mas os pratos estavam ótimos!!! Para namorido, grilled beef tomato & Crotin de Chavignol goats cheese with pesto e como prato principal, pan-fried rib eye steak, with pink peppercorn butter. Para mim, sopa do dia (uma inesquecível sopa de abóbora, que ainda quero tentar fazer em casa, porque estava divina!), e como prato principal, boned chicken thigh,wrapped in bacon, with pea puree & a rosemary beurre blanc. Tudo acompanhado com batatas e legumes. De sobremesa, namorido foi de cardamon rice pudding with Bonne Maman strawberry preserve, e eu de caramelised banana with chocolate ice cream & a white chocolate and rum sauce. E, sim, mesmo depois de todas essas orgias gastronômicas, as minhas roupas ainda serviam depois das férias, hahaha.

5 comments:

Claudia Pimenta said...

oi angie! mais um dia incrível! e que lindo b&b! bjs, querida!

Silvinha said...

Esse B&B valeu à pena mesmo, hein? Quarto espaçoso e otima vista! Eu adoro essas amenidades que deixam nos quartos no Reino Unido, deveriam fazer isso no mundo todo!

Adorei as fotos!

Beijo!

Anonymous said...

lindas as fotos... e aquela torta está divina... bjs, Mí

Nina said...

que fotos gostosas Angie! dão água na boca, tanto pra saborear, qt pra curtir os ambientes. Linda viagem. dá uma vontade de voltar pra estrada, rsrrs

bj

Claudio said...

Ola Joana,

Nao te conheco, mas estava fazendo uma pesquisa sobre o Castelo de Blair e acabei caindo no seu blog. Gostei muito mesmo dos seus comentarios e me deu vontade de conhecer. Atualmente moro em Londres e tb tenho meu blog (claudioinlondon@blogspot.com) Passa por la se quiser.

Abraco do desconhecido,

Claudio