Monday, November 3, 2008

E no domingo...

... eu fiz isso:

Versao crua

Versao assada


Durante a semana eu comprei carne moída e fiz bolinhos de carne. Fritos. Com muita pingacao de gordura para todos os lados (tenho preguica de colocar a telinha em cima da frigideira). Usei bem pouca gordura, e uma frigideira tefal, mas sujeira e gordura teve igual.

Entao, ontem, decidi encarar a mesma receita (ainda havia um restinho da carne moída), mas ao invés de frito, forno pra ele!

Numa tigelinha a parte, deixar ameixas pretas secas de molho com água.

Numa vasilha, misturar:
carne moída
1 ovo
aveia em flocos
temperinho verde (de preferência fresco)
1 cebola picadinha
2 dentes de alho
Sal/pimenta
E, muito importante, para dar um gostinho, nao esquecer do cominho (até rimou, hahaha). Pra quem mora na Alemanha, o nome é Kümmel.

Depois dos ingredientes devidamente misturados (eu sempre acabo metendo a mao na massa - literalmente...), fazer bolinhas ou algo do gênero. E, no meio de cada bolinha, colocar um pedaco da ameixa preta seca, que hidratada, nao deve mais ficar tao seca assim.

Colocar todas as bolinhas numa forma untada, e forno nelas! No meio do processo, eu dei uma viradinha nas bolinhas, só para assar por completo. Nao sei se precisa, mas acho que sim: a parte que fica em contato com a fôrma fica meio líquida, entao é bom dar uma viradinha para assar e ficar crocante por completo.

A foto nao faz jus ao resultado final (parece um cocozinho, eu sei!). Mas o gosto! Ah, o gosto! Ficou muito do danado de bom! A mistura da carne com o docinho da ameixa preta é dos deuses! E, para quem nao é fa de ameixa preta, ou de misturar salgado com doce, dá para inventar mil e uma alternativas: com queijo feta, com azeitonas, com o que a imaginacao deixar. Bolinho de carne no forno: rápido de fazer, pouca bagunca na cozinha, e bem menos calórico do que a versao frita! Porque sao essas receitas que eu gosto :o)

12 comments:

Nina said...

Menina, pois pra mim vc tomou a decisao certa, ahhhh, eu odeio fritura com todas as minhas forcas, odeio aquele cheiro de fritura no ar, argh!!

adoro tudo que vem do forno :)

e adoro pudim de leite condensado, ai que maravilha :)))))

Jo Ann v. said...

Miam !!! :-)
Pena que tou sem forno ! ;-)

Silvinha said...

Fritura me da uma angustia! Oh, ne! Bem melhor assim assado ;)

Beijo e uma boa semana p/ vcs!

Claudia Pimenta said...

oi angie! parecem tão apetitosos! ai, que fome! bjs, querida!!!

Cacá said...

Angie, eu tb gosto bastante de bolinhas de carne (almôndegas). Outro dia eu fiz assim tb, com aveia em flocos, mas acho que ficaram um pouco secas, pq eu uso Tatar que não tem quase gordura. Daí fiz um molho com 2 tomates frescos, meia cebola e um punhadinho de cebolinha e ficou divino! :)
E eu sempre recheio as minhas com um quadradinho de queijo. Vou experimentar com ameixa seca.
Uma beijoca pra vc!

Anonymous said...

humnnnnnnnn... parecem deliciosas... beijinhos, Mí

Anonymous said...

Oi Angie, eh a aparencia nao eh das melhores, mas se eh gostoso o que importa ne? Eu pensei na primeira foto que era galinha...hehehe Eu nao gosto de ameixa seca (deve ser de tanto a minha mae fazer eu comer qdo era pequena, sabe pra que ne?) mas a sugestao da Carol com queijo eu adorei !!!! Beijinhos Val.

Mariane said...

Angie, hoje é terça e não domingo. Teu blog vicia, por isso dá um jeito.!!!
Beijos Mary

Dri Viaro said...

que delicia de receita!
passei pra conhecer
bjs

Cacá said...

Boa bronca a da Mary hein. hahaha...
Queremos posts! :)
Beijoquitas.

SandraM said...

Angie, parece deliciosos. E adoro tudo que é assado no forno. Já fiz até pastel de forno, mas vou ser sincera: achei estranha a mistura da ameixa com carne moída. Apesar de gostar de misturar doce com salgado. Mas como sou aberta ao novo, ainda vou tentar para aí sim afirmar se gosto ou nao.
beijinhos

Ísis said...

Inspirada pela tua receita, fiz minha versão, sem cominho, tempero verde e ameixa, mas com orégano e recheado com queijo colonial.
Ficou bom demais!!!
Aqui em casa é muito raro fazermos fritura. Abaixo a sujeira e as calorias extras!!!
:)