Monday, November 10, 2008

Saint Martin, Saint Martin!

Dia 11 de novembro é dia de Sao Martin. E a parte que eu sempre achei fascinante é como o dia é celebrado aqui na Alemanha. As crianças fazem lanternas na escola (uma mais rebuscada que a outra], e no dia do santo, vao de casa em casa, com as lanterninhas iluminadas, cantando cantigas e ganhando doces das pessoas (qualquer semelhanca com halloween é mera coincidência, hehehe). Antigamente as lanternas eram iluminadas com velas, mas agora é tudo muito mais tecnológico: a iluminacao é feita com uma pequena luzinha, movida a bateria (ou algo do genêro).

Além dessa tradicao, há também a parada de Sao Martin. Em cada cidade (ou bairro), é decidido um dia em que o pessoal se reúne, com as criancas carregando as lanterninhas. E, juntos, caminha-se por um longo trecho (ok, nem tao longo assim). E, no final do trecho, há uma fogueira acesa esperando para aquecer a todos (juntamente com o vinho quente, hehehe).

Nós nao temos filhos, mas temos amigos com filhos, hehehe. Entao, lá pelas 15h, recebemos um telefonema perguntando se queríamos participar, e lá fomos nós. Sem lanterna, mas cheios de ânimo, prontos para participar da nossa primeira parada do Sao Martin :o) Para o próximo ano, quero ver se decoro alguma das musiquinhas, hehehe.

E agora, todos juntos:
Ich geh' mit meiner Laterne [Eu vou com a minha lanterna]
und meine Laterne mit mir. [e a minha lanterna comigo]
Da oben leuchten die Sterne [Lá em cima brilham as estrelas]
und unten leuchten wir. [e aqui embaixo é a gente que brilha]

Nao é uma fofura? :o)


Desfilando com as lanternas



E os que nao estao na rua, com medo do frio, olham da janela mesmo:


No final da marcha, a fogueira:



E, pra esquentar, além do foguinho, Glühwein.


Nao é uma coisa muito fofa ver a criancada reunida, com os olhinhos brilhando, segurando a sua lanterna e curtindo o foguinho?


Eu adorei o meu primeiro Saint Martin. Só ficou faltando mesmo a minha lanterninha :o)

9 comments:

Claudia Pimenta said...

oi angie! que delícia de festa! lindo ver as lanternas, as crianças, o fogo... adorei conhecer esta tradição alemã! bjs, querida!

o blog das viagens vai começar a receber posts específicos, como o dos livros. e, na barra lateral, estou adicionando os filmes. estou tão animada com este novo blog... é como se fosse o meu moleskine viagem (risos)! mais bjs!

Silvinha said...

Que bonitinho, Angie!

E amanhã é o Dia do Armstìcio...

Como andam os preparativos? (para o casamento, não paraa comemoração do armsticio, hahaha)

Beijo!

Anonymous said...

Eu adorei!!! E acabei de ler tudo pro Brack enquanto ele instala uma luminaria pra mim...hehehe...
O Marc e o Phillip sempre fazem as lanternas, alias eles ja tem uma colecao. Hummm e as gostosuras do post anterior heim que delicia !!!

Beijinhos
Val.

Cacá said...

Angie, vc poderia ter pego a lanterninha da Mariana emprestada!! Sim, nós fizemos uma bem linda e fofa e cantamos a musiquinha acima (todas as estrofes) na aulinha de sexta passada. :)
E é realmente linda essa comemoração.
Rabimmel, rabammel, rabum bum bum... Hahaha...

Nina said...

Ahh que coisinha linda Angie. Também vejo as criancinhas com as lanterninhas por aqui. Outro dia tinha um homem sozinho com uma baita duma lanternona, rsrs me deu até peninha...
ei ano que vem vc decora a musiquinha e quem sabe já tem algo mais preparado (na barriguinha :)

assim vcs cantam juntos...rsrs

ahh outro dia tava falando com a Laura que acho vc parecida com um anjo! agora vc é um carregando lanterninhas pelas florestas alemãs ;)

SandraM said...

haaa que pena que as criancas estao crescendo e nao vao mais. Fomos nos primeiros anos quando chegamos e apesar do frio imenso que fazia (até que esse nao esta tao frio!) a gente curtia, porque era encantador ver a carinha deles corada segurando as lanterninhas ...

Pitanga Doce said...

Joaninha, eu a-do-ro estas tradições européias. Aqui, tirando o São João, o que nós temos? O Carnaval com a mulherada com a bunda de fora? Irch!

Este teu teclado alemão não tem cedilha, né?

Renata said...

Que lindo!!! DEve ser uma experiência maravilhosa participar dessa festa!!! Sinto falta disso aqui no Brasil. Ainda bem que no interior ainda temos algumas tradições que se mantêm, como no caso dos tapetes de Corpus Christi...

Beijo grande!

Renata.

Joaninha Bacana said...

Pitanga Doce, ainda nao consegui achar o cedilha no meu notebook em casa, dá para acreditar? Entao, só quando escrevo do trabalho é que ponho a caudinha no cê :o)))

Beijos pra todas! Adoro ler os comentários que voces escrevem :o)))