Sunday, December 14, 2008

Muffins de Advento

Segue a receita dos muffins de advento (receita dada pelo meu colega de trabalho). Foram os primeiros muffins que fiz na vida!!! Essa foto foram dos que sobreviveram ao massacre...


Agora, dá uma olhadinha por trás dos bastidores:

Eu nao sei o que fiz errado... Aliás, acho que sei sim: devo ter posto muita massa nas forminhas, porque quando quis tirar os ditos cujos (depois de esfriar um pouquinho), aconteceu algo que eu nao esperava: fiquei com a tampinha na mao, enquanto a base ainda estava na forminha, hahaha :o) Sem comentários... E, nao, os pobres muffins decapitados nao foram para o lixo: cobri tanto a base quando a tampa com a calda de chocolate, e meus colegas de trabalho esfomeados bateram palma para eles!

E, como eu fiz muita massa (a receita era para 12 muffins - como os buraquinhos da minha fôrma - mas sobrou muita massa!!!), fiz dois bolinhos adicionais em ramequins: um ficou muito perto da ventarola do forno, e queimou. O outro ficou bom. E o terceiro ramequim? Foi recheado com os restos mortais de quatro muffins que eu tive a idéia genial de nao colocar dentro da forminha de papel. Eu queria ver como ficava! E vi: ficam lindos, mas para tirar de dentro da fôrma (mesmo sendo toda maleável, de silicone, como a minha), ficam em pedacos! Como meu coracao, ao ver tamanha carnificina!



Muffins de Advento
250 g farinha
1 colher de sopa de canela
1/2 colher de sopa de cravo da índia em pó
1/2 colher de sopa de noz moscada ralada
60g de nozes (picadinha)
duas e meia colheres de sopa de fermento em pó
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 ovo
120 g de acucar
125 g de manteiga
300 g nata

Para a cobertura:
200 g chocolate ao leite
Hagelzucker (também nao faco a menor idéia do nome em português...)

Instrucoes de preparo:
Pré-aqueca o forno a 180°C.
Misture a farinha, as nozes, a canela, o Nelken, a noz moscada, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio. Acrescente o ovo. Depois o acucar, a manteiga (derretida) e a nata, e mexa bem.
Coloque a massa nas forminhas de muffin, e deixe 20-25 minutes no forno.
Tire a fôrma do forno, e deixe descansar por 5 minutos. Tire os muffins da forma, e coloque-os sobre uma grade para esfriarem.

Para a cobertura, derreta o chocolate em banho maria. Eu acrescentei creme de leite, para a cobertura nao ficar tao dura. Pincele sobre os muffins, e coloque Hagelzucker no topo. Pronto!


Eu adorei o sabor dos temperos, dá um gostinho de Natal!!! Mas, achei muita gordura para uma receita tao pequena, entao acho que vou desistir dos muffins de Natal. Mas, se voce fizer, me conta como ficou :o)

7 comments:

Silvinha said...

Ah, muffin top é a melhor parte do muffin! Tem até uma forma especial p/ isso à venda na amazon.com, mas eles não enviam p/ cà... :(

Obrigada pela receita, adorei!

Beijo!

ps: Nelke não é cravo?

Nina said...

Por trás dos bastidores e restos mortais, rsrsrs, foi ótimo, rsrsrs
Mas parecem tao deliciosos, Angie. Nunca fiz.
Hj vamos fazer os biscoitinho com as criancas, aqueles basiquinhos, vamos ver como vao ficar, o último ano ficaram duros demais :(
mas saborosos...

Claudia Pimenta said...

oi angie! apesar do estrago, parecem apetitosos! gostei como vc foi resolvendo os imprevistos... e, no fim, devem ter comido super felizes, né? bjs, querida!

Ana Rosa said...

Amo muito o gosto da canela, com cravo e noz moscada, é a cara do natal, vou fazer, bjs

Claudia Pimenta said...

oi angie! já visitei a opéra por dentro, mais de uma vez... linda demais!!! e a lojinha tb, claro! esta camiseta tem 25 anos - ganhei da minha mãe qdo ela esteve lá e eu ainda fazia ballet... há algumas fotos do interior da opéra no post http://comsaudadedeparis.blogspot.com/2008/05/o-ballet-dos-sonhos.html

bjs, querida!!!

SandraM said...

hahahaha!
Mas essa nao é a mesma receita daquela coisa gostosa que eu comi, é?

Anonymous said...

Que delícias de receitas! Essa é a minha primeira visitinha! Blog legal!

Roberto Sena
www.blogdosirmaos.com
www.sampameulugar.wordpress.com