Saturday, January 3, 2009

Estacionamento proibido

Namorido e eu fomos ao Bauhaus hoje (loja de materias de construcao e afins) comprar cortinas (de tecido, mas que parecem um rolô) para a sala de jantar e estar (principalmente para proteger do sol - que sim, mesmo no inverno, ele surge de vez em quando!) e uma prateleira (melhor descrito, um pedaco retangular de madeira, hehehe) para a cozinha, assim como luminárias para namorido embutir embaixo da prateleira.

De compras feitas, fomos almocar no centro da cidade e voltamos para casa. Ao estacionar, surprise-surprise: um carro estacionado estava bloqueando a entrada para a nossa garage (que é aberta, mas é garage). Raiva, muita raiva! O mais grrrrrrr da história é que na nossa rua há muito lugar para estacionar, e a pessoa nao precisava ter estacionado NA FRENTE DA NOSSA GARAGE!

Nesses casos, o que fazer? Demos algumas buzinadas para ver se a pessoa se tocava, mas nada de ninguém aparecer.
Deixamos um bilhete no vidro da frente do carro, e decidimos esperar umas duas horas até tomar alguma providência. Depois do meu soninho da tarde (nada rouba o meu soninho da tarde, hahaha), fui para a internet pesquisar quais sao as possibilidades. Na Alemanha, há em cada cidade o Ordnungsamt, que cuida da ordem nas cidades (simplificando bem simplificado). Achei o número na internet, e liguei para lá. Ninguém atende (num sábado também nao era para se admirar). Aí, fui no website de Aachen. Nada escrito sobre bloquear estacionamento privado. Fui no site da polícia (sim, eu sou cricri ao quadrado: se eu pago meu lugar para estacionar, eu quero ter o direito de usá-lo!!!), e nada escrito por lá também. Tentei achar um número para ligar, mas só havia números de emergência (que, aliás, aqui na Alemanha é 110 e 112, e eu sempre esqueco!). Como um carro bloqueando a garage é uma emergência para mim, mas nao para eles, nem tentei que sou cricri mas nem tanto, hehehe.
Aí, comecei a procurar sobre o assunto no google, e achei algumas informacoes interessantes. Você pode pedir para guincharem o carro, mas quem paga pelo guincho é você (além de você também ter que ligar para a polícia e informá-los do guinchamento, para que o dono do carro possa localizá-lo). O problema nesse caso é que, para conseguir o dinheiro do guincho de volta (em torno de 200 euros), você precisa entrar com um processo contra a pessoa que estacionou errado. E isso gera incomodacao!
Outro ponto é que você nao pode bloquear o carro que está bloqueado a sua garage. Isso é ilegal, e você pode ganhar multa. Só para constar :o)
Também nao adianta chamar a polícia ou o Ordnungsamt: eles só se envolvem caso o carro estiver bloqueando um site de emergência (que é onde um carro de bombeiros ou ambulância pode estacionar).
Agora, um site beeeem interessante que eu achei nessa minha busca foi o Online-Abmahnung in zwei Minuten. Você entra os dados via internet, e um escritório de advocacia processa o carro que estacionou errado. Quem paga pelo processo é a pessoa que infringiu as regras de estacionamento (eles acham a pessoa através da placa do carro), e você nao precisa se preocupar com nada! Nao sei se funciona, mas fiquei bem curiosa.

O final do nosso caso foi simples: depois de cinco horas, a motorista (era uma senhora mais idosa) finalmente chegou, e ouviu um sermao de namorido. Ela pediu mil desculpas, e disse que ela devia ter mesmo deixado um bilhete com o número de telefone dela e o endereco. E namorido deu mais um xixi: nao, ela nao devia ter deixado um bilhete. Ela devia ter estacionado numa das várias vagas disponíveis na nossa rua. Ela concordou, e foi embora.
Nosso caso foi banal, mas gerou stress mesmo assim. Agora, imagina se alguém SEMPRE estacionar na sua saída de garage!!! Me deu uma certa curiosidade se o Online-Abmahnung realmente funciona!
Se alguém usar, por favor me conte :o)



8 comments:

camininha said...

JOANINHA
aqui no BRASIL não é novidade motorista estacionar diante da sua garage.Ficar chateado ou indignado com isto, não significa SER CRICRI.Tem gente que faz uma arte: solta o ar dos pneus e ainda chama o guincho, e neste caso, quem paga as custas será o próprio infrator.
Acho bom apelar para o ONLINE-ABMAHNUNG no próximo estacionamento de um mototisdta desavisado.
Feliz ano novo, sem estacionamentos na tua garage.
beijocas da
camininha

camininha said...

OI
FIZ UM COMENT ESPECIAL, MAS PARECE QUE NÃO FOI,BEJUS CAMININHA

Silvinha said...

Achei um absurdo vcs não poderem bloquear o carro que ocupou a vaga de vcs, pois arrisca um processo! Gaaaaaaaaahhhhh, eu ficaria cricri tb!!!

Beijo!

(ah, ha qto tempo não vou na Bauhaus!!! por uns 2 meses vivi la, hehehe)

Ana Rosa said...

Que saco, também fico irritada com essas coisas, bjs

Claudia Pimenta said...

oi angie! estes problemas do cotidiano podem nos tirar do sério mesmo... bjs, querida!!!

Anonymous said...

o pior foi a cara de pau de dizer q devia ter deixado o contato dela... eu já tive um vizinho q resolveu estacionar na minha vaga, eu acho a maior falta de educação... beijinhos, mi

Ana Rosa said...

Tem meme te esperando lá no vida..., bjs

Anonymous said...

que estranho...entao pq todas as garagens por aqui tem uma plaquinha dizendo que seu carro pode ser rebocado se estacionar na frente do portao? e os custos nao sao do morador, mas sim do dono do carro. vou perguntar como é, mas realmente nunca vi alguem estacionando assim na frente de uma garagem hehe que azar! beijos e um feliz 2009!