Thursday, January 15, 2009

Presunto

Outra curiosidade espanhola, que eu adoro comer mas nao gosto nem um pouco de ver, sao os presuntos. Eles sao expostos com o pezinho e tudo (yerks!) em açougues e nos supermercados. Sim, porque eu nao sabia, mas o presunto, ou jamón, é feito das patas traseiras do porco e, portanto, o pezinho faz parte (ou casco, ou seja lá como se chama a patinha do porco).



Na Espanha o jamón é levado muito a sério. O produto vem com especificaçao da raça do bichano, a dieta que ele tinha, e a regiao de preparaçao. Pode-se comprar o jamón inteiro (caro, muito caro!) ou em pedacos.
E, para ter o bichano inteiro em casa, há utensílios (jamonera) feitos especialmente para suportá-lo. Porque, como ele é curado, nao fica na geladeira.





Eu continuo achando de muito mal-gosto exibir aquele pezao de porco. E, pior ainda, tê-lo exposto na minha cozinha, num porta-presuntao. Mas, sim, eu sei, tradicoes nao se discutem :o) E, eu confesso: que o jamón espanhol é uma delícia de lamber os beiços, lá isso é! E haja trampolim, hehehe.

10 comments:

Nina said...

Ahhhh Angie, é mesmo, esse negócio de jamon aí é mt valorizado, faz parte da cultura mesmo... tenho uma amiga que mora em valencia, e ela qd vem aqui, traz sempre pra gente, nao esse pedacao com pé, nao, só algo como um filé... é bom, gostoso, mas é forte... e aquele queijo que esqueci o nome, rsrs, meu Deus, o cheiro fica na casa por meses... rsrss, mas é gostoooooso!

Claudia Pimenta said...

oi angie! hummm, presunto delicioso... mas tb acho estranho expor o bichinho assim (risos)! bjs, querida!!!

Silvinha said...

Oi Angie!!! and Mr. Angie :)

Tudo bem por aì?

Eu tb não teria um pezinho na minha cozinha, mas adoro ver pendurado nas lojas, parece presunto "de verdade" (ao contrario dos fatiados, à vacuo, prontinhos p/ colocar no sanduiche).

Beijo!

Tânia N. said...

Amamos Jamon, especialmense for "Pata Negra"....caro, caro...rs!
Beijocas,

Camila said...

Angie, obrigada pelo recado e pelo carinho!!!

Ana Rosa said...

Olha penso como você, adoro comer, mas não posso pensar que já foi um ser vivo, isso é com tudo. bjs

Renata said...

Argh! Também não acho de muito bom gosto expor esses pezinhos em casa, não...

Mas o presuto...hmmmm...deve ser bom mesmo!!

Beijo!

Rê.

SandraM said...

Menina, mas isso é bom demais. Já vi em algumas churrascarias em Sao Paulo esse tal de "jamonera". Nao lembro se com ou sem os pezinhos rsrs. Mas se voce trouxe um "teco" guarda prá mim hein!

Monique Lôbo said...

Ai Angie, que horror imaginar uma pata do porco na cozinha assim como ela é, inteirinha!Hurnnn!!rsrs!
Eu ja tinha ouvido falar do presunto, lembro numa entrevista na casa do Ronaldo la na Espanha e ele tinha uma dessas patas na mesa da cozinha, me deu um embrulho no estomago!rs!
Deve ser bom, mas eu não comeria se tivesse visto a patinha antes!rsrsrsrs!!

Bjãoo

Anonymous said...

Quando se conhece o sabor o que menos importa talvez seja a aparência. Prazer em conhecê-la! abç