Friday, January 9, 2009

Véspera de Natal na Catalunha

Depois de visitar Cabrils, ficamos explorando um pouco a regiao. Achamos um castelinho bem, bem antigo, totalmente abandonado no alto de um morro, com uma vista maravilhosa para o mar. Uma pena! Ninguém se habilita a adotar o pobre do castelinho? Já pensou um B&B todo charmoso nesse lugar? :o)


Continuando o passeio, namorido me levou para as montanhas, bem no alto, onde ele fazia trilha de bicicleta. Desnecessário dizer que fomos de carro, hehehe. Numa das trilhas (de chao batido - na verdade, areiao), passamos por dois carros de polícia, e quatro policiais parados do lado de fora. Muito estranho ver polícia num lugar ermo daqueles, deu um certo medinho! Mas, continuando a trilha, finalmente chegamos no El Dolmen de la Roca d'en Toni. Conforme o wikipedia, dólmens sao monumentos megalíticos tumulares colectivos. Na verdade, uma espécie de tumba (acho). E o El Dolmen de la Roca d'en Toni data de 2500 a 2100 anos a.C.. Antigo, muuuuuuuuuito antigo!!!


El Dolmen de la Roca d'en Toni


No final do dia, era hora de celebrar a noite de Natal! Na Catalunha, só se celebra o dia 25. Mas, pra mim, Natal é dia 24 de noite, entao fizemos umas comidinhas, decoramos a mesa, acendemos velas, e tchan: o Natal chegou! Saudades, muuuuuuitas saudades de estar com a minha família nessa celebracao!

Árvore de Natal dos pais de namorido


E, falando em Natal na Catalunha, nao tem como deixar de citar o pequeno caganer. Pasmem, mas o caganer é uma pequena figura colocada no presépio, num cantinho, mostrando um homenzinho fazendo cocô. Eu disse que as tradicoes na Catalunha sao escatológicas, hehehe.


A tradicao do caganer é antiga (vem do século 17), e pesquisando no wikipedia, achei algumas explicacoes para a existência do caganer. É só escolher a sua preferida, hehehe.
  • Tradicao.
  • Humor.
  • Achar o caganer no presépio é um jogo divertido, especialmente para as criancas.
  • O caganer, por fazer cocô, é um símbolo que mostra a fertilizacao da terra (ah tá, hahaha).
  • O caganer representa a igualdade entre as pessoas: independente do status social, da cor, ou do sexo, todos fazem cocô (essa é a minha explicacao predileta!).
  • A idéia de que Deus se manifesta quando ele quer, independente se os homens estao prontos ou nao.
  • O caganer reenforça que o menino Jesus é Deus na forma humana, com tudo que isso implica.

7 comments:

Claudia Pimenta said...

oi angie! pois é, dá-lhe tradição européia (risos)! como na frança tb existem os caganers, imagino que isto deve remontar à época de cultivo da terra... mas que é estranho p/nós, ah isso é! bjs, querida, e ótimo fim de semana!

Anonymous said...

Duas coisas: 1- homenzinho fazendo cocô? Eca! 2- quero muuuuuito adotar um castelinho!!
Beijo.

Ana Rosa said...

Que tradição!! né? nunca ouvi falar. Deve ser bem regional. Minha família é de Portugal e nunca comentaram nada parecido. E a figura? muito engraçada, bjs

Anonymous said...

Oi!
Estamos indo para a praia. Voltamos no outro sábado. Beijos Laura e Mary

Monique Lôbo said...

Oi Angie, Adorei a foto do castelinho, muito bonito. E a 'tumba', como é antiga, e está conservada, acho muito legal as coisas que são bem, bem,bem antigas!rs!
Sobre o caganer, eu também achei a quinta opção a mais interessante!rsrs!!

Bjãoo

SandraM said...

lindona, escrevi duas vezes um comentário e parece que nao deu certo :(

é que eu queria te convidar para dormir aqui ... só prá eu escutar o que voce fala dormindo rsrsrs.

Silvinha said...

Seria um B&B maravilhoso, Angie, mas eu nem consigo pensar sobre isso, estou rolando de rir com o caganer...