Sunday, May 10, 2009

Passeando com mami por Aachen - parte I

No final de semana passado, como foi feriado na sexta-feira, aproveitamos e fizemos alguns passeios com mami em Aachen e arredores antes de ela ir embora.

Na sexta, comecamos visitando o Hospital Universitário de Aachen, que é uma verdadeira atracao (caso NAO se esteja doente, hehehe). Do hospital, fomos ao Lousberg. Lousberg é uma colina situada no norte de Aachen, e que possui um mirante e uma torre com restaurante/café giratórios. Do mirante, e da torre, em dias claros, há uma vista maravilhosa da cidade toda!!!
A propósito, para subir na torre, nao é necessário pagar: é só pegar o elevador e pronto. Também nao é necessário consumir nada no restaurante/ café giratórios. Pode-se passar pelo restaurante e ir direto para uma espécie de sacada que circunda a torre.

Vista do mirante: o dia nao estava dos melhores, mas quando está claro, dá para ver looooooonge... Ao fundo, a prefeitura e a catedral de Aachen


A torre

O restaurante / café giratórios


Mami no restaurante giratório. Aproveitando a rosa, Feliz Dias das Maes: pra minha mami e pra mami de vocês! E para vocês que já sao mamis também!!!

Lousberg também foi o primeiro Landschaftspark (grande área de parque verde) da Europa feito por e para os cidadaos (e nao por nobres). A colina era meio pelada, e foi completamente arborizada seguindo o padrao dos jardins ingleses. É uma delícia caminhar por lá, principalmente no verao!

Lousberg

A colina de Lousberg é muito antiga, e já existia no período Neolítico. Porém, há também a história extra-oficial da sua criacao :o) Diz a lenda que tudo comecou com a construcao da catedral de Aachen e o diabo. Quando a catedral foi construída, nao havia mais dinheiro para finalizá-la. Entao os cidadaos de Aachen fizeram um pacto com o diabo: se ele desse dinheiro suficiente para acabar a construcao, a primeira alma a entrar na catedral seria dele. O diabo aceitou, e a catedral foi finalizada. No dia da inauguracao, o diabo estava esperando dentro da catedral pela alma a lhe ser dada. Mas os cidadaos de Aachen, muito espertinhos, ao invés de enviarem uma pessoa (alma humana), enviaram um lobo (que também possuía alma!). Quando o diabo notou que havia sido enganado, saiu furioso da catedral e bateu a porta da entrada tao estrondorosamente que rachou o canto direto da dita cuja, e perdeu um dos dedos no trinco da porta (amanha eu mostro o passeio que fizemos no dia seguinte, incluindo o dedinho do diabo na porta da catedral - medo, muito medo, hehehe).
Cheio de raiva por ter sido enganado, o diabo decidiu coletar uma porcao enorme de areia na Nordseeküste (praias alemas na costa norte) para enterrar a catedral. Voltando com um saco enorme de areia nas costas, precisou sentar e descansar um pouco por ser um dia bastante quente. Nesse meio tempo, passou por ele uma senhora idosa, trajada de maneira bem humilde. O diabo perguntou a ela se faltava muito ainda para chegar até Aachen. A senhora porém, que era bem esperta (no dialeto de Aachen, 'lous') viu que havia algo errado: o homem que estava perguntando tinha uma cauda, e um dos pés era um casco de bode. Entao, ela mentiu dizendo que estava retornando do mercado de Aachen e que ficava muito, muito, muito longe ainda daquele lugar. Para comprovar, ela mostrou a ele um pao que havia comprado novo no mercado e que já estava duro, assim como seus sapatos que já estavam bastante gastos de tanto caminhar. O diabo, irritado com o longo caminho que ainda o esperava, largou o saco de areia ali mesmo e foi embora. E assim uma mulher (yeah!) salvou Aachen de ser soterrada, dando lugar a uma colina chamada Lousberg :o)

No topo da colina, é possível ver as pegadas do diabo: um casco, um sapato...


E no sopé, a foto do diabo...


... batendo papo com a mulher mais do que esperta :o)

De Lousberg, fomos ainda dar um passeio ao redor do Castelo Schönau, e depois pausa para almoco e siesta.
De tarde, fomos caminhar na fronteira da Alemanha (Aachen) com a Bélgica, no meio do bosque. Uma estrada passava por ela, mas foi desativada e agora só é usada por gente passeadeira ou fazendo esportes como nós :o) Há também trilhas no meio da floresta, e dá-lhe morro acima, e dá-lhe morro abaixo (apesar que morro abaixo é sempre bem melhor do que morro acima, hehehe).

Eu vou, eu vou, pro bosque agora eu voooou, lá, lá, lá, lá, lá, lá

E dá-lhe queimar calorias!!! Sempre com o nosso paparazzi de plantao, hehehe

14 comments:

Cacá said...

Uau! Que lugares lindos!

Aiii, fiquei com MEDO do Diabo, hahaha... :)

Beijocas!

Silvinha said...

Adorei o passeio e a historia que vc contou, é sempre interessante ver como a população de uma época da sentido ao mundo que a cerca e como a tradição oral nos transmite detalhes tão fascinantes!

Aachen me encanta mais a cada dia :)

Beijo!

SandraM said...

Angie, esse é um tipo de texto seu que adoro! Dá vontade de se encutchar numa cadeirinha e pedir para alguém ler a historinha prá mim hehehe. Muito legal.

Ana Rosa said...

Que história diferente, engraçado, né?
Mesmo com uma história assim, o local é lindo, e como sempre lindas fotos. Bjs para sua mãe.

Camila said...

Eu encostei do dedo do Diabo!!!
(Achei a história um barato... tem sempre alguém o fazendo de bobo - Staufen, na Floresta Negra, diz ter sido o lugar em que Faust enganou o capeta.)
Beijos pra sua mae e pra vc!!!

Anonymous said...

adorei a história... e o lugar para caminhar parece divino, principalmente se comparado com a praça onde caminho... um beijo especial para a tua mami no dia de hj... beijinhos, Mí

Blog Dri Viaro said...

Passando pra desejar otima semana
bjs

Beta Bernardo said...

Nossa!! Amei as fotos de paixão!!
Esse café gisratório deve ser igual ao de Bariloche que falei no post passado. Maneiríssimoooo! Pena que no dia tava uma nevasca daquelas e não dava pra ver muita coisa lá de cima.
Show os visuais! Amei! Quero ir... rsrsrsrs
Bjks, Beta

Anny said...

Joaninha, cada visita é uma viagem maraavilhosa!!! Parabéns, bja

Blog Dri Viaro said...

bom dia Angie!!
bjss

Comartins said...

OLÁ TUDO BEM!VIM FAZER UMA NOVA VISITINHA PARA VER AS NOVIDADES QUE SÃO MUITAS!PARABÉNS PELO SEU LINDO BLOG E POR TANTO TALENTO E CAPRICHO COM SUAS ARTES!QUE SUA SEMANA SEJA ABENÇOADA E MUITO PRODUTIVA.BJS

Nina said...

Ai que meda...

uuiii.

Ciça Donner said...

Ai que meda... e se o diabo estivesse REALMENTE lá em cima esperando a mulher esperta, EU heheheheehhehe

Sczip said...

Olá Joaninha como está? Meu nome é Giuliano Sczip, eu e minha esposa moramos em Portugal,mas somos Brasileiros de SC, sempre que possível estamos na terra da bratwurst, desta vez iremos até Lubeck visitar amigos, mas antes estaremos algumas horas na Hauptbanhof de Aachen mochilando, pergunta: O que vc recomenda que haja para visitar próximo a HBF?Adoramos seu blog, informações bem úteis, valeu e abraços e obrigado!Pode me escrever no email: gsczip@hotmail.com