Monday, June 1, 2009

Dia 2 na Provence - parte I

No dia seguinte, café da manha e pé na estrada para explorar a regiao. Nós fomos munidos do guia Lonely Planet da Provence, mas os roteiros que achamos no site do nosso hotel foram de mais valia ainda. Fica a dica, principalmente sobre o passeio Le Lubéron et l'Isle sur la Sorgue (roteiro 2).


Comecamos por Vénasque, 'a capital medieval do território pontifício do condado de Vanissin' (te mete, hehehe). A atracao principal é o batistério (que acabamos nem olhando, mas isso é apenas um detalhe, hehehe), construído no século 5.

Passeando...

... e fotografando...

... pelas ruazinhas...

... de Vénasque.

Na saída da cidade, essa rocha enorme que parece que vai cair a qualquer momento na estrada. Ui!


De Vénasque, fomos para a Abadia de Sénanque. Um calor de rachar! Aliás, na minha santa inocência, eu achei que maio ainda seria um mês brando, com temperaturas amenas. Que nada, pegamos o maior verao, com 30°C pra cima! Tanto namorido como eu nao somos nem um pouco fas de calor, mas com ar condicionado no carro + ar condicionado no quarto + piscina deu pra encarar. Mas, da próxima vez, já decidimos que vamos no pico do inverno mesmo :o)

Caminho indo para a abadia: rochas, muitas rochas!

E, no meio da estrada, um rebanho de ovelhas :o)


O tchan da Abadia de Sénanque sao os campos de lavanda. Mas, sem lavanda, a abadia também tem seu charme, principalmente com as papoulas florescendo por todos os cantos. Aliás, viajamos bem na época das papoulas (que crescem como erva daninha por tudo!), e cerejas: árvores e mais árvores de cerejas, carregadíssimas! Para ver lavanda, só em julho e agosto: mas se paga o preco, pois além de ser o pico do verao, é o pico dos precos também. Tudo fica três vezes mais caro!!!

Abadia de Sénanque com os campos de lavanda na frente

E quem nao tem lavanda caça com papoula :o)

Tirando uma foto da janela da livraria da abadia...

... e das borboletas beijando as flores por perto.


Da abadia fomos até a cidadezinha de Gordes, onde almocamos. A cidadezinha é um amor, deu vontade de ficar horas explorando as ruelas. Mas, devido ao calor, demos uma passada rápida, fomos almocar, e aí voltamos para o hotel para uma merecida siesta no ar-condicionado :o)

Gordes de longe...

Passeando pelas ruelas pra cima...

... e pra baixo.

E tirando foto de tudo!

E pausa para o almoço no restaurante La Bastide de Gordes, com uma vista linda do vale (que, infelizmente, nao saiu na foto, hehehe).

Almoçando no terraço

Minha entrada: 'lasanha' de tomate com muzzarela. Uma camada de tomate, uma camada de muzzarela, e assim vai. Estava uma delícia, e é uma ótima idéia para se fazer em casa também!

Prato principal de namorido: acho que era entrecote, nao lembro :o)

Meu prato principal: peixe sobre risoto

8 comments:

Silvinha said...

Ovelhinhas!!!!

Amei as fotos, que região encantadora :o)

Beijo e boa semana p/ vocês!

Katia Bonfadini said...

Eu estou aviajando aqui com as suas fotos! Adoro essas ruazinhas sinuosas e estreitas, as plaquinhas nas mesmas ruas, as sacadas com flores nas janelas, o clima de que o tempo não passa num lugar como esse... Tudo perfeito e muito romântico!!!! Aguardando a parte II!!!! Beijos!

vida cotidiana said...

Sumi alguns dias e quando volto, lindas imagens aqui no seu cantinho. Foi uma viagem.... bjs

Elaine said...

Olá!
Bom dia!!!
Feliz mês novo!E que fotos mais lindas!
Fique com Deus, e que o dia de hoje traga muitas alegrias!
Beijos!Muitos!!!

Anonymous said...

oi, q bom q estás de volta!!!! adorei a foto com as ovelhas... e as outras tbém é claro :)beijinhos, Mí

Dri Viaro said...

delicia de viagem amiga
bjss

Flor de cerejeira said...

Hummm linda, deliciosa e cheirosa sua viagem!
Adorei os lugares!

Márcia said...

Que colosso!!!!!!