Thursday, June 4, 2009

Dia 3 na Provence

No terceiro dia, fomos visitar a Pont du Gard e Avignon.

A Pont du Gard é um aqueduto romano construído no século I antes de Cristo. Muito, muito, muito antigo :o) E enorme!!! Para chegar até a Pont du Gard, pode-se ir de carro até o estacionamento localizado no lado direito do rio Gard, ou no estacionalmente localizado do lado esquerdo. Na verdade, tanto faz, os dois estacionamentos sao enormes, pagos, e possuem lojinhas de souvenir :o) O monumento faz parte do Patrimônio Mundial da Unesco.

Clicando na foto dá para ver o tamanhozinho das pessoas na ponte!


Rio Gard


É possível subir na colina e ver a ponte tanto do alto, quanto de um mirante. Mas, subir na ponte mesmo é só com reserva marcada!

Depois do passeio, e de suar muuuuuuuuito (estava um dia muito quente, lá pelos 35°C com um sol de rachar!), fomos para Avignon. Como estava pertinho do meio-dia, fomos primeiro almocar. O restaurante escolhido foi o Les 5 Sens (um ponto 'restaurante com charme'). E fica a dica, pois no horário de almoco há um menu com precos bem mais acessíveis do que no jantar.

Interior do restaurante. Há também mesinhas na rua, mas estava muuuuuuuito quente!

Adorei o modo de servir do aperitivo: salgadinhos espetados numa piscina de gergelim :o)


Prato principal de namorido: filé de dourado

Depois do almoco, fomos curtir Avignon. Devido ao calor e ao sol escaldante, acabamos nao curtindo muito e fomos direto às duas atracoes principais: o palácio dos papas e a ponte de Avignon. Mas ficou a vontade de explorar as ruas com calma e descobrir prédios e lojinhas.

Passando pelas ruas...

... de Avignon.

O Palácio dos Papas (também Patrimônio Mundial da Unesco) é uma das maiores contrucoes góticas da Idade Média. Foi construído entre 1335 e 1352 e serviu como residência de vários papas. O palácio realmente é enoooorme!!!
Os ambientes, dentro do palácio, nao sao mobiliados, entao perde um pouco do tchan. Mas é interessante visitar e ver a dimensao e a ostentacao dos aposentos daquela época! E, num dia de calor, é ótimo: o palácio é muito, muito fresquinho por dentro :o)
Dentro do palácio, nao é possível fotografar, para tristeza de namorido, hehehe :o)



Nós chegamos bem na época da Alterarosa, que é um evento onde diferentes tipos de rosas sao mostrados ao público e a compradores dentro do Palácio. Para quem gosta de rosas, fica a dica :o)


Vista do alto do palácio

E, depois do palácio, quase se liquefazendo, fomos visitar a Ponte de Avignon, que ficou famosa pela cancao (que eu nunca ouvi, mas tudo bem!). A ponte foi construída no século 12, sobre o Rio Rhône. Mas parte dos arcos dela foi destruído pelo rio e reconstruído, sendo que em 1669 eles desistiram e deixaram a ponte do jeito que está hoje: inacabada.
A propósito, para visitar a ponte, é preciso pagar (de graca, só injecao na testa!). Mas é possível comprar um ticket que dê direito a visitar a ponte e o palácio, sendo que o ticket pode ser adquirido em qualquer uma das atracoes.

Ponte de Avignon

Ponte de Avignon com o Palácio dos Papas ao fundo

5 comments:

Claudia Pimenta said...

oi angie! ah, viajar é mesmo maravilhoso... que passeio lindo! bjs, querida!

Gabi said...

Viagem linda!

Só não sabia q fazia tanto calor assim nessa época...

Não seria o calor esperado pra Julho??

Beijocas e parabéns pelo blog.

Silvinha said...

Impressionante o tamanho da Pont du Gard! Se vc não tivesse falado em clicar na foto, eu nem teria visto as pessoas.

Beijo!

Anonymous said...

estou adorando a viagem... as fotos do aqueduto estão divinas!!! bjinhos, Mírian

Ciça Donner said...

Anginha estou completamente sem folego com esses seus post da Provance. Meu deeeeesus do céu, essas sao imagens de sonho... um lugar de sonho... que coisa mais LIIIINDA. Estou guardando todo o post pois ele será meu guia para ir lá!