Friday, June 5, 2009

Dia 4 na Provence

No quarto dia visitamos algumas cidadezinhas que estavam no roteiro indicado pelo hotel e depois seguimos em direcao ao nosso hotel em Saint Paul de Vence.
Primeira parada: L'Isle-sur-la-Sorgue. É uma cidadezinha encantadora, cheia de canais e moinhos de água, e que fica mais encantadora ainda no sábado e no domingo, quando é dia de feira (namorido tirou vaaaaaaaaarias fotos!). O que nao era tao encantador assim eram as milhares de pessoas que se acotovelavam para passar entre as barraquinhas. Mas, como chegamos cedo, até que deu para aproveitar legal :o)
A cidade foi construída no século 12, e devido aos diversos canais que a circundam, ficou conhecida também como 'A Veneza do condado'. Os moinhos de água eram usados no século 18 para produzir papel e seda. Hoje eles ainda funcionam.

Olha nós no canal!!! :o)

E o moinho circulando...

E na feira tem de tudo: tem antiguidades (aliás, é um dos tchans da feira...)

Tem toalha de mesa sob medida...

Tem fruta...

Tem linguica (saucisson pode ser traduzido pra linguica?) defumada, de tudo que é tipo de carne (sem comentários...)...

Tem pao...

Tem azeite de oliva com ervas...

Tem azeitona e afins...

E tem muito e muito e muito mais! Nao dá para fotografar tudo, mas namorido bem que tentou, hehehe :oD
Depois de passear pelas barraquinhas, fomos tomar um café no Cafe de France e apreciar o movimento.


Eu adorei um senhor de mais idade que, munido de um café e de um refresco, estava com o pequeno laptop na sua frente. Ele lia e escrevia, lia e escrevia. Eu cutuquei namorido e perguntei: será que ele tá blogando? :o)



Cadê o casal que estava aqui?

Depois do café, hora de voltar para o carro. Para cortar caminho, decidimos passar por algumas ruazinhas com barraquinhas (que, aliás, enchem quase todas as ruas da cidadezinha!). Cortar caminho que nada :o)


Perto das barraquinhas...

... o único que estava relax e no fresquinho era esse pato mesmo :o)

De L'Isle-sur-la-Sorgue fomos visitar a cidadezinha de Fontaine de Vaucluse. A atracao principal é a fonte de Vaucluse (como o próprio nome da cidade já deu a entender, hehehe). É a quinta fonte mais poderosa do mundo em termos de volume de água (jorrando 630 milhoes de metros cúbicos de água por ano). A fonte se forma onde o Rio Sorgue (o mesmo que forma os canais da cidade de L'Isle-sur-la-Sorgue) deixa de ser subterrâneo. Jacques Cousteau (sim, ele!) tentou medir quao funda a fonte era, mas sem sucesso. Em 1985, com a ajuda de um submarino teleguiado, a profundidade foi finalmente medida: 315 metros!!!
Pra chegar da cidade até a fonte, é preciso caminhar um pouco. Mas o caminho em si já é super bonito, com bastante verde e acompanhando o Rio Sorgue.

Enquanto namorido tira foto da Fontaine de Vaucluse...

... eu tiro foto de namorido :o)

A água é de uma transparência inacreditável! Perto da fonte, é muito, muito, muito azul!!! Já chegando na cidade, o azul se perde um pouco, mas a transparência continua!

Cidadezinha de Fontaine de Vaucluse, com um close para a água transparentissíssima

Aproveitando a sombra de árvores, e uma van que vendia pizzas, fizemos piquenique no banco da praca: pizza, bebida e pé pra cima na sombra. Oh delícia! :o)

Depois da comida, pé na estrada de novo, para visitar a última cidadezinha do nosso roteiro: Roussillon. Aliás, uma coisa que eu nao sabia (e que deixou meu maridinho catalao chocado, hehehe): várias das cidades que visitamos pertenciam antigamente à Catalunha, sendo que avistamos a bandeira catalã algumas vezes. Tô vendo que, quando tiver tempo de novo, vou dar uma investigada sobre a história da Catalunha porque ou nao prestei atencao na aula, ou o professor pulou a licao :o)
O tchan de Roussillon é a cor vermelha das pedras, tanto das rochas quanto das casas. Nós estávamos cansados e com calor e ainda tínhamos duas horas de viagem para chegar até o próximo hotel, entao acabamos nao explorando realmente a cidade. Mas pareceu encantadora, e ficou gostinho de quero mais! :o)


6 comments:

Marcia H said...

agora eu estou curiosa... Vc jantou onde em St. Paul de Vence???????
bjsss

Silvinha said...

Ah, eu adoro um feira! Passear entre barraquinhas de produtos originais ou orgânicos é sempre um bom passeio :)

O que era a cor da agua da Fontaine de Vaucluse? Que coisa mais linda!!!

Saucison... serà que é salsicha ou salame? Alguns são um misto, hehe

Beijo!

Anonymous said...

oi,
adorei a foto de vcs no canal... bjinhos, Mí

Camila said...

Obrigada pelo recadinho carinhoso, Angie!
Vc é sempre fofa!
Pela cara, o Saucisson tá mais pra salame do que pra linguica. (E o sabor é mais pra salame tb)
Conte mais e publique mais fotos, pra gente poder viajar com vc...
Ontem estive num restaurante bacana, lembrei de vc. E Marido tb.
Beijos!

Katia Bonfadini said...

Adorei a feira ao ar livre. Acho que eu ficaria louca com todos esses vidros de azeite aromatizados! Você levou algum pra casa? Beijão!

arlete soffiatti said...

Fotos lindas!
Como voce faz para colocar a marca d'agua com seu nome nelas?
Bjs