Sunday, January 24, 2010

Café no Elisenbrunnen

Um dos pontos turísticos de Aachen, no centro da cidade, é o Elisenbrunnen, com sua fonte de água termal (fedorenta, mas faz parte :-) ) - aliás, acabei de me dar conta que nao coloquei nenhuma foto do lugar aqui, mas vai ficar para a próxima, porque do Elisenbrunnen em si acabei nao tirando nenhuma (quero dizer, eu nao, namorido, hehehe).
A novidade é que do lado do Elisenbrunnen reabriu um novo café, com o mesmo nome do lugar, que ficou uma graca! Aconchegante, com poltronas super confortáveis, bom café, e com bastante espaco disponível :-) E foi esse café que namorido e eu escolhemos para espalharmos nossos livros e folhetos no sábado de manha e mergulharmos no nosso planejamento férias na Islândia :-)

Elisenbrunne Caffee

Meeega compenetrada! :-)

E uma boquinha: eu fui de torta de iogurte com kiwi, namorido atacou de crepe com tomate, manjericao e muzzarella. Porque planejar requer calorias, hahaha


Eu nao tinha a menor idéia do que era possível ver na Islândia, mas quanto mais lemos, mais nos admiramos com a quantidade de atracoes e lugares legais para se visitar (14 dias vao passar voando)! Por sorte namorido tem um colega no trabalho que visitou o país por duas semanas também, e assim tivemos um roteiro-base para comecarmos nosso planejamento. Guias também é o que nao nos falta:
- Iceland, Lonely Planet
- Island, Dumont Reise-Tachenbuch (esse eu adorei pelo mapa que vem junto e pela sugestao dos 10 highlights).
- Iceland Road Atlas - A Complete Road and Reference Guide (esse namorido comprou usado de uma colega de trabalho que também foi para a Islândia)
- Iceland - Insight Guides, Discovery Channel.
- Island - Die Schönsten Küsten- und Bergwanderung (esse namorido pegou emprestado do colega para pesquisarmos algumas trilhas para fazermos - e dá-lhe caminhada)
- Island, Freytag & Bernd. Mapa detalhadérrimo da regiao.
- Island, Max Galli / Ernst Otto Luthardt. Livro grandao com fotos lindíssimas que estamos usando para nos inspirarmos e escolhermos que lugares visitar :-)
- Revista Geosaison - Island. Essa revista tá sendo de grande ajuda para escolher lugares para dormir e comer.
- Island Reiselust - vídeo produzido pela 2DF.

Eu acho que literatura é que nao vai faltar para a gente se organizar :-)
Até agora já:
- decidimos a data da nossa viagem. Os meses de alta estacao sao junho, julho e agosto. Setembro e maio sao comeco e final de temporada. Nesses cinco meses chove menos do que no resto do ano. A mudanca de temperatura e de clima segue o princípio escocês: no mesmo dia há neblina, sol, chuva, temporal, neblina, frio, e assim segue. Nós nos decidimos por maio para pegarmos o menor número de turistas possível e, ainda assim, usufruirmos das condicoes do tempo razoaveis nessa época (ou nao... Mas isso eu conto quando estivermos lá :-) ).
- compramos as passagens de aviao. A Lufthansa tem vôos diretos de Düsseldorf para o aeroporto de Keflavik (Reykjavik) mas só a partir de junho. Entao vamos primeiro voar com a SAS para Copenhague (Dinamarca) e de lá vamos para Reykjavik com a Icelandair. Düsseldorf -Copenhague: duracao de 1h20 Copenhague - Reykjavik: duracao de 4h50. Os precos variavam muito dependendo o dia da semana que viajaríamos. Como somos relativamente flexíveis com nossas férias, pesquisamos bastante até achar a melhor data (ou o melhor preco, hehehe).
- reservamos o carro: alugamos o carro pela Sixt (um four wheel drive - 4x4: as estradas estao longe de ser uma Brastemp, e os four wheel drives sao recomendados). Nós ficamos meio desconfiados porque a Sixt é muito, mas muito mais barata do que as outras (tipo uns 30% menos - e isso que comparamos com empresas locais também!), mas nao achamos nenhuma reclamacao na internet. Entao, vamos pagar (ou melhor, nao pagar, hehehe) para ver :-)

Essas eram as decisoes mais emergencias, já que quanto antes se reserva, melhor preco (normalmente) se consegue. Agora, na lista de prioridades, ainda está a reserva das acomodacoes para cada noite, reserva de um jeep tour por uma geleira (com guia, que a gente nao é maluco) e as reservas para o ferryboat que vai nos levar de Porlakshöfn para a ilha de Vestmannaeyjar (Heimaey) - uma viagem de 2 horas e meia pela costa (espero que o tempo ajude para tirar boas fotos!). O que ajuda é que nem namorido nem eu enjoamos no mar :-) Nessa ilha queremos ficar um dia para explorar a 'Pompéia do Norte' como é conhecida :-) E queremos ver se avistamos um papagaio-do-mar (ou 'puffins', in English). Sao muito foooooofos apesar de, infelizmente, também fazerem parte do cardápio do país!!!!!!

De qualquer maneira, essa semana é estudos em Maastricht novamente entao nao vai dar tempo para mais nada. Mas em fevereiro retomamos as atividades 'viagísticas', hehehe :-)

Boa semana!!!

9 comments:

_+*Ælitis*+_ said...

Vem ai uma viagem à Islandia, que é super original! muitos dos meus amigos têm feito e ninguém está arrependido.

Nunca comi torta de Kiwi! :)

Beijo meu ♥,

A Elite

Silvinha said...

Essa fase pré-viagem é uma delicia, adoro estudar tudo o que podemos visitar. O puffin é sooooooo cute, como eles podem come-lo??

Que café legal, super aconchegante!!

Beijos e uma otima semana

Katia Bonfadini said...

Ah, tadinho do puffin!!!! Fiquei com pena, mas eu já comi rena, que também é um bicho fofinho, então não posso julgar ninguém, né? Que delícia essa fase de planejar uma viagem, também adoro!!!!! E a Islândia deve ser o máximo, vou ficar curiosíssima esperando as fotos lindas que vocês vão tirar!!!! Acho bem legal toda essa pesquisa antecipada. Guias de viagem e sugestões de amigos que já conhecem o lugar são sempre muito bem-vindos! Eu tinha comentado dos meus planos de viagem à Alemanha esse ano, né? O Marcelo organizou tudo e, infelizmente, não vamos passar perto de Aachen dessa vez!!!! No Sábado, ele comprou o bilhete Rio-Paris-Munique pela Air France pro dia 9 de abril e de lá, vamos de trem pra Berlim, Nuremberg, Fussen, Viena, Salzburg, Innsbruck, Praga, Cesky Krumlov e Bratislava... Achamos que seria interessante fazer um roteiro passando por diferentes países. Então vamos ficar devendo uma visita à Aachen no futuro, quando voltaremos pra conhecer algumas outras cidades alemães!!!!! Beijocas!!!!

Anonymous said...

Boa semana... e bons estudos!!!! E já estou curiosa para ver as fotos da viagem... bjinhos, Mí

Márcia Cobar said...

Angie, que viagem mais tudo de bom!
E planejar isto a dois faz a viagem ficar ainda mais interessante!
Contarei com suas preciosas dicas quando eu e Michi nos aventurarmos por la!
Super Bjo
Marcia

Anonymous said...

OI, ANGIE
quando falaste dos planos de vocês viajarem para a ISLÂNDIA fiquei curiosa e parti para pesquisas na Internet...
o GOOGLE oferece 1001 sugestão para conhecer e aproveitar esta região gelada....
já tenho uma provinha visual e li muito sobre os magníficos lugares para conhecer....contento-me em viajar virtualmente QUEM NÃO PODE, NÃO PODE, NÉ?
Aguardarei a volta de vocês com muitas narrativas e fotos em teu blog....beijocas
camininha

Live from Germany said...

Nossa, Islândia! um destino bem original, sem sombra de dúvidas! Essa fase de planejamento é quase tao boa quanto a viagem em si, e se for regada a café num lugar tao aconchegante, melhor ainda!:-)
Quando vc comentou da Sixt, lembrei que nós já alugamos carro com eles uma vez em Lisboa. Foi realmente mais em conta mas, tivemos alguns probleminhas na hora de pegar o carro no aeroporto. Aquelas confusoes organizacionais que até hj eu nao sei explicar se o problema foi da empresa, do atendimento português ou minha. Espero que vcs nao passem por isso e, aproveitem bastante a viagem!!

Patricia de Camargo said...

Eu aluguei carro com a Sixt, era bem mais barato que as outras, e o serviço foi excelente. Também ficamos com receiro, mas o carro era novinho!
Beijos

juliana said...

Oi Joaninha (desculpe, não sei seu nome, rs), tudo bem?

Te mandei um e-mail ontem mas deu um problema no meu ipad e não sei se o e-mail foi enviado...

Eu e meu marido emitimos passagens sp-frankfurt para outubro e nosso destino é a Islândia. Os vôos que achamos para Reykjavik estão com os preços altos, você tem alguma dica/ site/ rota para chegarmos lá pagando menos? Estamos dispostos a voar pra outra cidade da Europa se necessário.

Outra dúvida é com relação à aurora boreal. Você acha que vale a pena contratar aquelas excursões que saem de Reyk à noite ou é melhor dormir em algum hotel isolado?

Como você mora na Alemanha achei que poderia nos ajudar...

Muito obrigada,

Juliana.