Saturday, January 2, 2010

A Montanha de Montserrat

Já fazia um tempinho que eu queria visitar a abadia beneditina incrustrada na montanha de Montserrat, mas o tempo nunca havia colaborado. Como é muito alto, nao é raro haver neblina ou névoa ou mesmo uma nuvenzinha emperrada na regiao :-) No domingo dia 27, como amanheceu ensolarado e com um céu super azul, decidimos que seria o dia ideal para uma visita. No carro, ainda na autoestrada, namorido me disse para manter low expectations, já que mesmo com dia claro e céu azul poderia haver névoa na montanha. E dito e feito! Assim que avistamos a montanha, vimos que havia uma nuvenzinha chata estacionada bem onde fica o monastério. Mas, quem sabe soprar nao resolve? :-)

A montanha de Montserrat

A montanha de Montserrat pode ser vista de muito longe, e a silhueta é super diferente das montanhas que a circundam. Isso dá um tom de mistério ao lugar (sendo que há, inclusive, pessoas que vem até ela, em certos dias do ano, para observar ETs, mas isso é uma outra história). A montanha fica aproximadamente 50km de Barcelona, e há três maneiras de alcancar a abadia. Uma por teleférico, uma por funiculaire (como a montanha é muito ingreme, trens nao conseguem atingir o lugar da abadia, mas funiculaires sim) ou por carro mesmo (depois de encarar várias e várias curvas subindo a montanha, chega-se a um estacionamento - taxa de 5€). Informacoes completas aqui. Nós decidimos ir de carro, e demos gracas por chegar cedo: quando voltamos, o estacionamento já estava relativamente cheio, e os últimos precisam dar uma boa caminhada (morro acima) até chegar a abadia.

Caminhando do estacionamento até a abadia: a vista (com a névoa ainda no caminho)

Quem consegue ver um prédio escondido na montanha? :-)

Olha a diferenca! O prédio da entrada no momento da nossa chegada (10h50 da manha)...

... e 40 minutos depois!!! E haja sopro pra espantar a névoa, hehehe.


A abadia incrustrada na montanha

E eu fazendo pose de soldado de chumbo :-)


O super cipreste apontando para o céu (é cipreste?)

A abadia conta com uma igreja em estilo renascentista onde se encontra a virgem negra. Conta a lenda que a estátua da virgem negra foi encontrada numa gruta, e depois trazida para a abadia. Como chegamos em horário de missa, acabamos nao vendo a estátua (namorido já havia visto ela em outra visita, e por isso sabia da história). Fica para uma próxima :-)
Outra atracao da abadia é o famoso coral de meninos.

A entrada da catedral...

... e o piso.

Uma das luminárias na ala lateral

E muitas, muitas...

... velas.
Pátio da abadia, com réstias da névoa e um sol tímido querendo aparecer


Namorido, vamos formar o 'M' de...

... Montserrat? Hahaha :-)

E olha quem vem vindo!

O teleférico!!!


Como estava um dia super frio, nao ficamos muito tempo na montanha. Mas acho que no verao uma dica legal é caminhar pelas diversas trilhas. A montanha também é uma reserva natural.

Outro passeio que dá para fazer nas montanhas de Montserrat é visitar as Coves del Collbató. Sao grutas com espetaculares formacoes de estalactites e estalagmites derivadas do pinga-pinga de nitrato de sódio e potássio. As Coves del Collbató inspiraram Gaudi na construcao da Sagrada Família. Nós visitamos a gruta em abril de 2007, mas como eu ainda nao tinha blog naquela época, aí vao algumas fotos :-)

Montserrat ao longe - como o nome diz, parece com os dentes de um serrote

Interior da gruta, e aguardando a visita guiada


É um sobe e desce em escadarias super estreitas, e com degraus úmidos (nao, nao conhecemos a pessoa da foto, hehehe)

Dá para ver a pessoa lá embaixo? Algumas passagens eram realmente meeeeeega estreitas


Nao parecem os dentes gosmentos de um monstrengo? :-)

11 comments:

Anonymous said...

Minha cara metade adoooooora Montserrat ! Fala sempre dessa região e até agora, nunca tendo férias ao mesmo tempo, não me levou :-(

Anonymous said...

q legal este passeio... como sempre, as fotos estão lindas... acho q a névoa dá um charme ao lugar... bjinhos, Mí

Silvinha said...

Que lugar lindo, Angie! E quanta diferença o sol fez.

Beijo!

Ana Rosa said...

Muito lindo esse local.Engraçado minha mãe é devota de Nossa Senhora de Montserrat e de sua oração. Não tinha visto nenhuma imagem do local, excelente post, bjs e feliz Ano Novo!!!

Tiquinha Bacana said...

Que lugar lindo, Angie! Nossa, super, hiper, mega romântico e misterioso! Adorei! As fotos, para varias, estão espetaculares! Beijoks

_+*Ælitis*+_ said...

Adorei a foto da abadia dentro da falesia/rocha. AMAZING!

Beijo meu ♥,

A Elite

Katia Bonfadini said...

Angie, que saudades!!!!! Comecei a ler meus blogs preferidos pelo seu, é claro!!!! Suas fotos de viagem estão cada vez mais bonitas e fiquei com uma vontade enorme de conhecer Montserat!!!! Ah, nossos planos de passar as próximas férias na Alemanha estão se solidificando, o Marcelo está fazendo bastante pesquisa e pretendemos fazer a viagem de trem e mochila nas costas, com bastante liberdade. No Egito, os turistas ficam numa redoma de vidro, a gente não podia sair sozinho do hotel e tínhamos que passar pelo detetor de metais e raio x toda vez que voltávamos para o hotel... Quando chegamos à Paris, caminhamos sem parar durante dois dias!!!! Eu estava com demanda reprimida de andar, ver gente na rua, observar as fachadas, as vitrines, o dia a dia da cidade. Mas, de resto, a viagem foi ótima, adorei os templos e momumentos egípcios, fiquei bastante emocionada! Aos poucos, vou contando sobre a viagem e me atualizando sobre seus posts!!!! Um feliz 2010 pra você!!!! Beijos!

Anonymous said...

oi ANGIE E ROGER
Adorei as fotos do MONTSERRAT...ao que tudo indica, teu blog em 2010 vai ser DEZ...ficarei atenta aos teus posts... beijocas
da
camininha

Márcia Cobar said...

Oi Angie,
Que lugar fantástico! As fotos, como de costume, estão lindíssimas! O lugar é bem místico, as montanhas também com a nevoa soprada ficou o "Ó".
E quanto ao sol do verão brasileiro, estou levando na pele e no coração!
Bjao querida!
Márcia

Silvia Oliveira said...

MeoDeos! Mas que dupla de fotógrafos vocês são, hein! Parabéns, lindo trabalho, que olhar artístico! =)

Patricia de Camargo said...

Montserrat e um lugar mágico, belíssima dica para quem vai visitar Barcelona!
Beijos