Friday, January 22, 2010

No sábado passado teve aniversário :-)

Sábado passado foi a comemoracao de aniversário de um casal triiii legal: os super Pohlminhas!!! No sábado de manha, lá pelas 10h, lá fomos nós, de mala e cuia (ok, mala sim, cuia nao, hehehe) em direcao a Mannsheim. No meio do caminho, uma rápida parada para um pipi básico, e uma foto da regiao toda embranquecida:


Como pernoitaríamos em Mannheim, decidimos almocar na cidade também. Com o Guia Visual da Folha de Sao Paulo (Alemanha) em punho, procurei um restaurante para reservar (já que chegaríamos lá pelas 13h e eu queria ter certeza que acharíamos um lugar aberto e com lugar disponível). O único restaurante do guia era no Hotel Wartburg, com a seguinte descricao: "Este restaurante funciona no hotel homônimo e oferece pratos sofisticados de diversas partes do mundo, além de ampla gama de vinhos. Servico excelente e interior elegante." Achamos um pouco tchan demais, mas como nosso hotel abriria somente às 15h, achamos que um almoco demorado até que seria interessante. Liguei do carro mesmo e reservei. Endereco: F4. F4? Eh, F4. As ruas de Mannheim têm uma divisao super interessante de letras e números. Eu confesso que ainda nao entendi muito bem a logica (cada bloco de uma rua tem uma letra diferente, e elas nao necessariamente seguem a ordem do alfabeto, mas com certeza alguma lógica o sistema deve seguir, hehehe). Finalmente localizado o restaurante, ficamos na dúvida: é aqui mesmo? O nome do restaurante era complemente diferente do hotel: Shahrayar! Com esse nome será que o restaurante oferece mesmo pratos sofisticados de diversas partes do mundo? :-) Entramos e, como por magia, fomos transportados para um ambiente no estilo mil-e-uma-noites (só perturbado por uma tv chata (que, gracas, estava no mudo) pendurada na parede) com direito a tendas, fontes e afins. Aí que eu lembrei: nunca, mas nunca confie num guia de turismo que tenha mais de 8 anos como o meu - os lugares podem nao mais existir ou trocar de dono :-) No nosso caso, até que nos demos bem: o restaurante mudou de nome e de dono e passou a servir comida árabe, libanesa e síria (com precos super camaradas) que nós adoramos. Uma delícia!!!

As cadeiras eram todas diferentes e...

... super trabalhadas!

De entrada namorido e eu pedimos hummus e kibbeh mekliehe (teigbällchen aus geschrotetem Weizen & carne moída, recheado com carne assada): tava com uma cara tao ótima, e nós estávamos com tanta fome, que nao sobrou tempo pra tirar foto :-)

De prato principal namorido foi de Kebab Halabieh (prato típico da cidade de Halab (Aleppo) na Síria - carne moída grelhada, com molho de tomate e salsinha, acompanhados de legumes e uma salada. Se tívessemos sabido as porcoes antes, teríamos pedido um prato só :-)

Kebab Halabieh

E eu fui de DAjaj bil Fakara - numa panela de barro (tontopf é panela de barro?) encontra-se massa cozida com pequenos pedacos de legumes, molho provencial, pedacinhos de frango e queijo gratinado. Uma delícia, mas nao comi um terco do prato - era muuuuuuuita coisa!

Tontopf

DAjaj bil Fakara

Depois da comilanca, fomos dar uma caminhada pelo centro da cidade para fazer a digestao :-)


Dia de feira em Mannheim :-)


Com o frio, acabamos por entrar numa confeitaria que parecia maravilhosa: a Herrdegen (com 300 anos de tradicao!!!). Eu pedi um chá, namorido um cappuccino. As tortas estavam lindíssimas na vitrine, foi a maior tentacao, mas resistimos :-) (até porque, depois daquele almoco, nao havia condicoes, hahaha). Mas fica para uma próxima! Aliás, pesquisando agora no site o nome do café onde fomos, achei outro bem interessante: British Tea-House in Mannheim. Será que é bom?

Acucareiro e leiteira do Herdegen: achei uma gracinha essa pequena pinca pendurada no acucareiro graciosamente por uma alcinha :-) E a pergunta que nao quer calar: será que eles também têm 300 anos? :-)))


Do centro fomos até o nosso hotel. Passamos, de carro, pela universidade, que fica num edifício lindo!!! A foto, infelizmente, nao faz jus ao lugar: tirei de dentro do carro em movimento mesmo. Mas parecia um palácio, lindíssimo!


Nosso hotel foi dica do Sr.Pohlminha e foi plenamente aprovado (ótimo custo/benefício), às margens do rio Neckar (que dá um certo toque romântico ao lugar :-) ).


Essas corujinhas na janela nao sao umas fofas?

Depois de uma soneca (a semana foi bem movimentada para nós dois, e ambos estávamos necessitados de uma siesta, hehe), fomos na casa do cla Pohminha: a festa estava perfeita, um agito e uma diversao só! Que galera animada, divertida e linda :-))) E os anfitrioes se esmeraram: estava tudo perfeito, com direito a um buffet de arrasar! Obrigada, Pohlminhas, voces sao demais, e merecem muitas, muitas felicidades e muitos anos de vida :-)

A mesa dos doces...

... com direito a torta artística feita pela poderosa Sandra (linda e gostosérrima!!!)...

... e uma torta de Floresta Negra que arrasou!

Buffet de salgados: mousse de truta

... e muitas, muitas outras gostosuras!

Ameeeei o brigadeiro de colher com pistache :-)


No dia seguinte voltamos cedo (quando nao podemos dormir de manha, reclamamos. Quando podemos, madrugamos, hahaha). Ainda queríamos dar um pitstop em Brühl, mas com essa chuva chata e névoa, muita névoa, acabamos desistindo. Fica para a próxima :-)

10 comments:

Dona Flor said...

Que delícia! Queria tanto aprender a tirar foto de comida como você! hahahaha Ficam com uma cara deliciosa, dá vontade de comer tudo.
Que buffet lindo, deu pra sentir daqui que estava tudo perfeito e decorado com muito bom-gosto.
Bjs

Katia Bonfadini said...

Caramba, Angie, que post ótimo!!!! Estou atrasada pro trabalho, mas não consegui desgrudar os olhos do computador até ler o texto todo!!!! Amei tanta coisa: as cadeiras do restaurante, a comida que parece deliciosa (adoro comida árabe!), o bolo da festa, o brigadeiro de colher (e que colheres lindas!!!!!), a mousse de truta que já vem com torradinha, as corujas na janela, a fachada do hotel, a foto da estrada toda coberta de neve... Ufa, viajei com vocês e até senti o gostinho do bolo Floresta Negra, que delícia!!! Beijão e um ótimo final de semana!!!!

Silvinha said...

Que passeio legal, Angie! Ainda bem que o restaurante não mudou para nada assustador!

Linda a mesa de salgados dos Pohlminhas. Vou fazer brigadeiro ja, hehehe

Parabéns para eles :)

Beijo!

Anonymous said...

Amei as corujinhas!!!! E nossa, que mesa... q tortas... q vontade de provar o brigadeiro de colher... fantástica esta idéia de brigadeiro de colher, lindo, prático, higiênico, perfeito... bjinhos, Mí

SandraM said...

Nossa Angie, assim agora até eu fiquei com vontade de comer tudo isso e conhecer essa cidade com um restaurante tao legal rsrsrs... seus textos e suas fotos sao tudo!
Obrigada pela presenca de voces. Festa bonita, para estar a altura dos convidados.

Unknown said...

Oi minha querida,
Hoje está sendo um dia de extrema dor para mim. Eu estou pedindo a todas as amigas de blog para passar no meu blog....ler meu post sobre o ocorrido e verificar se tem uma idéia para me ajudar a protestar. Qualquer idéia que ajude será bem vinda.
Grande abraço

Live from Germany said...

Menina, que talento pra tirar fotos que vc tem!! Deu vontade de comer tudo de novo!!
Mannheim é realmente super bonita! Deu até vontade de dar uma passadinha por lá...

Mary said...

olha essa comida na panela de barro me lembrou curitiba; nem sabia q Mannheim era td isso;da proxima vez, antes de descer em Heidelberg vou dar uma passadinha por la. Bjim

Anonymous said...

adorei sua descrição e as fotos.
A idéia damesa de doces e dos brigadeiros foi ótima!

Ellen said...

Angie ... que loucura, seu blog sempre recheadissimo de coisas boas, aqui é muito bom, é uma delicias!!! Ficamos com vontade de conhecer essa cidade... seus textos e suas fotos estão ótimos!
bjs, Ellen
www.viagemafora.blogspot.com