Sunday, February 14, 2010

Filé de carne (tem filé sem ser de carne? :-) ) com cebolinha verde

Esse prato namorido e eu fizemos no domingo passado e ficou super gostoso (além das expectativas)!!! Com certeza vai ter repeteco, mas daí vou colocar mais legumes e aumentar a quantidade de molho nos vegetais. Inclusive o molho de ostra (o nome é esse? Em inglês é oyster sauce e em alemao Austernsauce, entao eu arrisquei uma traducao literal) com saquê ficou ótimo!!! Nesse sábado fiz só o molho e coloquei numa wok com brocolis (cozido previamente no vapor - adoooro, nao demora 4 minutos!) e acelga picada. Nhac-nhac!

Rindfleisch mit Frühlingszwiebel (ou filé de carne com cebolinha verde) - do livro Wok, o mesmo desse post aqui (como era só para duas pessoas, eu tentei diminuir todos os ingredientes da receita original pela metade - que serve 4 pessoas)

250 gr de filé (rinderfilet)
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de molho de soja
1/2 colher de sopa de pimenta moída
meio maco de cebolinha verde (Frühlingszwiebel. Também conhecido - como eu aprendi perguntando para a atendente do supermercado e depois olhando no wikipedia - como Lauchzwiebel, Jungzwiebel, Zwiebelröhrl, Zwiebelröhrchen, Röhrenlauch, Schluppenzwiebel, Schlottenzwiebel, Schnittzwiebel, Ewige Zwiebel, Winterheckenzwiebel, Winterhecke, Weiße Florentiner, Grober Schnittlauch, Jakobslauch, Johannislauch, Fleischlauch, Hohllauch, Negi oder Schnattra. É nome pra dedéu!!!)
1 dente de alho
100 gr de massa (chinesa?) de arroz - fina
sal
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de sopa de molho de ostra (Austernsauce - aqui na Alemanha tem no supermercado Edeka, por exemplo)
2 colheres de saquê
2 colheres de sopa de amendoim (puro) moído

Corte a carne em pedacos pequenos que caibam na boca (esses pedacos da foto aí de baixo foram cortados novamente, que nossa boca nao é tao grande assim :-) )


Deixe a carne de molho fazendo uma marinada com as duas colheres de sopa de óleo e o molho de soja. O mínimo sao 30 minutos, mas quanto mais tempo, melhor.

Nesse meio tempo, lavar a cebolinha verde e picá-la (em pedacos grandes, principalmente o talo) e picar o alho.

Depois de, no mínimo, 30 minutos, tirar os pedacinhos de carne da marinada e grelhá-la (namorido fez essa parte usando o nosso grill elétrico :-) ).
Enquanto namorido grelhava, eu preparei a massa e a wok. A massa eu fiz como indicava o pacote: ferver água, colocar sal e jogar a massa dentro (tirando a panela do fogo) por 3 minutos. Escorrer a massa numa peneira, e cortá-la com uma tesoura (eram as intrucoes do meu pacote de massa, mas cada cabeca uma sentenca, hehehe).
Esquentar a wok e colocar um pouco de óleo. Jogar a cebolinha verde com o gengibre e o alho (nessa parte eu achei que podia se misturar mais algumas verduras junto) e dar uma douradinha. Misturar o molho de ostras com o saquê na wok e deixar tudo cozinhando por uns 2 minutos em fogo baixo.

Colocar a massa em tigelinhas (ou num prato), a carne e a verdura por cima, e polvilhar o amendoim por cima de tudo para dar um gostinho especial (eu moí amendoim salgado mesmo - nao achei o puro). Se quiser, acrescentar mais algumas folhinhas de coentro por cima.

E voilá :-) Com selo de aprovacao pela cozinha da Joaninha :-)

3 comments:

Silvinha said...

A apresentação ficou linda, Angie :)

Beijo!

_+*Ælitis*+_ said...

Sim, porque existe filé de porco :)

Beijo meu ♥,

A Elite

Live from Germany said...

hmmm... ficou com uma cara boa...
como já disseram aí em cima, tem filé suíno e filé de bambi!