Saturday, April 3, 2010

Série India - capítulo 5

Na quinta-feira, dia 18 de marco, foi dia da visita ao ashram, que era a parte que eu estava mais curiosa! Conforme wikipedia, "um ashram, na antiga Índia, era um eremitério hindu onde os sábios viviam em paz e tranquilidade no meio da Natureza. Hoje, o termo ashram é normalmente usado para designar uma comunidade formada intencionalmente com o intuito de promover a evolução espiritual dos seus membros, frequentemente orientado por um místico ou líder religioso." Eu conheci o termo ashram quando li o livro 'Eat, Pray, Love' da Elizabeth Gilbert (que vai 3 meses para Roma para comer, 3 meses para a India para rezar num ashram, e 3 meses para a Indonéia para amar - mais especificamente, um brasileiro :-) ).
O ashram escolhido para a visita foi o do guru Sri Sri Ravishankarji: Ved Vignan Mahavidya Peeth International Centre, localizado nos arredores de Bangalore. Ele é famoso pelas técnicas de ioga e respiracao ('Art of Living'). Entao lá fomos nós, de roupa larga de ginástica que possibilitasse movimentos de ioga, para o ashram.
Saímos cedo de ônibus da universidade e chegamos pelas 9h30 no ashram. A expectativa é que fossemos aprender exercícios de ioga, respiracao e meditacao no período da manha e da tarde, com pausa para o almoco. A noite, haveria um show de danca e música, e quem quisesse podia dormir no ashram mesmo.
A realidade? Bem, a realidade foi bem outra...
Chegamos às 9h30 no prédio da recepcao. Quem nos recepcionou foi um rapaz (holandês!) que estava fazendo trabalho voluntário no ashram. A papelada de inscricao para passar o dia no ashram demorou mais ou menos uma hora. Enquanto isso, algumas pessoas já se dirigiam para as lojas vendendo souvenirs, cds e afins.


Da recepcao, fomos levados para um prédio/sala com tapetes e várias cadeiras de praia. Sentamos nas cadeiras de praia com a expectativa que elas seriam em breve empilhadas num canto e nós comecariamos com as atividades. Bem, nao tao cedo... O guia holandês nos explicou as atividades do ashram por meia hora (uma escola para as criancas da comunidade local, um centro de ayurveda, etc) e entao nos levou para conhecer a propriedade do ashram.

O ônibus do tour :-) (o guia é o de calcas brancas e camisao azul)

O prédio mais importante, onde acontecem...

... as comemoracoes oficiais.

Nós entramos dentro dele, mas nao eram permitidas fotos. Vista das sacadas de cima: ao longe, refeitório e acomodacoes, com energia solar no teto.

No meio do passeio, um jardim imenso com alguns animais. Como era quase hora de almoco, os elefantes estavam ganhando a sua racao :-) O que eu nao gostei muito era a corrente, relativamente curta, no pé do pobre elefante. Mas o guia disse que ela era usada para as horas da refeicao e só. Será? :-(
Elefante quase tao fofinho como outro que conheco (né, Lumpy? :-) )

Fazendo alongamento :-)

Parte do jardim

Uma das escolas (essa era só para meninos, a outra era mista)

Na escola, protecao para os côcos nao caírem na cabeca dos alunos :-)

Fim das aulas da manha...

Adorei as salas de aula...

...abertas, com vista para os jardins!

Classe de aula: mesinhas estilo baú

A outra escola...

... com meninos e meninas que adoraram serem o centro das atencoes e pediam para serem fotografados :-)

Depois do passeio, pausa para o almoco. Eu nao comi quase nada porque estava um calorao infernal e nós sempre no sol. Mas meu colega comeu, entao tirei foto do prato dele :-)

Depois do almoco, voltamos para a sala onde estivemos na parte da manha, e voltamos a sentar nas cadeiras de praia. Por sorte haviam ventiladores de teto que amainavam o calor infernal produzido pelo sol escaldante. Três novos guias vieram para a nossa sala, e ouvimos mais uma palestra por meia hora. Daí, quando já estávamos quase caindo de sono, a guia comecou a falar da importância das técnicas de respiracao. Achamos: 'yeah, é agora que a parte interessante comeca!' Ela nos mostrou a técnica onde se fecha, pressionando com o dedo na parte externa, uma narina de cada vez, alternadamente. Essa técnica eu aprendi na minha primeira aula de ioga em Aachen, mas tchudo bem. Pensei com meus botoes: 'deve vir mais!'. Aí a guia comecou a falar de uma técnica de respiracao mega maravilhosa, que controla o stress e é super boa, mas que infelizmente precisa de 4 dias para se aprender. É claro que o ashram oferece o curso de 4 dias para quem tiver interessado. E, se por acaso quisermos fazer o curso em Maastricht mesmo, também é possível. E também há o curso das técnicas do Art of Living, que é super interessante e blablabla mas que precisa de mais dias para ser realizado. Depois da sessao-propaganda, assistimos um DVD com cantoria por uma meia hora, e aí terminou a sessao da tarde! A gente nao estava acreditando! As cadeiras ficaram o tempo todo no lugar? Nao tem exercicios de ioga? De meditacao? De alongamento? Por que tivemos que vir de roupa folgada? Decepcao total!!! Na verdade, nós já havíamos perguntado no nosso hotel como era o ashram, e eles haviam respondido que era bonito mas bem comercial e voltado para turistas. Só nao achamos que seria tao comercial assim!
Decepcionados, e no calorao que estava, minha amiga e eu decidimos nao ficar para o jantar e para o evento que teria depois, mas voltar para o hotel e afundarmos nossa frustracao na piscina mesmo :-) E foi a decisao certa, porque no dia seguinte vários colegas nos disseram que fizeram o mesmo - alguns voltaram logo depois da janta, outros saíram no meio do evento que, conforme eles, era muito sem graca!

Quartos no ashram - eram arrumados e bem limpos

Tranca para abrir a porta - parecia mais um cofre-forte :-)

3 comments:

Silvinha said...

Oooowwww, que elefantinho fofo! (nem de longe tão fofo quanto o Lumpy, claaaaro! Alias tem um novo bebê elefante no Tiergarten, o Dimas!). Mas a corrente...

Pôxa, que decepção o lugar! é bonito, claro, mas fugindo à idéia (se é para assistir DVD, melhor com ar condicionado!)

Beijo!

Anonymous said...

oi, q pena... qdo comecei a ler estava cheia de expectativas... imagino q a tua decepção deve ter sido grande... Feliz Páscoa!!!! bjinhos, Mí

arlete soffiatti said...

Alguem tinha que fazer alongamento, né, Lumpy?