Friday, June 25, 2010

Ainda em Kiruna

Para dar tempo de passear pela regiao, resolvemos ficar duas noites em Kiruna. Eu tinha lido no tripadvisor que é preciso marcar com antecedência qualquer atividade que se queira fazer em Kiruna. Eu dei uma pesquisada, e achei boas indicacoes para o Kiruna Guidetur. O problema é que as atividades ou acontecem no inverno (como passeios de snowmobile ou de trenó puxados por huskies) ou acontecem no verao (como subir numa montanha para apreciar o sol da meia-noite). Em maio, nadica de nada... De qualquer modo, em Lulea, ligamos para a companhia para ver se havia algum passeio ou tour disponível. A atendente ficou super surpresa que turistas iriam estar em Kiruna em maio, e disse que normalmente nao havia nenhum tour disponível. Mas, como ainda estava relativamente frio, ela checaria com o pessoal que faz os tours com os huskies para ver se havia alguma possibilidade. E tinha! Entao ficou marcado um passeio de quadriciclo (quad) puxado pelos huskies. Ebaaaaaaaa!
No dia seguinte, as 10h, apareceu o guia no nosso hotel para nos buscar. O canil ficava perto de Jukkasjärvi (onde fica o Ice Hotel), entao andamos de carro com ele por meia hora até chegarmos ao local.
A primeira atividade foi trocar de roupa: vestimos sobretudos e botas para proteger as nossas roupas - tanto dos pêlos dos cachorros quanto da lama que respingava ao se andar com o quad (muita! Eu fiquei muuuuito suja!). Depois de devidamente vestidos, lá fomos nós para o canil. Os caes, no inverno, participam de dois tours por dia, puxando os trenós na neve. Já no verao, eles descansam (acima de 10°C já é muito quente para eles). Agora em maio, fazia duas semanas que eles nao haviam saído para nenhum tour. Quando os guias comecaram a escolher os caes que iriam conosco, eles ficaram que nem loucos: era um barulho ensurdecedor com 50 caes latindo histericamente! Mas, assim que os caes foram escolhidos, a situacao se normalizou (com excecao dos caes escolhidos: esses estavam doidos para que o passeio comecasse). O legal do tour foi que participamos de todas as etapas: entao uma vez que os caes foram escolhidos, namorido e eu que pusemos a trela neles. No início era difícil identificar o que era atrás e o que era frente na trela, e que pata ia aonde. Mas depois do terceiro cachorro, já comecamos a pegar prática :-)

Seis cachorros para puxar o quad e duas pessoas (em cada quad, um guia nos acompanhava). Os cachorros atrelados e mega impacientes! Lá no fundo, namorido...

... colocando a trela num deles.

O quad...

... com os cachorros atrelados e...

... prontos para a acao!

O quad é usado para treinar os cachorros a partir do mês de setembro, quando comeca a ficar frio novamente. Como a temperatura quando estávamos lá ainda era baixa (8°C), pudemos fazer o passeio. Normalmente, o quad puxado pelos caes nao é um tour, mas eles foram super simpáticos e abriram uma excecao para a gente :-)

No meio do passeio, pausa...
... para que os caes...

... pudessem esfriar um pouquinho (eles deitam na lama para que o corpo resfrie novamente).

Descanso!

Na volta, namorido e eu pudemos dirigir os quads (e os caes). Apesar do motor do quad estar ligado, nao se acelerava e os caes puxavam ele. Só que na subida era preciso acelerar, já que o peso era muito. Eu fiquei morrendo de medo de acelerar demais e atropelar a matilha inteira, já pensou? Mas deu tudo certo :-)

Chegando no canil, pausa para um lanche!

A comida era bem líquida - eu nao sabia que huskies nao bebem muita água, e por isso é necessário que a comida seja um sopao para hidratá-los após o exercício

Majestosos nos seus canis

Depois de levarmos os cachorros de volta até o canil, tirarmos a trela, e comermos um lanche, o guia nos levou de volta ao hotel. De lá, resolvemos explorar o parque nacional de Abisko.

Duas semanas atrás fez um calorao na regiao (entenda-se 25°C como calorao...) e o gelo comecou a derreter. Conseqüência: os rios estavam a toda...

... com direito a ondinha...

... e ondao :-)

Casinhas 'embutidas' na terra :-)

Alguém praticou tiro ao alvo na pobre placa de parking

E lá fomos nós, caminhar pela regiao...

...e tirar fotos :-) O tempo nao estava dos melhores, mas a regiao é muito linda!

Montanhas ainda mostrando um pouco de neve...

... e lagos descongelando.

Cinza azulado: ton sur ton

Montanhas majestosas ao fundo

Em Björkliden, fica o Hotel Fjället (é uma estacao de esqui também). É uma ótima opcao para uma pausa de almoco, com uma vista maravilhosa. Infelizmente, como viemos em maio, estava tudo fechado - entao nada de almoco :-)


A montanha láááááá ao longe...

... nao parece uma rampa de skate? :-)

E mais água, fruto do desgelo

Em alguns lugares da estrada havia placas alertando para risco de avalanche

E, uma decepcao: por todo nosso passeio pelo norte da Suécia, encontramos muito lixo (na beira da estrada e nao tao na beira assim). Achei que todos os países escandinavos fossem super limpinhos!

Nao dá para ver direito na foto, mas tinha lixo por tudo...

O degelo acabou formando...

... esculturas na rocha (ou sou só eu que tenho muita imaginacao? :-) )

De volta a Kiruna, tiramos uma foto da vista do nosso quarto:

A mina de ferro...

... é gigantesca!


Para almoco/jantar, fomos num bistro no centro da cidade.


A comida foi feita na hora e estava deliciosa: cevapcici :-)


De tardezinha, o tempo estava fechado...

... e bem escuro.

Mas na hora de dormir, o sol voltou a brilhar :-)

8 comments:

Silvinha said...

Nossa, a mina é grande mesmo!

Na ultima foto o céu està tão lindo :)

Beijo!

Anonymous said...

oi, fiquei curiosa sobre a "casinha" embutida na terra, qual o motivo? bjinhos, Mírian

Márcia Cobar said...

Angie,
Visitei Kiruna no apice do inverno, como a paisagem estava diferente!
Lindas as fotos, bela aventura de vcs!
Bjim
Marcia

Katia Bonfadini said...

Angie, as fotos desse post estão absolutamente SENSACIONAIS!!!!! Lindas as majestosas montanhas! Menina, eu nunca tinha ouvido falar de Kiruna!!!! Quantos lugares interessantíssimos vc visitou nessa viagem maravilhosa! O passeio com os cães deve ter sido bem divertido também! A região da Escandinávia é linda demais. Quando estine no alto de algumas montanhas norueguesas me deslocando entre cidades, cheguei a chorar de emoção ao ver tamanha beleza em forma de montanhas, rios e lagos... E as casinha stambém são fofas demais, super coloridas, assim como as suecas, né? Delícia de passeio!!!! Bjs!

Luiza / Frederico said...

Que lugar lindo! Adorei as montanhas muito lindas!Deve ter sido bem legal andar com os cães...

Abraços Luiza.

Elfrida said...

Achei seu blog procurando informações sobre Aachen. Como são inúmeros posts, seria possível me informar em qual deles há informações sobre o que ver e fazer em Aachen? Inclusive informações sobre a localização do outelet da Lindt (é nno centro, é longe do centro, onde se localiza?)
Elfrida

Joaninha Bacana said...

Oi Djalma,
Bem-vinda ao blog :-)
Na barra lateral da direita há um bloco chamado 'Categorias'. Lá, é possível clicar em 'Alemanha - Aachen'. Ou use esse link aqui:
http://joaninhabacana.blogspot.com/search/label/Alemanha%20-%20Aachen
Se você tiver perguntas, é só mandar para o meu email (joaninha.bacana@googlemail.com).
O outlet da Lindt nao é longe do centro (uns 20 minutos caminhando do centro - por exemplo, do Dom, que fica no Katschhof).
Endereco: Süsterfeldstaße 130, 52070 Aachen. No verao está aberto de segunda a sexta, das 9h as 18h. No sabado jah fecha as 16h.
http://www.lindt.com/de/swf/ger/service/verbraucher-service/werksverkauf/
Abracao, Angie

Live from Germany said...

Angie, que maravilha menina!!
Babei com essas fotos!! E o passeio com os huskies!! Só vou te contar uma coisa: se eu tivesse que "encoleirar" sozinha o huskie pro passeio, íamos ficar os dois curtindo a paisagem local... hehehe