Sunday, June 20, 2010

Próximo Destino: Lulea

De Umea fomos, pela E04, até Lulea. A primeira parada foi em Skelleftea, mas nao achamos nada de interessante para olhar (e nem um café aberto). Entao fomos até Pitea onde, de acordo com o meu guia, havia uma pequena kyrkstad datada do início do século 15. Foi bem difícil de achar porque a kyrkstad nao ficava bem em Pitea, mas sim em Öjebyn (parte da 'grande' Pitea), mas no fim, depois de perguntar para algums locais (algums falavam inglês, outros nao), achamos a cidadezinha :-)

No caminho, tirei uma foto (do carro mesmo) dessas cabaninhas no meio das plantacoes. Havia várias no mesmo campo. Alguém sabe para que elas servem?


As kyrkstads (ou vilarejo da igreja) eram várias casinhas de madeira construídas ao redor da igreja. Antigamente era obrigatório, por lei, participar do culto. As pessoas que moravam até 20km de distância da igreja deveriam ir toda a semana, e as que moravam mais de 20km de distância, deveriam ir a cada duas semanas. Devido a distância, e ao tempo de viagem (isso já valia para o início do século 15, entao 20km nao era tao rápido assim de se fazer!), os fazendeiros construíam uma casa ao redor da igreja, podendo dormir com a família aí e voltar para a fazenda só no dia seguinte. Essas casas, ainda hoje, sao de propriedade privada. Algumas sao usadas para o mesmo objetivo (para que o fazendeiro e sua família tenham um lugar para ficar quando vem para a cidade), e outras sao usadas como casa de campo por famílias morando em cidades maiores. Elas sao uma gracinha :-)

As cores coloridas das casas com o céu azulao davam um lindo contraste!

Todas super pertinho uma da outra! Isso explica que, quando havia um incêndio numa cidadezinha dessas, queimava a cidade inteira!

Ainda hoje há moradores nas kyrkstads

Ninguém em casa... Algumas delas sao também usadas como museu para mostrar como eles viviam antigamente. Em maio, obviamente, todos fechados :-) Em compensacao, nenhum turista pelas ruazinhas :-)

Algumas com a cor natural da madeira

Também visitamos a igreja (com a torre ainda do século 15) por fora...

... e por dentro.

Parece uma cidadezinha de brinquedo :-)

Tchau, Pitea!

De Pitea, fomos até a Gammelstads Kyrkstad de Lulea, que é a maior e mais bem conservada. Ela também é patrimônio da Unesco. Nós achamos a de Pitea mais bonitinha, mas ambas valem a visita!

Mais de 400 casinhas ao redor da igreja! Elas também ainda sao habitadas hoje em dia

Quando será que vem o leiteiro? :-)

A igreja datada do início do século 15...

... com o seu portal (olha o telhadinho lá em cima com o sino!)

Em cada cidade, havia também o armazém ou depósito da comunidade. O da Gammelstads Kyrkstad de Lulea foi construído em 1790, e era usado para abrigar o dízimo que os fazendeiros pagavam para a igreja. Em 1836, ele mudou de funcao: passou a abrigar os graos que sobravam quando as colheitas eram muito boas em algum ano - uma espécie de seguro para os fazendeiros.

Entrada do déposito da comunidade - ou sockenmagasin

O prédio...

... elevado do chao (provavelmente para proteger contra os ratos).

Surpresa! Mesmo sendo maio, uma das lojinhas estava aberta! Mas cafés e restaurantes, nao :-)

Assim que terminamos a visita, fomos direto ao nosso hotel em Lulea para dar uma descansada. De tardezinha, demos uma caminhada pela cidade, jantamos, e cama. Já a essa altura, era difícil dormir sem cerrar todas as cortinas: mesmo tarde da noite, ainda era dia :-)

Igreja em Lulea: na nossa chegada e...

... continuando a brilhar as 22h.

Vista do nosso hotel: ficamos novamente num Elite. O nosso quarto havia sido recém renovado, e era bem charmoso

Num café...

... aproveitamos para 'almocar': muffins e cappuccino :-)

Sinaleira para bicicletas :-)

Sim, confirmado, estamos em Lulea :-)

O cais de Lulea

E o restaurante do jantar: Cook's Krog. Como dentro era bem escuro, acabei nao tirando fotos. A mesa em que ficamos era bem pequena, e num movimento eu quase derrubei tudo no chao (pimenteiro, cálice, garrafa de água). Gracas que namorido salvou a situacao e conseguiu, de algum modo milagroso, segurar tudo :-) A comida estava deliciosa, sendo a especialidade carnes

7 comments:

Silvinha said...

Uma graça Pitea e Lulea! Essa viagem foi realmente diferente :)

Beijo!

Mi said...

as casinhas todas tao coloridinhas! uma graca! =) bjs!

Mariane said...

Eu e a vó Ila acabamos de ler o teu blog. Tudo muito LINDO!!!!Ela perguntou se ninguém se interessa em viajar para a Rússia. Podes responder????!!!
Beijos Mary e vó Ila

Oscar said...

Angie

Estou adorando seus posts!! Estou viajando para a Suécia a cada Post, nao vejo a hora de vcs chegarem ao circulo polar artico :D
As cidades como vc beem falou parecem de brinquedo :D

Anonymous said...

oiiiiiii... adorei mais este capítulo... e a vó Ila está com o mesmo pensamento que eu... hehehe... :) bjinhos, Mí

Katia Bonfadini said...

Que viagem deliciosa, Angie! Amo essas paisagens rurais, essas casinhas fofas bem coloridinhas e com janelas pequenas e as igrejas suuuuper antigas! Tô babando... o difícil é pronunciar os nomes dos lugares, né? Bjs!!!!!!!!

luana(frederico). said...

Essa viagem foi realmente diferente das que fazemos diariamente.Estas casinhas em redor da igreja,nunca vi só você mesmo.
Beijos Luana