Tuesday, June 8, 2010

Segunda Parada: Helsingborg

No dia seguinte, cedinho, tomamos café da manha e lá fomos nós, em direcao a Suécia. Pegamos o ferry da Scandlines de Puttgarden até Rodby (Dinamarca), de onde rodamos até a ponte de Oresund (de acordo com o wikipedia, maior ponte rodoferroviária da Europa) - na verdade, ela é constituída de uma combinacao de túnel + ponte. No caminho, uma linda paisagem, com céu azul contrastando com o colorido das colzas (colzas? Acho que é esse o nome da flor que se faz o óleo de canola, ou?)

Foto tirada do carro: campos e campos de colzas

Uma ponte legal (nao sei o nome)...

... a caminho do ferry.

A travessia com o ferry demorou meia hora. O carro fica guardadinho no porao do navio, e as pessoas ficam na área de lazer, aproveitando o duty free ou os barzinhos e restaurantes. O barco estava relativamente vazio e tranqüilo (contrastando bastante com a viagem de volta).

Vai-e-vem dos ferries: enquanto nós estávamos em um, outro já estava voltando para a Alemanha

Depois de algum tempo dirigindo na Dinamarca, chegamos na ponte de Oresund (que liga Copenhague a Malmö): a primeira parte da ponte é um túnel!


Primeira parada da viagem: Malmö, a terceira maior cidade da Suécia. Principal atracao: a Altstadt (ou cidade antiga), com seus prédios antigos e pracas com vários cafés e restaurantes. Estava chovendo muuuuuuuito, entao decidimos fazer um passeio curto e deixar para ver mais da cidade na nossa volta em duas semanas.

Prédio da prefeitura (1546)

Stortorget - praca da prefeitura onde ficavam vários prédios legais como...

... a farmácia Lejonet do século 16!!!

Lá vem a banda!

Achei muito fofa essa protecao para o selim das bicicletas: parece uma touquinha de banho para nao molhar o cabelo :-)

Sim, confirmado, estamos em Malmö


Cabine telefônica no meio da Lillatorg, outra praca com vários bares e restaurantes

... assim como um mictório para emergências masculinas.

Agora, o legal mesmo da Lillatorg é que ela dá acesso ao Form Design Center...

... que fica num pátio interno com casinhas bonitinhas e um bar legal (muito mais agradável de se sentar e tomar algo do que nos bares turísticos e lotados da Lillatorg)

... com direito a um banco de praca diferente :-)

Clogs ou tamancos suecos - esses coloridos pareciam muito fofos, ainda mais num dia cinzento e chuvoso :-)


Depois de algum tempo caminhando, com frio e embaixo de chuva, resolvemos entrar num restaurantezinho em frente a um parque. Pedimos o prato do dia (eu tinha lido no guia que vários restaurantes na Suécia fazem um super preco para o almoco, cobrando quase o dobro para a janta), e adoramos: batatas cozidas, salmao grelhado e rucula. Aliás, as batatas sao outro capítulo a parte: que delícia, nao sei o que eles fazem mas as batatas cozidas que comemos por lá tinham um sabor maravilhoso! Dava gosto de comer puro, sem nenhum molho. E viva as potatis suecas!!!

Pausa para o almoco - nao lembro o nome do lugar...

... mas o prato do dia estava excelente!!!

De Malmö, seguimos até Helsingborg (rodovias E20 e E4) para o nosso hotel. A localizacao era central, mas o hotel em si foi furada (pelo tripadvisor já tínhamos percebido que seria, mas como todos os demais estavam reservados, nao tivemos escolha...). A decoracao do quarto até que era bonitinha e dava para ver que o quarto tinha sido renovado a pouco tempo. Mas o banheiro era meio estranho (parecia banheiro de hospital, se é que isso é descricao). E a furada mesmo é que a janela do nosso quarto dava para o pátio interno do hotel (ou seja: cortinas fechadas o tempo inteiro para o quarto nao virar vitrine para as outras janelas... odeio isso!) onde das 18h às 23h aconteceu uma festa de arromba de uma empresa: com direito a musica ao vivo ecoando no nosso quarto a toda! Aaaaaargs!!! Eu liguei para a recepcao pedindo para trocar de quarto, mas todos os outros estavam ocupados e aquele era o único disponível. Achei de última que, no momento do check-in, eles nao nos avisaram que teria uma festa e muito, muito barulho ecoando no nosso quarto até 23h. Mas, nao dá nada: entre o horário da janta e o horário de dormir (que, devido as condicoes, estabelecemos que seria 23h, hehehe), sentamos juntos e fizemos o roteiro para a nossa viagem.

Elite Hotel Marina Plaza - o nome era muito, mas muito mais pomposo que o hotel em si
Prédio da prefeitura de Helsingborg

Pausa para um café no prédio do Grand Hotel

Para onde vou, para onde vou?

Subida até a torre de Kärnan...

... onde se tem uma ótima vista...

... da cidade (com direito a ver a Dinamarca ao fundo quando os dias assim o permitem)

Kärnan - a torre central que fazia parte de uma fortaleza construída lá por 1300 e usada até 1658 pelos dinamarqueses (quando esses foram expulsos de Helsingborg e os suecos tomaram conta)

Grrrrr...

Nao, nao éramos os únicos passeando na chuva...

Achei muito fofa essa estátua na frente de uma igreja

Para jantar, queríamos ter ido no Gastro (com ótimas recomendacoes), mas já estava lotado. Entao fomos de La Petite: um pequeno restaurante francês, com decoracao meio duvidosa (deteeeeeesto flores de plástico!), mas com uma comida muito, muito deliciosa!


No caminho de volta ao hotel, uma placa num prédio explicando que Ingmar Bergman (1918 - 2007) comecou sua carreira profissional no Helsingborg's City Theatre, trabalhando no teatro da cidade entre 1944 e 1946. Vivendo e aprendendo!

De volta ao hotel, bateu uma deprê e um cansaco total. Por sorte, foi em turnos: primeiro em mim, depois em namorido. Entao enquanto um 'trabalhava', o outro 'descansava' :-) No guia de viagens da Allianz Reiseführer havia uma dica de roteiro para se conhecer o norte da Suécia. Entao a primeira parte do planejamento, feita por namorido, foi colocar o nome das cidades no google map e calcular as distâncias para ver se seria viável fazer tudo de carro em 17 dias ou nao. Quando ele comecou a procurar por hotéis, bateu o cansaco: estava super difícil de achar, e nao havia quase nada disponível (nós nao sabíamos, mas em maio muitos hotéis fecham por nao ser época de turista). Entao, munida de tripadvisor (obrigada, Silvinha! A dica que você me deu do tripadvisor a dois anos atrás vale oooouro!) e uma grande dose de paciência (até porque dormir nao dava devido ao barulho da festa - que raiva!), achamos e reservamos hotéis para todos os dias da viagem (bendita internet de graca no hotel, e bendito laptop que levamos junto!). O roteiro final, baseado totalmente no do livro (até porque nao tínhamos tempo nem vontade de montar um roteiro totalmente novo) ou na disponibilidade dos hotéis, ficou assim:

Dia 16: de Helsingborg até Gimo (671 km)
Dia 17: Gimo novamente (pausa para se recuperar dos 600km do dia anterior)
Dia 18: de Gimo até Sundsvall (303 km)
Dia 19: de Sundsvall até Umea (264 km)
Dia 20: de Umea até Lulea (270 km)
Dia 21: de Lulea até Kiruna (342 km)
Dia 22: Kiruna novamente
Dia 23: de Kiruna até Jokkmokk (214 km)
Dia 24: de Jokkmokk até Vilhelmina (adorei esse nome!) (371 km)
Dia 25: deVilhelmina até Ostersun (228 km)
Dia 26: de Ostersun até Orsa (307 km)
Dia 27: de Orsa até Aspa Bruk (338 km)
Dia 28: de Aspa Bruk até Malmö

Roteiro do guia Schweden - Allianz Reisenführer

Nosso mapa e os dois guias: o mapa era ótimo mas os dois guias eram muito, muito fracos!

Quanto aos hotéis, uma dica sao os que fazem parte do Countryside Hotels. Eles normalmente ficam em prédios históricos (como mansoes ou castelos) cheios de personalidade e charme. Nem sempre eles sao os mais confortáveis (isolamento acústico e o tamanho do banheiro sao requisitos que nem sempre sao fáceis de adaptar em prédios antigos), mas nao dá para se ter tudo :-) Infelizmente os hotéis que fazem parte do countryside estao localizados quase todos no sul ou centro do país, entao acabamos ficando somente em três (com ótimas tarifas, visto que estávamos totalmente fora da estacao turística): mas gostamos bastante nos que ficamos!

E, de planejamento finalizado e com hotéis reservados, lá fomos nós para a caminha - mais calmos, mais tranquilos, e curiosos para conhecer os lugares cujos nomes (pelo menos da maioria) nunca tínhamos ouvido falar antes!

7 comments:

Silvinha said...

Vocês conseguiram organizar tão bem, mesmo indo no impulso. O roteiro promete super fotos, adorei a Altstadt de Malmo!

A 1a foto, dos campos de colzas, foi tirada do carro mas parece uma pintura. Linda!

E o TripAdvisor é salvador, né? Livra de cada roubada :D

Beijo!

Marcia H said...

Angie,
é a terra e as espécies que fazem as batatas especiais.
O bom de festa na Suécia é que 23 horas já está todo mundo bebado e a festa acaba rsrsrs

bjsss

Oscar said...

Muito legal!! Mas é uma droga quando chove no meio da viagem!! Mas como diz o ditado quem está na chuva é para se molhar o negócio é pegar um guarda chuva e conhecer o que dá!
As Colzas se for o Raps (Alemão) é a Canola sim!! Olhando o nome das cidades da Suécia que aparecem na lista de destinos parece que estamos falando do nome dos produtos do IKEA. Rsr
Bjo

Joaninha Bacana said...

Hahaha - Oscar, eu nao tinha me tocado do nome dos produtos Ikea, é verdade!!! :-)

Marcinha, as batatas sao taaaaaaao boas!!! Quis trazer um saco junto mas o Roger se recusou a trazer batata para a Alemanha, hahaha.

Silvinha, cada vez que a gente escapa de uma furada por causa do tripadvisor, eu penso baixinho 'santa-dica-da-Silvinha!' :-)

Beijoooos!

Anonymous said...

lindas fotos... estou adorando... bjinhos, mí

Mi said...

que delicia ver as fotos da ponte e da travessia de barco! nos fizemos esse percurso de carro tb, logo depois que nos conhecemos. Foi nossa 1a viagem juntos ;) que saudades. Direto do tunel do tempo...faz 8 anos! hehe bjs!

Katia Bonfadini said...

Que delícia de viagem... estou lendo os posts de trás pra frente, mas de olho em cada detalhe!!!!! Como é bom viajar por conta própria e pesquisar bastante! Fico encantada com os restaurantes que vocês descobrem durante as viagens e os pratos lindos e super elaborados que eperimentam!!!! Que cidade fofa, que fachadas lindas! E eu adoro registrar essas curiosidades como o mictório público e o banco da praça ondulado. Sou fanática por detalhes!!!!!!!!!! Angie, parabéns por escrever tão bem e nos deliciar com essas fotos e textos tão gostosos de ver e ler! Bjs!