Saturday, August 21, 2010

De Volta ao Passado: Estocolmo em Janeiro de 2006

A primeira visita a Estocolmo foi feita com o clube da Luluzinha em janeiro de 2006. Minha mami e minha irma estavam me visitando em Düsseldorf (onde morei de 2002 a 2007), entao resolvemos viajar um pouco e conhecer a capital da Suécia também. Nesse meio tempo, a prima de uma grande amiga minha estava visitando-a em Düsseldorf também, e assim resolvemos ir todas juntas explorar Estocolmo por um final de semana. Em janeiro. No inverno. No frio. Porque quem tá na chuva é para se molhar (ou congelar. Literalmente, hehehe).

Do aeroporto fomos até o centro com o prático trem Arlanda Express (que pára na Estacao Central). Como reservamos tudo com antecedência, e fora da alta temporada, conseguimos um ótimo preco para ficar no Hotel Sheraton (que fica numa localizacao super boa, pertíssimo da Gamla Stan e das atracoes turísticas da City).

Sheraton Hotel Estocolmo: o prédio por fora nao é nada charmoso, mas os quartos eram super confortáveis, e o café da manha uma delícia


Estocolmo é a maior cidade da Sueca e está espalhada em 14 ilhas (aliás, isso é algo que eu só me dei conta quando visitei a cidade: nao achei que ela estaria dividida em ilhas). As maiores ilhas (como City, Gamla Stan, Djurgarden) estao ligadas por pontes, entao é tranqüilo ir de uma parte para a outra. Além disso há linhas de metrô que interconectam algumas das ilhas, passando por baixo da água (mais precisamente, pelo lago Mälaren encontrando-se com o Mar Báltico).


Como estava muuuuuito frio (principalmente o vento cortante), uma das alternativas de passeio foi com os ônibus panorâmicos que passavam pelos principais pontos turísticos

As cores do inverno: quase um quadro impressionista :-)

Frio, muito frio (só dava para agüentar fantasiada de Michelin). Ponte de acesso ao Djurgarden. Eu estava numa fase tanzteather nessa época :-)

Prédios belíssimos por toda a parte. Esse é o do Royal Dramatic Theater.

Para curtir Estocolmo no frio, fomos a alguns museus. Esse é o Nordiska Museet (em Djurgarden), com exposicao da vida sueca de 1520 até hoje. Com direito a roupas e moda, decoracao, arranjos de mesa, casinhas de boneca, quadros e muito, muito mais. O museu é enorme!!! Foi fundado por Artur Hazelius, o mesmo que fundou o museu Skansen (que fica fechado no inverno - mas ele é história para um outro post :-) )

E outro museu legal de se visitar no inverno: o famoso Vasamuseet, com o navio de guerra Vasa. O navio afundou a 100 metros da costa, na viagem inaugural, matando 50 pessoas. Em 1961, o navio foi tirado do fundo da água, sendo que os trabalhos de renovacao demoraram 17 anos para deixar ele inteirinho novamente!!!

Agora visitando Gamla Stan: mami e Mary dando o abano real na frente do Riksdagshuset, o prédio do parlamento sueco


Ainda em Gamla Stan, a Stortorget - praca mais antiga de Estocolmo e onde aconteceu o 'banho de sangue de Estocolmo' (quando Christin II, em 1520, mandeou decapitar todos os políticos opostos ao seu regime). Lá no fundo, mami e eu (sim, eu definitivamente estava na fase do Tanzteather, hehehe)


No frio, nada como um chá quente (e um docinho): Sundbergs Konditori (número 83 na Järntorget) - a confeitaria mais antiga de Estocolmo, datada de 1785.


À noite, com o frio, nada melhor do que um espetáculo indoors. Assim fomos assistir o musical 'A Bela e a Fera', com o detalhe dele ser cantado em sueco :-)

A primeira visita no inverno deu gostinho de quero mais. Em setembro do mesmo ano, dessa vez com namorido (que conheci em marco de 2006), lá fomos nós, desbravar Estocolmo no finalzinho do verao. E com direito a muitas, mas muitas mais fotos. Mas isso já é assunto para o próximo post :-)

1 comment:

Silvinha said...

Que legal conhecer um pouquinho de Estocolmo. Quero mais :)

Beijo!