Friday, December 10, 2010

Route des Chateaux - Três Fronteiras: Castelo Beusdael

Morando em Aachen, fazemos parte da regiao das três fronteiras (région des trois frontières ou die drei grenzen): Alemanha, Bélgica e Países Baixos. O que nós nao sabíamos, e ficamos sabendo atrás de um documentário na televisao, é que essa regiao possui uma rota de castelos (Kastelenroute ou Route des Chateaux), com mais de 20 castelos na regiao.

Assim, aproveitando um belo domingo de sol em novembro (dia 21, para ser mais exata), namorido e eu saímos para conhecer um dos castelos. A rota inteira mesmo acho que vamos fazer só no verao, no quentinho e com sol :-)

O castelo escolhido fica a 25 minutos de casa, em Sippenaeken (na Bélgica): Beusdael.

Como ele é propriedade privada (quem será que mora num castelo? Ou será somente uma 'casa' de verao? :-) ), a visitacao nao é possível. Mas da estradinha mesmo é possível ver bem o castelo por fora.

Do alto da colina, o castelo Beusdael ao fundo

E agora a lateral

O cartazinho dá uma pequena explicacao, e avisa no final: nao passe desse ponto, esse castelo tem dono!

E os fundos do castelo


O castelo Beusdael (ou Kasteel Beusdael) surgiu no século 14 (conforme relato daqui), propriedade da família Van Beusdaal. Da mao deles, ele foi transferido para várias outras famílias (através de heranca ou casamento), até parar nas maos do Conde Florent d'Oultremont no século 19. Em 1882, ele fez algumas alteracoes no castelo, como construir uma pequena capela, e um portao com uma nova ponte dando acesso ao castelo (aliás, sim, ele é todo cercado por água). Quem coordenou esses trabalhos foi o arquiteto de Bruxelas Janlet. Quando o conde morreu, o cstelo foi vendido (em 1921) para Wilhelm Huyzer. E ele fez algo mega macabro: mandou embalsamar a sua jovem esposa falecida e pôs ela num caixao com uma tampa de vidro no porao, embaixo da capela. O caixao permaneceu nesse lugar até 1934.

Hoje o castelo pertence a família Antoine, que o comprou em 1976.


Depois de vermos o castelo, ainda na regiao das três fronteiras, fomos até os Países Baixos para tomar um cappuccino, num café/restaurante com uma vista linda e um ambiente muito gostoso, especialmente no inverno. Nunca provamos a comida, mas a vista compensa a visita, nem que seja somente para um café :-)


Por dentro. No cardápio do almoco, torrada de queijo e presunto (€4,75), quiches, saladoes e afins. Mas é possível também somente tomar um café ou uma cervejinha :-)

Por esses janeloes, dá para curtir a vista que vai looooonge

Mesmo sendo perto do meio-dia, velinhas para trazer um pouco de aconchego ao inverno que veio com tudo!

Decoracao da mesa: adoro essas frutinhas vermelhas em vasinhos :-)

5 comments:

Marcia H said...

mas vcs descobrem é coisa, heim

que lugar bonito esse

Clarinha ama castelos

tô melhorando

bjss

Márcia Cobar said...

Angie, também acho um mimo estas frutinhas sobre a mesa! E as velinhas então? Super charmosas!
Linda a rota dos castelos!
Bjim
Márcia

Silvinha said...

Adorei este passeio, amo ver castelos. Eu moraria em um facil, facil, hehehe

Beijo!

Angela said...

Olá Angela, que lugares maravilhosos! Adoro castelos. Já estao na nossa lista! Beijos

Patricia de Camargo said...

Vc está no Twitter???
Adorei a dica! beijos