Friday, October 8, 2010

Visitando Berlin em Setembro de 2010 - parte I

Uma viagem de final de semana que fizemos em setembro foi para Berlin. Namorido já havia ido duas vezes anteriormente, eu também (né, Mi? :-) ). Assim, os principais pontos turísticos já haviam sido desbravados: Brandenburger Tor, Reichstagsgebaüde, castelo Charlottenburg, Postdamer Platz, Checkpoint Charlie (incluindo o Museu), a avenida Unter den Linden, Gendarmenmarkt, Pergamon-Museum, Gedächtnis-Kirche, Ópera, Filarmônica, entre outros. O que ficou faltando para mim (namorido já havia visitado, mas nao se importou de visitar novamente :-) ) foi o memorial judeu e o East Side Gallery. Outra atracao que queríamos visitar era Potsdam e o castelo Sanssouci - mas esse acabou ficando para uma próxima viagem. No último dia em Berlin, fiquei super gripada, e resolvemos curtir o dia em relax mode.

Um tchan dessa viagem foi que tivemos a oportunidade de conhecer uma querida amiga virtual (e sua família) que acompanha o meu pequeno bloguito desde o início :-) Fomos convidados para jantar na sua casa no sábado, com uma verdadeira orgia gastronômica preparada por ela (as entradas estavam uma delícia, namorido ainda está sonhando com o queijo, e eu com a sobremesa :-D ). Obrigada, Silvinha, Vini e Lumpy, pelo convite! Adoramos ter conhecido vocês, e foi uma noite ótima :-D


A viagem para Berlin comecou com o vôo (Lufthansa) na sexta-feira de manha (de Düsseldorf a Berlin). No vôo, uma surpresa: eu estava conversando com namorido, quanto a aeromoca gentilmente passa com o carrinho de bebidas, se vira para mim e pergunta: 'Frau Werner, o que a senhora gostaria de beber?'. Como é que ela sabia meu nome?!!! Resolvemos que devia ser porque eu sou muuuuuuito famosa e pronto, hehehe :-D

Chegando em Berlin pertinho do meio-dia, fomos primeiro para o hotel deixar as malas e depois saímos para almocar. Como reservei com antecedência, conseguimos ótimos precos para ficar no Steinberguer Hotel, pertíssimo da Kurfürstendamm (e pertíssimo do restaurante que estávamos curiosos para conhecer no horário do almoco - mas isso eu conto no próximo post). A nossa reserva nao dava direito a café da manha, mas assim aproveitamos para fazer essa refeicao fora do hotel e conhecer novos lugares. Uma das dicas (mas eu demorei muito tempo para descobrir, e acabei nao conseguindo reserva) é tomar café da manha (das 9h às 10h) no restaurante Käfer, que fica na cúpula do Reichstagsgebaüde. Para visitar a cúpula, há sempre uma fila enorme. Mas, tendo-se reserva para o Käfer, é só apresentar a reserva impressa na recepcao e entrar direto! Nada de fila!!! Além disso, a primeira vez que eu subi na cúpula (depois de ficar uma hora na fila!), eu fui nesse restaurante para tomar um café, e a vista de Berlin era linda! Pena que nao conseguimos reserva dessa vez, mas fica a dica :-)

Na Budapester Straße, saindo do nosso almoco, demos de cara com o Berlin's Mengenlehrer Uhr ou Set Theory Clock. Criado em 1975 por Dieter Binninger, foi o primeiro relógio no mundo que mostrava as horas através de campos iluminados e coloridos :-) O relógio mostra a hora através do princípio de Set Theory (ou Mengenlehre). Para quem está interessado (porque eu nao tinha a menor idéia de como ver a hora nele): a primeira linha contém quatro campos vermelhos. Cada campo representa cinco horas. A segunda linha também possui quatro campos vermelhos. Cada campo nela representa uma hora. Desse jeito, o relógio pode mostrar as 24 horas :-)
Na terceira linha, há campos amarelos e vermelhos. Cada um deles representa cinco minutos. Na quarta linha, cada campo amarelo representa um minuto.
E agora a pergunta: vendo a foto abaixo, que hora saímos do nosso almoco, hem, hem? :-)



De tarde, depois de uma bela siesta, demos uma volta pela Kurfürstendamm e aproveitamos para conhecer a KaDeWe por dentro (eu nao conhecia :-) ).

Escultura 'Berlin' na Kurfürstendamm, de Brigitte e Martin Matschinsky-Denninghoff

A grande loja de departamentos...

... KaDeWe :-)

E de noite saímos para nossa segunda orgia gastrônomica em Berlin. Mas isso também é assunto para outro post :-)

3 comments:

Márcia Cobar said...

Angie, adorei a dica do café no Reichstagsgebaüde! E o parque Sanssouci é um colosso, numa próxima oportunidade vá mesmo, a cidade tb é fofíssima!
Ah, que legal teres conhecido a Silvinha pessoalmente! É tão legal!!! Eu e Michi adoramos conhecer vc e o Namorido!
Beijos e Feliz 2011!
Márcia

Silvinha said...

Esta viagem de vocês foi a de que eu mais gostei em 2010 inteiro! hahaha

Foi muito, muito, muito bom conhecê-los :)

E como você nunca havia entrado na KaDeWe? O templo de consumo de Berlin ocidental *_* hehe

Beijo!

Nina said...

Entao vc conheceu a linda Silvinha, finalmente? que mágico!!!!

Ooohh eu adoro Berlim, acho uma cidade tao cheia de vida e história, mas estive lá só uma vez, quase estaria uma segunda, ano passado,pra ver Rammstein, que adoro!! mas estava grávida, ai seria demais encarar aqueles malucos com seus shows encandescentes.rsrs.

bjs Frau Werner :-)