Tuesday, October 12, 2010

Visitando Berlin em Setembro de 2010 - parte II

No sábado de manha, aproveitando as ótimas dicas da super Silvinha :-) , fomos dar uma volta no Nikolaiviertel e, depois, conhecer o Hackescher Markt (e os Hackeschen Höfe).

Fomos de metro...

... até a Klosterstrasse...

... para visitar o Nikolaiviertel, o primeiro passeio do dia :-)

O plano inicial era, antes do passeio, tomar café da manha no Anna Blume (que, conforme a descricao na internet, é famosa pela grande escolha de bolos artesanais, deliciosos crepes e grandes cafés da manha). Mas, infelizmente, havia trabalhos entre as linhas de metro, e precisaríamos pegar um ônibus e mais um metrô para chegar lá. Ficamos com preguica, e acabamos tomando café da manha num café delicioso, exatamente na saída do nosso metrô. O nome? Esqueci de anotar :-)

O ambiente

Nossos cappuccinos, e o café da manha de namorido (baguete)...

... assim como o meu: sanduíche integral de peito de peru com tangerina em conserva (o sabor da tangerina com o peito de peru ficou uma delííícia!!!)

Depois do café da manha, caminhamos em direcao ao Nikolaiviertel.

No caminho, a prefeitura vermelha ou Rotes Rathaus (que deve o seu nome a cor dos tijolos), construída entre 1861 e 1869.

E a torre da tv, ou Fernsehturm: com seus 368 metros, é uma das mais altas 'estruturas' da Alemanha (e da Europa!)

Prefeitura com a torre ao fundo :-)

O Nikolaiviertel é o bairro que fica no 'coracao' de Berlin, e foi fundado em 1200. Ele foi destruído na Segunda Guerra Mundial, ficando intactas somente parte da igreja St.Nikolai - ou Nikolaikirche (fundada em 1230, e portanto a igreja mais antiga de Berlin), assim como a Knoblauch-Haus (que hoje é um museu). Em 1987, o bairro inteiro foi reconstruído e, conforme o meu guia (Berlin - Marco Polo), ficou um pouco com a aparência dos prédios da Disney (mas espelhando a Berlin antiga :-) ).

Nikolaikirche

Há alguns anos atrás, eu já tinha visitado esse bairro, mas no frio do inverno. Passando na frente da Knoblauch-Haus (literalmente traduzida para Casa do Alho), fiquei curiosa de conhecer o museu - mas minha curiosidade nao foi saciada, visto que, na ocasiao, ele estava fechado. Dessa vez, tivemos mais sorte, e pudemos entrar para conhece-lo. A propósito, a entrada é grátis :-)

Museum Knoblauch-Haus na Poststraße 23

Porta de entrada. Estava com essa aparência de fechada, mas era só aparência, pois nao estava trancada

O museu mostra aposentos e móveis do século 19, de propriedade da famíla Knoblauch. Apesar do museu ser pequeno, é interessante, principalmente para quem gosta, como eu, de ver como os aposentos eram decorados no passado :-) A casa, da distinta família Knoblauch :-) , recebeu ilustres visitantes no passado, como Lessing e Wilhelm von Humboldt.

Museu por dentro - sim, é possível fazer fotos :-)

Dois símbolos do Nikolaiviertel juntinhos: Nikolaikirche e Knoblauch-Haus

E, olhando para o chao, uma tampa de bueiro personalizada, com símbolos de Berlin :-)

Aliás, falando em bueiros, uma matéria na tv alema mostrou recentemente porque a tampa de bueiro é redonda :-) Resposta: porque nao importa como ela seja encaixada, ela nunca poderá cair 'cano abaixo' (por exemplo, uma tampa quadrada poderia cair pelo cano se fosse posta na vertical e na diagonal), sendo um item de seguranca para os funcionários que precisam descer e verificar o submundo das cidades :-) Momento cultura inútil no Joaninha Bacana, hehehe.

Como o dia estava lindo, com céu azul e nao muito frio, decidimos dar uma boa caminhada :-) Assim, do Nikolaiviertel, fomos em direcao a catedral de Berlin (ou Berliner Dom), seguindo o rio Spree.

Rio Spree, com a Berliner Dom ao fundo

No caminho, monumento a Marx e Engels na praca Alexander. Conforme a foto de namorido, um é cego e o outro é mudo :-)

Antes de chegarmos ao Dom, demos uma rápida entrada no saguao do Radisson Blu Hotel para vermos o AquaDom, o maior aquário cilíndrico (25 metros de altura, um milhao de litros de água salgada) do mundo!!! É impressionante! Pelas fotos nao é possível ver, mas ao vivo dá para ficar horas vendo o movimento dos peixes no enorme cilindro!

O Aquadom...

... de pertinho :-)

Saindo do hotel, à direita, a Berliner Dom
A imponente entrada

Continuando o passeio, fomos em direcao a Ilha dos Museus.

O Altes Museum - conforme wikipedia, maior e mais importante museu do mundo no campo da arte antiga da Grécia, Roma e Etrúria

O Alte Nationalgalerie, que estava com uma instalacao de tampinhas de alumínio na entrada

Olha eu, dando tchauzinho das escadarias do Alta Nationalgalerie :-)

E, enquanto namorido tirava fotos, eu também fazia arte :-) De pessoas paradas...

... ou se movimentando :-)

Da colecao de tampas de latas velhas que fazia parte da instalacao na entrada do museu

Ou da anjinha, que protegia, muito serena, o prédio :-)

Saindo do museu, e passando pelos jardins, fomos agora em direcao ao Hackescher Markt e os Hackesche Höfe

O Hackescher Markt é conhecido por ter inúmeros barzinhos e restaurantes.

Do Hackescher Markt fomos em direcao ao Hackesche Höfe. Ele é constituído por oito pátios interligados (tem até mapinha na parede para se achar :-) ). Conforme wikipedia, é também um belíssimo exemplo da arquitetura art nouveau, cujo primeiro pátio foi projetado por August Endell, famoso arquiteto alemao do início do século XX.

O primeiro pátio - de frente...

... e de costas :-)

Mapinha do Hackesche Höfe

Marcacao dos pátios - pátio nr cinco :-)

Num deles, há uma loja com vááááários objetos dos famosos ampelmann, ou os típicos homenzinhos das sinaleiras de pedestre em Berlin :-)

Na saída do Hackesche Höfe, pavimentos lembrando o nome de pessoas que aqui moravam e foram levadas a campos de concentracao :-( Porque o passado precisa ser lembrado para nao se repetir jamais :-(

Atravessando a rua, fomos até o restaurante italiano Ossena (Rosenthaler Str. 42) para almocar.

O ambiente

Azeitonas e paozinho :-)

Eu ataquei de saladao de peito de peru com pinólis [salad Putenbrust mit Pinienkerne]

E namorido foi de rigatone gorgonzolla :-)

Depois do almoco, fomos em direcao ao East Side Gallery, que eu ainda nao tinha visitado. Mas isso é história para outro post :-)

No caminho, uma canalizacao externa toda rosa :-) (com um adesivo muito engracado: sperm pipeline? :-) )

4 comments:

Angela said...

Olá Angela. Lindas fotos. Eu adoro Berlim, seus museus sao de tirar o fôlego. Beijos

Silvinha said...

Ri com o comentario do Roger sobre as estatuas de Marx e Engels em reforma, um é cego e outro é mudo :D

Olha sò a parte do Hackescher Höffe como foi deixado apòs a unificação:

Beijo!

Mi said...

Berlin eh tudo de bom :) fiquei curiosa pra conhecer o Knoblauch museum pq adoro decoração antiga. E achei o maximo saber pq as tampas de bueiro sao redondas...eh algo tao simples e logico, mas alguem realmente pensou no assunto hehe bjs!

Jaboticaba Preta said...

E os preços? Gastaram muito? Percebi que as porções das comidas são bem generosas!