Sunday, April 17, 2011

Em Busca da Cozinha Perdida

[O Ministério da Joaninha adverte: esse post é mega comprido, e totalmente sem atrativos. Mas eu queria escrever de qualquer maneira, só para lembrar de como foi a novela em busca da cozinha perdida :-) ]

Para a nova casa (cuja chave receberemos no final de junho) precisamos planejar e comprar uma cozinha. E desde marco que estamos na batalha, em busca da cozinha perdida :-)

Nós achamos que seria relativamente fácil, pois sabíamos mais ou menos o que queríamos: cozinha branca, brilhante, laqueada, sem nenhum puxador, com bastante espaco para guardar coisas, e de preferência bastante área de trabalho também. O que nao nos demos conta foi a quantidade impressionante de perguntas que se seguiriam!!!

[A propósito, pausa para os agradecimentos: obrigadao pelas super dicas, meninas!!! Beijos para mami, Mary, Sandra e Bettina. Dicas mais do que valiosas, e que foram postas em prática!!!]

Primeira parada: Cozinhas Schmidt (nome mais alemao, impossível :-) ). Antes da nossa viagem ao Brasil, eu já havia agendado um horário para planejarmos a cozinha (com 5 semanas de antecedência, só para garantir que conseguiríamos horário num sábado). Chegamos na loja e... nao, seu nome nao está na nossa agenda. Aaaaaaaaaaaaaaargs! E nao adiantou reclamar: outra cliente já estava agendada e pronto. De qualquer forma, como havia ainda meia-hora livre, a vendedora pegou todos nossos dados, tamanho da cozinha, quais os eletrodomésticos necessários (fogao, forno, máquina de lavar louca, exaustor - ela indicou todos da Neff), qual tipo de torneira queríamos, qual tipo de tampo de trabalho (de vidro!), e remarcamos a visita para terca-feira de tardezinha.

Nesse meio tempo, resolvemos agendar já uma visita a Cozinhas Marquardt, para termos uma segunda opcao de preco. Também aproveitamos a manha para irmos a duas lojas de eletrodomésticos para escolhermos uma geladeira (para termos bastante espaco disponível, resolvemos comprar uma geladeira que nao seja embutida). Com vááários catálogos na mao, adoramos uma de aco escovado da Liebherr, com tres gavetas de congelador, e duas gavetas com temperatura zero para carnes, verduras e afins (aparentemente, conserva os alimentos por mais tempo). O único porém era o espaco para bebidas na porta: só uma prateleira. A que tinha mais de uma prateleira era com uma gaveta de freezer dentro da geladeira e sem a funcao no frost: ou seja, é preciso descongelar manualmente. Depois de muito estudar (nao sabia que havia taaaaaaaantos modelos de geladeira existentes!), resolvemos ficar com a geladeira com no frost, mas com menos espaco para garrafas também.

Na terca de tardezinha, voltamos a Cozinhas Schmidt e recebemos o planejamento. Havia algumas idéias boas, mas nao gostamos da disposicao dos armários e dos eletrodomésticos. Também ficamos em dúvida quanto ao vidro como tampo da área de trabalho: apesar de ficar super bonito, e ser supostamente um vidro especial, tínhamos nossas dúvidas quanto a durabilidade e resistência. O que adoramos, porém, era a possibilidade de colocar um vidro na parede também (entre a área de trabalho e os armários suspensos), numa cor verde maca :-) A combinacao do branco, preto fosco (do vidro da área de trabalho) e do vidro fosco verde maca ficou super bonito!
Quanto ao preco: aaaaargs! Caro, muito caro! Já demos uma chorada imediata, e o preco baixou 10%. Mas, para baixar mais, só falando com o chefe (que, naquele dia, nao estava). Além disso, é necessário dar uma entrada de 30% antes do recebimento da cozinha.
Para levar para casa, recebemos a planta da cozinha planejada assim como todos os precos. Assim que chegamos em casa, demos uma conferida dos precos dos eletrodomésticos na internet: muuuuuito mais caro que comprando nós mesmos (o que é ridículo, visto que, como distribuidores, eles devem receber precos especiais). Ok, vamos para a próxima.

Na sexta de tardezinha, fomos a Cozinha Marquardt. Três horas interminááááveis montando a planta da cozinha. Deu para notar que o vendedor estava comecando carreira e ainda precisava muuuuuito tempo para achar todas as referências dos armários enquanto montava a planta da cozinha no computador (depois de algum tempo, eu queria arrancar o teclado das maos dele, aaaaaargs!). Mas nessas horas namorido tem uma paciência de anjo, e deu as indicacoes de como montar a cozinha ele mesmo. Escolhemos a pia (com espaco para deixar louca secando e num material que nao arranhe - obrigada pela dica, Sandra!), a torneira (com duchinha), as luzes embaixo dos armários suspensos, a placa do fogao de inducao (tô super curiosa para testar!), o forno, o exaustor, a altura da área de trabalho (queríamos uma cozinha mais alta já que namorido e eu somos altos também :-) ), o tamanho dos armários, o armário giratório para aproveitar o espaco do canto, a cor do rodapé, e assim foi. Quanto a area de trabalho, eles nao possuem vidro: entao escolhemos em quartzo, fininho (12mm).
Quando estava tudo pronto, recebemos o preco: 25% mais barato que a primeira cozinha!!!! O que eu também adorei foi que nessa loja nao há pechincha: eles consideram o preco deles justo, e nao há negociacao (isso também é claramente dito). Como eu odeeeeeio gastar tempo tentando pechinchar, adorei!!! Quanto ao pagamento, é todo feito somente na entrega (ou seja, se a empresa quebrar nesse meio tempo, nao perdemos nenhum dinheiro - isso quase já aconteceu conosoco quando compramos a cozinha para nosso atual apartamento).
Quanto aos eletrodomésticos (Siemens), todos eram oferecidos com preco menor do que a internet (o vendedor usou o google na nossa frente para mostrar o preco oferecido por outras lojas).
Saímos da loja também com a planta da cozinha na mao e o preco total. E algumas tarefas, tanto para nós como para o vendedor. Para nós: a cozinha da casa que compramos tem saída de ar para o exaustor? Se tiver saída de ar, é abluft. Se nao tiver, precisa de um filtro para o cheiro: umluft. Além disso, o vendedor nos havia dado dica de um novo fogao de inducao da Siemens que nao possui a marcacao das panelas, só duas placas grandes que dao mais espaco para cozinhar. Será que é bom? Pesquisar! O forte das Cozinhas Marquardt sao os tampos de granito e quartz. A cozinha mesmo é revendida de outra marca: Nolte. Será que a qualidade é boa? Será que há outras lojas que vendem a mesma marca? Será que eles vendem mais barato? Para o vendedor, também uma licao de casa: se comprarmos na loja deles, eles nos arranjam também o vidro verde maca para a parede?

Para responder algumas das perguntas, resolvemos marcar mais duas visitas (haja teeeeempo) em duas outras lojas: Porta (uma mega loja de móveis e que também revende a marca Nolte) e Siematic revendido pela loja Krüttgen (uma marca de cozinha que volta e meia está em revistas de decoracao - provavelmente beeem mais cara, mas queríamos dar uma checada de qualquer maneira).

Nesse meio tempo, conversei bastante sobre cozinhas com a Bettina, minha colega de trabalho. Ela inclusive nos emprestou o livro Clever Küchen kaufen, que dá dicas de como comprar cozinhas na Alemanha (inclusive sobre a negociacao). E, conversando com ela, perguntei sobre o exaustor: melhor abluft ou umluft? Ela respondeu: melhor abluft - o exaustor é mais silencioso, e dá melhor conta de acabar com o cheiro na cozinha. Mas, vocês tem lareira na sala, nao? Eu disse: sim, e? E ela: lareira é considerado fogo aberto. Se vocês instalarem um exaustor com abluft, vao ter que pôr um sensor na janela que, somente quando essa estiver aberta, vocês podem ligar o exaustor. Eu: o que? Ela: sim, caso contrário, se a lareira estiver acesa, o exaustor é tao potente que pode puxar a fumaca do fogo para o ambiente e intoxicar vocês todos.
Vivendo, aprendendo! Esse pequeno detalhe nenhuma das lojas que nós fomos nos disse, mas perguntando depois para os vendedores, todos concordaram (inclusive dois tinham exaustor com abluft em casa, e passaram pela experiência de ter fumaca em toda a casa por nao terem aberto a janela). Depois de várias confabulacoes, namorido e eu decidimos que vamos instalar o exaustor com abluft (aproveitando que a casa já tem abertura externa para isso) e colocar o sensor na janela. O saco é que o exaustor só funciona se a janela estiver semi-aberta (ou aberta). Por outro lado, se tivéssemos só umluft, teríamos que abrir a janela do mesmo jeito para deixar o cheiro ir embora. Entao, no final das contas, tanto faz :-D Como o abluft é mais silencioso, e tira melhor o cheiro, viva o abluft :-D E outro comentário que nao tinha ficado claro para mim: o exaustor para abluft e umluft é o mesmo. A única diferenca é na hora da montagem, quando se decide qual sistema usar :-)

Na próxima semana, fomos na loja Krüttgen para planejarmos a cozinha Siematic. Uma coisa que eu gostei foi que o planejamento nao é feito na hora (ou seja, nao se gastam 3 horas esperando o vendedor colocar tudo no computador). Nós demos todas as referências do que queríamos, o vendedor anota tudo, e depois com calma ele planeja. O resultado final só veríamos na próxima visita - que já deixamos agendada. Como recomendacao do tampo da cozinha, dessa vez nao foi nem vidro, nem quartz, nem granito: foi cerâmica. Fininho (como queríamos), e aparentemente bem resistente (ele pegou um prego e tentou riscar a cerâmica na nossa frente - nem uma lasquinha). Mas será mesmo? Ok, vamos pesquisar (nessa altura eu já estava odiaaaaaaando tampos de cozinha e suas mil e uma variacoes!). Quanto ao tampo de vidro, ele falou que eles haviam trabalhado com, mas pararam: conforme eles, o tampo de vidro brilhoso, nas áreas em que se trabalha mais, fica opaco com o tempo. E o tampo de vicro opaco fica brilhoso (destoando do resto). Ok, ponto negativo para o tampo de vidro. Quanto a cozinha Siematic, fomos olhar algumas em exposicao na loja. Eu fiquei admirada como as gavetas sao pesadas para se puxar. Eu gosto de tocar na gaveta e ela já abrir. Na Siematic, eu tive que fazer forca para abrí-las. Perguntei para o vendedor: é regulável a quantidade de forca necessária para abrir a gaveta? Resposta: nao, nao é. A qualidade do material da gaveta é superior, mas isso também faz que ela fique mais pesada. OK, entao tá, né (ponto muuuuuito negativo para a Siematic). Além disso, o modelo mais simples da Siematic tem um rodapé mega-super-ultra alto - o que acaba roubando espaco de armário. O modelo S2 tem um rodapé normal mas... é bem mais caro :-)
Na discussao com o vendedor sobre a planta (dessa vez nao mostramos a planta da cozinha Marquardt - queríamos ver com que idéias ele viria), ele nos disse: se voces colocarem uma geladeira sem ser embutida, vai parecer estranho, principalmente se voces fizerem armarios altos. Minha resposta: mas geladeira sozinha, paradona, tem muito mais espaco dentro. Ele: concordo, mas vai ficar um elemento perdido na cozinha de vocês, sem harmonizar com o resto.
Olhei para namorido, namorido olhou para mim. Oh meus céus, o que fazer com a geladeira? Aaaaaaargs! Ok, pedimos para ele planejar com ou sem geladeira embutida :-) Vamos ver como fica semana que vem.

Durante a semana de espera para o planejamento da Siematic, agendamos uma visita para planejarmos a cozinha na loja Porta, e lá fomos nós. O vendedor era super competente, e fez o planejamento mega rápido. Algo que ajudou foi que já tínhamos a planta de como queríamos a cozinha (da loja Marquardt) e todas as referências de eletrodomésticos e afins. Perguntamos se eles trabalhavam com tampo de vidro e a resposta foi que nao: já haviam trabalhado antes, mas deu muito problema, entao pararam (ok, ponto negativo para o tampo de vidro). Escolhemos entao um tampo de quartz novamente. Mesma cozinha: Nolte. Preco? 25% mais caro do que a Maquardt! E isso com desconto! Perguntamos se era possível negociar mais. Sim, sim, mas só com o super-chefe que, nessa semana, estava de férias. E como é a qualidade da cozinha Nolte? Dá para confiar? Sim, sim, dá para confiar. Eles produzem cozinhas desde os anos 70, e em Porta sao os top de linha. Ok, riscamos uma pergunta a menos do nosso checklist :-)
Na loja Porta também é necessário pagar 30% do valor da cozinha adiantado. Mmmm.
Outra coisa que nao gostamos é que eles nao tinham a mesma máquina de lavar louca que na Maquardt. O vendedor disse que essa referência era antiga e nao existia mais. Mentira: pesquisando, vimos que a recomendada pela loja Porta precisava de mais energia e água (e o modelo da Marquardt era mais novo e econômico). Ponto beeeeem negativo para Porta!

No sábado seguinte, voltamos para a loja Krüttgen. O desenho que o vendedor fez ficou super parecido com o da loja Marquardt - entao, nenhuma mudanca radical no design. Mas ficamos convencidos quanto a uma coisa: definitivamente a geladeira precisa ser embutida - oh meus sais, comeca a procura toda novamente (porque a referencia de geladeiras embutidas é diferenca das stand-alone). Quanto ao preco... 100% MAIS CARO do que na Marquardt!!!! O QUE? Mas como o vendedor é bonzinho, e nós temos uma carinha simpática, ele teclou alguns números na calculadora e na hora nos deu um desconto de 30% (sem comentários...). Nessa loja também é necessário pagar 30% do valor da cozinha adiantado. Na primeira visita que fizemos, nao havia ninguém na loja. Na segunda, só um casal. Já pensou se a loja quebra antes de entregarem a cozinha para a gente? Bye-bye 30% do valor da cozinha (o que é um mooooooonte!). Agradecemos e fomos embora.

E qual é o final da história? Compramos, afinal, a cozinha na loja Maquardt :-) O preco era o melhor de todos. O vendedor nao era dos melhores, mas era simpático e esforcado. A cozinha é de boa qualidade, e ficou exatamente como queríamos (pelo menos no papel). Vamos fazer exaustor com abluft (o cara que vai montar a cozinha vai também instalar o sensor na janela). Compramos o fogao de inducao com duas placas. E o tampo vai ser de quartz, fininho. A geladeira? Vai ser embutida. Optamos por um modelo que é geladeira de cima a baixo (com bastante espaco para armazenar garrafas na porta). Como vamos ter uma despensa na casa, o freezer pequeno (que já temos) vai ficar por lá.

Quanto ao vidro na parede, bem... O vendedor da Marquardt contactou uma vidracaria que nos mostrou várias opcoes de vidro. Mas todos brilhantes, e sem a cor verde maca :-D Mmm, o que fazer? Bem, decidimos comprar a cozinha de qualquer maneira (entrega: na terceira semana de julho), e vamos pesquisar o vidro por nossa conta. Se nao acharmos, faremos com o vidraceiro recomendado pela Marquardt mesmo (o tempo de espera para ficar pronto é de 3 a 4 semanas, entao ainda temos tempo para dar mais uma pesquisa). Sim, a novela da cozinha ainda nao terminou. Mas pelo menos agora é só um pequeno detalhe que falta :-D

7 comments:

camininha said...

Tua cozinha vai ficr lindérrima e prática...... quem vai pilotar ?
ao menos não haverá problemas com os cardápios, não é?
umapergunta: quando foi a formatura do casal em cardapiologia?
bejim
da carminha

Unknown said...

cozinha é a melhor parte da casa! Li tudinho (tá, confesso que li rápido meio saltando algumas pequenas partes, mas só algumas!) e adorei tudo. Eu estou doida com um armário embutido no quarto, que é super pequeno e o armário atual fica juntando poeira atrás. Eu, impossibilitada de aspirar lá, fico só imaginando os chumaços de cabelo e pó que estão se acumulando por lá. Mas ainda não sei como/onde/qual-preço se planeja um armário embutido aqui em Berlim.

Vendas Tupperware said...

Falando em cozinha quero te convidar a dar uma passadinha em meu blog e ver as promoções de lindas peças da tupperware as legitimas garantia de 10 anos
quero te convidar a participar do meu blog tá rolando um sorteio de uma legitima tupperware, basta seguir e deixar seu email ok? aproveite, te espero lá
http://vendastupperware.blogspot.com

Silvinha said...

Adorei ler sobre a saga de vocês, assim ja vou pensando na minha :)

Depois de instalada, posta fotos, pretty please? Vai ficar lindona :)

Beijo!

ps: instalando o vidro verde-maçã, tem que achar uma Kitchen Aid da mesma cor =)

Joaninha Bacana said...

Amei a idéia da Kitchen Aid!!!! Eu disse para o Roger 'precisamos uma kitchen aid!' e ele disse 'mas já tem tu na cozinha'. Ts, ts, ts :-D

Olha só, achei em Apfel-Grün :-D
http://www.amazon.de/KitchenAid-K%C3%BCchenmaschine-Artisan-apfelgr%C3%BCn-5KSM150PSEGA/dp/B000TLVKDG/ref=sr_1_9?m=A3JWKAKR8XB7XF&s=kitchen&ie=UTF8&qid=1287406199&sr=1-9

Beijocas, Angie

Marcia H said...

nós temos vidro pintado de vermelho atrás do fogao. compramos num vidraceiro na Kickartzstr., perto da BMW Kohl. Vc pode escolher a cor que vc quizer, é só escolher. Já veio com os furos necessários, compramos os parafusos separados, pois lá era carérrimo. Peter montou sem problemas, mas eles montam se vc preferir.
Vai ficar linda, conheco 2 casas com cozinhas Maquardt, lindas, maravilhosas, pena que nao foi para nosso bolso.
A loja onde compramos a nossa faliu rsrs

Unknown said...

Angie, faz um post novo sobre sua cozinha?? tem foto? To principalmente interessada no exaustor pq provavelmente vou trocar o meu. bjs :)