Monday, April 25, 2011

Route des Chateaux - Três Fronteiras: Eyneburg, Herrenhaus e Töpfereimuseum

Como já expliquei nesse post aqui, Aachen faz parte da regiao das três fronteiras (région des trois frontières ou die drei grenzen): Alemanha, Bélgica e Países Baixos. E nessa regiao há uma rota de castelos, com mais de 20 exemplares.

Sempre que o tempo ajuda, e nós temos tempo livre, aproveitamos para explorar os castelos que ainda nao conhecemos. Nesse feriadao de Páscoa, fomos conhecer três deles. Apesar de serem na Bélgica, ficam bem perto da nossa casa (fizemos o roteiro em uma manha): Eyneburg (em Hergenrath), Herrenhaus (em Eynatten) e Töpfereinmuseum (em Raeren).

O mapa com as indicacoes de como encontrar os castelos é bem pouco detalhado, o que faz encontrá-los nem sempre uma tarefa fácil. O primeiro deles, Eyneburg, foi muito engracado: com a ajuda do GPS, chegamos em Hergenrath. Mas, e agora? Aonde fica? Passamos por uma parada de ônibus, e vimos o mapa da cidade. Paramos, e tentamos achar o castelo no mapa: nada. Quando já estávamos quase desistindo, namorido olha para o lado, vê uma pequena estradinha, e um pôster enorme, fazendo propaganda do castelo :-) Ok, chegamos sem saber :-D

Nao é permitido entrar com o carro na estradinha (somente moradores do lugar podem). Mas o caminho é muito bonito, entao é um prazer ir caminhando :-) Logo no início, nao havistamos castelo nenhum: será que é possível chegar até ele? Quanto tempo de caminhada precisa? Mas foi tranquilo: em passo rápido, em 15 minutos estávamos lá :-D

O castelo fica no Emmaburger Weg (ou Chemin D'Emmaburg)

No caminho, pôneis...

... e belas casas antigas.

Antes de havistarmos o castelo, uma bela caminhada na floresta :-)

Antigo portao de entrada que servia para chegar até o castelo a pé. Hoje, trancado e inutilizado.

Ponte no meio do nada. Será que antigamente o castelo era rodeado de água?

Folhas vermelhas resistindo ao verde da primavera :-)

Na subida rumo ao castelo, os campos estavam lindos...

... cheios de florzinhas amarelas!!!

E chegamos! Chateau d'Eyneburg

O castelo de Eyneburg foi construído em 1260. Em 1640 ele queimou quase inteirinho, mas foi reconstruído novamente.
O castelo também é conhecido como Emmaburg: conta a lenda que Emma, a filha de Carlos Magno, encontrava aqui o seu amante (Eginhard). Eles sempre se encontravam na calada da noite. Em um desses encontros, nos jardins do castelo, comecou a nevar fortemente. Para nao deixar pegadas, Emma levou o amante nas costas. Infelizmente o pai dela viu tudo pela janela, e nao ficou nada feliz...

O castelo hoje nao é mais privado. Há algum tempo atrás, festividades eram feitas de tempo em tempo, com as portas abertas ao público. Infelizmente ele está, atualmente, em péssimo estado, e nao é mais possível adentrá-lo. Tomara que ele seja restaurado em breve novamente!

Conforme informacoes do guia na internet, no terceiro domingo de agosto dos anos ímpares, 1.000.000 de dálias sao plantadas em seus jardins. Será? Acho que namorido e eu vamos dar um pulo esse ano para conferir :-)

Vista do pátio interno do castelo (espionando por entre a cerca)

Uma pequena casinha no pátio interno do castelo

Subindo num morrinho para ver a entrada principal por sobre o muro :-)

Definitivamente tá precisando de cuidados!

Um corvo sobrevoando os telhados: castelo abandonado. Será também assombrado?

Os estábulos
E o castelo ao longe...

Perto dos muros, pausa para um sopro :-)

Tô fraca, sobraram três :-)

Achou o passarinho? :-)

No meio do caminho, uma árvore que 'deglutiu' o arame farpado :-)

Voltando pela floresta, a beira do muro do castelo, uma lápide: R.I.P


De Hergenrath fomos a Eynatten. No meio do caminho, pausa para um café.

Cappuccino. E, que simpático: com o café, vinha um pequeno ovinho de Páscoa :-)


Para encontrar o segundo castelo, em Eynatten, é preciso encontrar a igreja de pedra primeiro. Estacionando por ali, é só seguir o caminho por trás dela, sempre reto, que já, já se encontra os fundos do castelo.

Igreja de pedras...

... de 1707.

O Herrenhaus ou Amstenrather Haus é propriedade privada, entao só dá para admirar de longe mesmo. O prédio é todo rodeado de água.

Herrenhaus...

... de trás...

... e de frente (nao é fácil achar a frente - é necessário passar por um pequeno estacionamento. Da rua mesmo quase nao se vê o prédio imponente).

O engracado é que a Herrenhaus fica a três minutos a pé de um supermercado que vamos frequentemente... e nunca nos demos conta! :-) (Delhaize: adoramos o baguete, a pasta de curry com frango, as pontas de aspargos verdes, os queijos. Nhac-nhac!)


De Eynatten demos um pulo até Raeren. O castelo, também todo cercado por água, é hoje um museu de cerâmica. Infelizmente estava fechado quando chegamos lá. Fica para uma próxima :-)

O castelo já se vê da rua...

... com seu fosso

Töpfereimuseum, ou museu de cerâmica

Pórtico de entrada do castelo - visto por dentro

Do lado, uma casa com uma cerejeira linda, no seu esplendor!

4 comments:

Silvinha said...

Que região linda p/ se morar. Adorei a ultima foto (amo flor de cerejeira).

Beijo!

Márcia Cobar said...

Angie, tô pasma com a lenda da Emma, que carregou o amante no lombo pra não deixar pegadas... E o lugar é belo, as fotos lindas! Visitei a Bélgica rapidamente semana passada, passamos pela estrada perto de Colônia e ví a placa pra Acheen! Lembrei de ti! Quando estivermos com mais tempo, te ligo pra combinarmos um café!!!
Bjs
Márcia

Katia Bonfadini said...

Angie, seus posts me fazem perceber como uma vida só é curta pra conhecer tantos lugares legais no mundo!!!!!! Ai, ai, ai, que lugar lindo, adoro esses castelos! Beijão!

Sheyla said...

Nossa...que Castelos e lugares lindos...!! Há 2 meses atrás conheci a rota do champagne, na França, conhece?...postei um pouquinho no meu blog, passe depois por lá...será um prazer recebê-la.
Sheyla]

http://www.daybydaysheyladoumit.com/