Monday, May 30, 2011

Viajando pela Islândia - dia 1 - Blue Lagoon

Nossa viagem comecou dia 13 de maio, saindo de Düsseldorf, com conexao em Copenhague, e chegando às 15h em Keflavík (Reykjavík, a capital, também possui um aeroporto, mas esse é só para vôos nacionais ou Groenlândia).

Estamos chegando! Uma parte da Islândia vista de cima, toda branquinha :-)


Do aeroporto fomos direto para a Blue Lagoon (estrada 41 / 45) - fica pertinho, em 20 minutos já estávamos lá. No caminho, uma paisagem totalmente diferente: campos e campos e campos de lava endurecida!
Para onde se olhava...

... só se viam esses campos de lava endurecida, cobertos de musgo.

Primeira parada foi no hotel Blue Lagoon Clinic, para deixar as malas e pegar o maiô :-) O hotel nao é mais caro que os de Reykjavík, com a vantagem de se ganhar entrada gratuita no Blue Lagoon para dia o da chegada no hotel assim como o dia da saída. Além disso, o hotel (que também é uma clínica/spa) possui uma lagoa própria que pode ser usada das 8h até 10h e das 20h até 22h.

O hotel fica camuflado entre os campos de lava, nao destoando da paisagem

Vista do lago do hotel, só para os hóspedes.

Nosso quarto

O banheiro

E a varanda do quarto, com vista...

... para a lava :-)

Proibido pisar nos campos de lava: o musgo é delicado (e inflamável)


Do hotel fomos caminhando até a Blue Lagoon propriamente dita.

E lá fomos nós...

... pelos campos de lava e lagoinhas.


Antes de chegar na Blue Lagoon, alguns fatos (que eu desconhecia):
- A água da lagoa é primeiro usada numa usina geotérmica: com o vapor da água é gerado energia. Da usina, a água entao é transportada, esfriada, e entra na lagoa com 38°C (que ainda é muito quente).
- A água da lagoa é corrente: ou seja, entra e sai. A água vem como da natureza: nao há nem um pouquinho de cloro. As rochas que formam a lagoa sao, em muitos lugares, brancas, devido a quantidade de sílica na água.
- A água é marinha, ou seja, salgada :-)
- O chao da lagoa é composto de pedrinhas ou, em algumas poucas partes, de lama (yerks). As paredes sao de lava endurecida.

No caminho, lá ao longe...

... a usina geotérmica que produz energia através do vapor da água (que sai do solo a 240°C).

Chegando!

O edifício principal...

... e a lagoa com seus vapores :-)

Entrando rapidinho (5°C do lado de fora, 38°C dentro da água quentinha :-) )

Tomando um gole da bebida (isotônica com raspinhas de gelo) de namorido :-) Dentro da lagoa há também um bar vendendo bebidas em copos de plástico

Agora vestida e pronta pra jantar


Mesmo sendo um lugar super turístico, nós adoramos a experiência :-) Foi uma delícia o banho quentinho num clima frio desses - e o cenário definitivamente vale a pena :-)

Antes da janta, mais algumas curiosidades:
- É possível visitar e tirar fotos da lagoa sem pagar entrada - há um mirante no topo do prédio, além de uma porta do lado do restaurante que leva a essa pontezinha da foto de cima.
- Uma vez comprando o ingresso (ou, no nosso caso, mostrando o voucher do hotel) se ganha uma pulseirinha (com um sensor magnético) para entrar. Com essa pulseirinha, é possível chavear o armário no vestiário (escolhe-se o armário, muda-se de roupa, coloca-se as coisas dentro, fecha a porta. Um painel comeca a piscar, aproxima-se com a pulseirinha e o armário fecha. Pronto: o número do armário que se fechou é conectado com a sua pulseirinha, e só vai abrir novamente quando a pulseira ficar de frente para o painel novamente). Além disso, com a pulseirinha também é possível se pagar pelos drinques ou bebidas do bar dentro da lagoa. Na saída, entregando-se a pulseirinha, o saldo é checado e entao se paga a conta :-)
- Algo importante: por medidas de higiene, é necessário tomar banho completo (sem traje de banho) antes de entrar na lagoa. Para isso há o vestiário masculino e feminino separado. Neles há cabines privadas de duchas onde é possível se despir para lavar tudinho.
- Depois do banho na lagoa, o cabelo fica uma verdadeira palha de aco devido a sílica - aaaaaaargs! Mas depois de um dia ele já volta ao normal novamente :-D

Depois do banho gostoso, fomos jantar no Restaurante Lava (também na Blue Lagoon). É prático para quem vai passar a noite no hotel mas, caso contrário, há vários restaurantes muito mais interessantes e gostosos (e pelo mesmo preco) em Reykjavík.

O restaurante possui uma parede inteira de lava endurecida :-)

Restaurante Lava da Blue Lagoon

Devido ao meu estômago, troquei o vinho pela coca-cola. Mas nunca tomei uma coca-cola tao chique, em garrafinha e servida no cálice, hehehe :-D

Algo que nos surpreendeu foi que em quase todos os lugares que comemos, a bebida era sempre servida com muuuito gelo (mesmo com uma temperatura externa entre 5°C e 9°C graus!). E outro detalhe: em todos os lugares é sempre servido uma garrafa ou jarra da mais pura água islândica... da torneira, de graca, e muito gostosa!

Paezinhos e manteiga

Entrada de namorido: carpaccio de vitela.

Para mim, sopa de lagosta

Como prato principal, namorido atacou de hamburguer e batatas fritas...

... e eu fui de peixe com risoto (nhac, nhac!)

Depois da janta, friiiiio e muito vento. Mas o sol continuava dando as caras...

... e assim foi o anoitecer (anoitecer esse que, nessa época do ano, nao fica mais escuro). Mas a lua apareceu mesmo assim :-)

6 comments:

Mikelli said...

ai meu deus! eu preciso de uma lagoa azul dessas! haha que delicia!! é de um azul que parece que tacaram tinta dentro. =) bjs!

Katia Bonfadini said...

Angie, que bom que essa viagem se concretizou!!!!!!!! O Marcelo comentou outro dia sobre uma futura viagem à Islândia e Groenlândia! Ai, adoro seus roteiros e seus posts completíssimos, deliciosos e recheados de fotos lindas! Amei a foto da piscina térmica e do drink combinando com a cor da água! E as comidinhas, hein? Sempre com apresentação perfeita! Um beijo enorme!

Márcia Cobar said...

Angie, que barato!!!!! Adorei o cenário, dizem que a Islândia é o ponto no planeta terra que mais se assemelha com a superfície lunar... Depois de ver suas fotos tenho mesmo esta impressão! Me lembro que voces fariam esta viagem ano passado, mas tiveram que adiar... Quase que o vulcão atrapalha de novo, mas ele ficou quietinho pra vocês curtirem!!!
Bjs querida!
Márcia

Silvinha said...

Que viagem sensacional! As fotos estão maravilhosas :)

Detalhes:
-bebidas à venda dentro da lagoa? Uau!
-o ovo sobre o sanduiche do Roger :D
-muito moderno esse lance da pulseirinha controlando tudo, até o locker =)
-morri de rir com o "disturbando", porque eu sempre faço essas coisas. Mas não tem em português, huahuahuahua

Beijo!

Joaninha Bacana said...

Oi Mi!
O mais legal é que o azul é cor natural mesmo :-) Também quero uma piscina dessas no quintal :-)

Oi Katia,
Também quero ir para a Groenlândia!!! :-)

Oi Márcia,
O vulcao nao ficou quietinho nada! Os aeroportos da Islândia ficaram fechados por dois dias, e um trecho da rodovia principal ficou interditado por 4!!! Mas nao atrapalhou nossos planos dessa vez, hehehe.

Oi Silvinha,
Disturbando corrigido, hahaha :-D Por favor, quando notares essas coisas, continua me avisando que eu corrijo! Obrigadao :-D

Beijocas mil a todas!

christian werner said...

Angie, tô vendo que vai ser o maior barato acompanhar essa viagem para as fronteiras do globo.
Não muda não os 'erros' de português: 'disturbar' é fofíssimo e criativo, mesmo que involuntário.
Silvinha, eu também fiquei surpreso com o ovo em cima do pão: acho que a gravidade ou a viscosidade é outra perto dos pólos.