Thursday, June 2, 2011

Viajando pela Islândia - dia 2

No dia seguinte, abrindo a janela do quarto, acordamos com essa paisagem:

Será que vai chover? :-)


O café da manha do hotel era parecido com vários dos lugares onde ficamos na Islândia: além do pao, manteiga, geléia e frios, havia sempre cereais diversos, iogurtes, frutas, salada tipo tomate e pepino, e ovos cozidos (às vezes já descascados e cortados em rodelas).

Refeitório do Blue Lagoon Clinic

Buffet do café da manha

Paes diversos

E já no primeiro café da manha experimentamos algo típico da Islândia: skyr. É uma espécie de iogurte, mas nao é iogurte propriamente dito :-) Nos pareceu uma mistura de iogurte com quark (ricota): bem cremoso e muito, muito delicioso (além do percentual de gordura ser baixo: 0,2%). Nhac!

Skyr com sabor de pêra para mim...

... e com sabor de mirtilos para namorido. É uma boa pedida para viagem também, porque a colherinha vem 'embutida' na tampa :-D


Depois do café da manha, fomos novamente para a Blue Lagoon, dessa vez para fazer uma massagem dentro d'água. Primeiro ficamos em dúvida se tínhamos feito uma boa escolha: a massagem só comecaria às 10h30 (duracao de 1 hora) e assim perderíamos quase a manha inteira para explorar a regiao ao redor. Por outro lado, essam eram nossas férias, e descanso também estava no plano :-) Depois da massagem, nós dois concordamos que foi uma experiência super legal (eu nunca tive uma massagem in-water antes!), e que foi uma ótima pedida para relaxar e comecar bem as férias :-)

Para fazer a massagem, é necessário chegar meia hora antes (no nosso caso, às 10h). É necessário pagar antecipado e se ganha, além da pulseirinha, uma outra pulseira com um número. Passa-se no vestiário, troca-se de roupa, toma-se uma ducha completa, e se vai para a lagoa. Lá, bem à esquerda, há uma área demarcada só para massagens e tratamentos - a pulseirinha com o número é entregue lá para as massagistas, que sabem que tipo de tratamento cada pessoa vai receber. Quando nossas massagistas chegaram (de maiô :-) ), trouxeram junto uma espécie de tapete de borracha (tipo o usado para fazer ioga) sobre o qual nos deitamos e já comecamos a boiar. Para combater o frio (sim, a água é quentinha, mas boiando se fica com o corpo para fora, numa temperatura de 6°C, brrrr!) elas colocaram uma toalha sobre nós embebida na água. E, a cada cinco minutos, elas afundavam um pouco o tapete sobre o qual se bóia para que a toalha se encha novamente de água quentinha. Desse modo nao se passa frio nenhum :-) A experiência da massagem in-water foi ótima, pois a sensacao de olhos fechados é que se está voando, flutuando, e sendo levemente massageado ao mesmo tempo. Adoramos!!!! :-)

Foto às 10h da manha, do mirante, com a lagoa ainda vazia :-)

Depois da massagem, fomos passear pela regiao de Reykjanes (península ao sudoeste da Islândia). A península (onde fica também a Blue Lagoon) é uma das áreas mais ativas quanto a vulcoes, e a paisagem é caracterizada por campos e campos e campos de lava, além das áreas geotérmicas com fontes de enxofre. Como já estávamos na Blue Lagoon, pegamos a estrada 43 (dando uma paradinha em Grindavík para irmos no supermercado), 425 e 44.

Campos e campos de areia preta, pedras, rochas e lava endurecida

Perto do mar, grama (um descanso para os olhos :-) ) e ovelhas, muitas ovelhas!


Na estrada 43, paramos para ver uma das áreas geotérmicas com fontes de enxofre (a mais famosa é a Seltún, na estrada 42).

Já no início da trilha...

... o solo comeca a fumegar! Devido ao perigo de queimaduras, é necessário permanecer no caminho demarcado :-)

Ups, a terra...

... está borbulhando!

Seca e colorida!

Nuvens e nuvens...

... de vapor (com um cheiro horríííííível de ovo podre - odeeeeio!)

A terra em fogo!

Ao longe de toda a fumaceira, um farol!


Continuando pela 425, chegamos na ponte Mid-Point, que demarca a separacao do continente americano (à esquerda) do europeu (à direita).

Entre dois continentes!

Namorido dando tchauzinho da Europa :-)


De Reykjanes fomos entao para o nosso hotel em Hella, pela estrada principal 1.

Hotel Rangá

Do hotel Ranga é possível ver o vulcao Hekla assim como o famoso vulcao tEyjafjalljökull :-) Nós havíamos reservado o quarto mais simples, mas chegando lá, ganhamos um upgrade para a suite junior. Ebaaa :-)

Suíte junior decorada...

... à la Austrália :-D (cada suíte tinha como decoracao um continente. Nós pegamos a Oceania).

E o banheiro enorme!

Enquanto eu descansava, namorido foi dar uma volta e tirar algumas fotos da regiao.

Do hotel

Das casinhas em volta

Do rio East Ranga. Que estava assim antes do jantar...

... e ficou assim após o jantar!

Restaurante Ranga

Pimenta, nozes moídas e sal, com manteiga e óleo de oliva

Paozinho

A garrafa cortesia com a mais pura água islândica :-)

O micro-mini amuse-bouche: funcho com salmao e croutons

E a janta de namorido: carppacio de cervo...

... com salmao (acompanhado de espuma de morango e vegetais) pescado no rio...

... ali do ladinho :-)

6 comments:

Camila said...

Angie, que cenário de filme sci-fi, parece coisa de outro planeta!!! Adorei!

christian werner said...

Muito ficção científica as fotos, estou adorando! [adoro comentário igual... mundo globalizado, ninguém mais é criativo. Escrevi o meu no word, cortei e copiei: só vi agora o de cima.]
Pela foto, dá a impressão do skyr ser parecido com danoninho, que é um queijinho (~ricota).
Não sabia que metade da Islândia é americana. Eles continuam pensando em adotar o euro depois da crise de 2009?
Tadinha de você: só um comeu gostoso...

Silvinha said...

As fotos são impressionantes, deve ser uma experiência ùnica ver isso ao vivo :)

Beijo!

ps: blueberry em português tem um nome lindo (not!): mirtilo.

Anonymous said...

oi Angie,
fantásticas as fotos!!!
bjinhos, Mí

Taia Assunção said...

Tive que rir com o cheiro de ovo podre...rsrsrs. Quando fomos para Maurícios, pagamos por um hotel de 3* do grupo Beachcomber, mas teve overbook e fomos mandados para um 5* muito lindo, mas havíamos pago All Inclusive...com a mudança, perdemos o direito ao almoço. Mas a beleza da península em que ficamos instalados cobriu de certa forma nosso prejuízo...não se pode ganhar em tudo...rsrsrs. Beijocas!

Katia Bonfadini said...

Angie, estou viajando com vc, quanta coisa interessante! Amei essa espécie de iogurte com ricota mesmo sem ter provado, parece bem gostoso! E que lugar lindo, hein? Vocês aproveitam bem esses momentos especiais, né? É bom demais viajar e conhecer tanta coisa diferente! Sabe que muitas dessas paisagens me lembraram o deserto do Atacama, no Chile/Bolívia? Os geysers, piscinas térmicas e solo fumegante também são figurinhas fáceis por lá! Um grande beijo!