Thursday, June 23, 2011

Viajando pela Islândia - dia 10 - Seltún

Indo para o café da manha no Hotel Rangá, a notícia: o vulcao Grimsvotn entrou em erupcao (a maior dele num período de 100 anos). E dá-lhe cinzas :-) A boa notícia é que a composicao das cinzas dele é mais pesada do que a do vulcao do ano passado, entao o espaco aéreo provavelmente nao vai ser tao afetado e vamos poder voltar para casa em 4 dias :-)

Olhando a estrada, vimos que a rodovia 1 foi bloqueada devido a perigo de enxurradas (e ficou assim por 5 dias). Ficamos aliviados que dormimos em Hella, e nao em Höfn: se tivéssemos ficado em Höfn, estaríamos bloqueados entre uma estrada fechada por enxurrada, e uma estrada em má condicoes devido a tempestades de neve. Porque a natureza na Islândia nao tá nem aí para os planos dos turistas-viajantes :-)

A estrada 1 bloqueada. Aqui ainda era só um pedacinho, mas no final do dia ela foi bloqueada até Vík, e ficou assim por 5 dias...

Re-planejando nosso tour, decidimos que passaríamos o dia de hoje nas redondezas (para visitar a cratera de Kerið e Seltún). No dia seguinte iríamos para Budir (na península de Snaefellsnes), e nossos dois últimos dias passaríamos em Reykjavik. Queríamos muito ter explorado os Westfjords, mas a viagem ficaria muito longa e cansativa, e passaríamos mais tempo no carro dirigindo do que explorando a regiao propriamente dita. Entao ficou para uma próxima vez :-D

A primeira parada do dia foi para visitar Kerið, uma cratera de vulcao formada a 6.500 anos atrás!!! De Hella pegamos a estrada 1, passamos por Selfoss, e entao pegamos a estrada 37 onde fica a cratera.

Na estrada 37, avistamos casinhas de elfos nas rochas!!!

Sim, eles existem! :-D

A cratera de Kerið com rochas avermelhadas...

... e seu lago em tonalidade verde.


Voltamos pela estrada 37 até a rodovia 1 novamente, em direcao a Hveragerði onde ficava nossa guesthouse. Passamos por Hveragerði , pegamos a estrada 38 e depois a 42 em direcao a Seltún. O mapa nao estava totalmente correto, mas acabamos chegando lá :-) No meio do caminho, pausa para admirar a solitária Strandakirkja.

A solitária Strandakirkja...

... e seu interior...

... com o mar como pano de fundo.

Do lado da igreja, um monumento...

... assim como mais algumas casinhas de elfos :-)

A praia :-)

E lá fomos nós em direcao a Seltún. No caminho, um lago verde, verde, verde contrastando com o cinza da paisagem.

Ao longe, muito ao longe...

... já se avista a fumaça saindo da terra.

Antes de chegar em Seltún, Grænavatn (ou Lago Verde). De origem vulcânica, o lago tem essa cor devido a algas e minerais presentes na água.

Chegamos! Seltún, a famosa área geotérmica com suas fontes de enxofre (fedoreeeeeeeento!)

Cuidado, é quente!

Visitando a área...

... nao esqueca de permanecer nos caminhos.

Fora deles, é fervente!

Vendo as pegadas, sim, tem gente que se arrisca por outros lugares. Nao, nao sao nossas: nós ficamos comportados, porque com matéria em ebuliçao nao se brinca :-)

Lindas cores...

... com diversas tonalidades, do quase vermelho...

... ao laranja...

...com cinza por aqui e por ali.

E a terra borbulha...

Blop-blop!



Em alguns pontos, quase um deserto


Voltamos a Hveragerði subindo pela estrada 42, 417 (passando por uma estacao de esqui) até chegar na 1 novamente.

O maior lago da área de Krýsuvík - Kleifarvatn, que está diminuindo (20% da sua área já se foi) depois de um terremoto que ocorreu em 2000.

A estrada 417, com seus picos nevados e os campos de lava


Para a noite, escolhemos a guesthouse Frost and Frie em Hveragerði . Bem confortável, e com duas hot tubs externas além de uma grande piscina cheia de água quentinha :-)

Quarto na guesthouse Frost and Fire

Os quartos sao pequenas casinhas, nas margens do rio Varmá

O Rio Varmá...

... e, na outra margem, mais fumacinha saindo da terra :-D

No topo, flores!!!!!! Fazia tempo que nao as víamos na paisagem (só bem pequeninhas e escondidas nas rochas ou na relva).

Ao fundo, uma estufa para produzir vegetais ou flores (ou bananas :-) )


À noitezinha, depois de jantarmos (lá pelas 20h), o céu se cobriu de uma poeira fina, parecendo uma tempestade de areia. Foi uma sensacao muito estranha, porque até aqui todas as nossas noites na Islândia haviam sido totalmente claras :-) Seu vulcao e suas cinzas se alastrando :-)

Rio Varmá com céu...

... coberto de cinzas de vulcao.

O sol, tímido, iluminando um céu cinza-amarronzado

2 comments:

Márcia Cobar said...

Angie, linda as fotocas! Que fofas as casinhas dos Elfos :)
Lindas memórias!
Bjs
Márcia

Katia Bonfadini said...

Amgie, amei as águas verdes da cratera! Menina, muitas dessas paisagens lembram as do deserto do Atacama e parecem ser de outro planeta! Lindas!!!!! Bjs!