Wednesday, August 17, 2011

Saindo...

E a sala do apartamento em que morávamos, que estava assim...

... ficou assim!

Dia 4 de agosto fizemos a mudança para a casa nova. Como eu tenho problema nas costas e nao posso carregar peso, resolvemos contratar uma companhia de mudança que carregou todo o peso pra gente (oh maravilha!). Mas empacotar, desmontar, montar e desempacotar ficou com a gente mesmo. No início, namorido e eu comecamos a empacotar bonitinho, etiquetando tudo e especificando o conteúdo de cada caixa. No final nós estávamos com as forças (e a paciência) esgotadas, e só abríamos a caixa e literalmente jogávamos tudo dentro. Por sorte tudo chegou intacto :-)

Essa semana fomos mais uma vez no apartamento antigo. Ele já estava limpo, mas ainda estava faltando pegar algumas coisas que havíamos deixado na sacada e no porao (e jogar algumas coisas no lixo - já que semana passada enchemos o coitadinho do tonel de lixo até em cima). Com a funçao da casa nova (que ainda está de pernas pro ar), nao dava vontade nenhuma ter que gastar energia com o apartamento antigo também. Mas lá fomos nós - e foi um alívio quando terminamos tudo!!! Agora é só entregar as chaves amanha para o dono, e deu! :-D

A propósito, por falar em dono... Nós sabíamos que teríamos problemas ao sair do apartamento. Além do dono nao ser muito, digamos, querido (escutamos várias histórias dele por parte de outros moradores), nós também havíamos assinado um contrato por tempo determinado (5 anos). Quando assinamos, nosso locador nos disse que era somente para se precaver que nao sairíamos já em 1 ou 2 anos. Mas se saíssemos em 4, por exemplo, nao haveria problema nenhum. No início do ano, namorido e eu começamos a procurar uma casa. Demos muuuuuito sorte porque achamos a casa que queríamos em 1 semana (foi a primeira que visitamos). Entao os planos de comprar uma casa até o final do ano de 2011 se transformaram em comprar uma casa já em fevereiro :-) O contrato do apartamento onde estávamos ia até abril de 2012, mas como nosso locador havia dito que nao haveria problema em sair em 4 anos, achamos que seria totalmente normal entregar o apartamento em agosto de 2011 (faltando 10 meses para fechar os 5 anos). Bom, ele nao achou tao normal assim. Também nao se lembrava de ter dito que podíamos sair em 4 anos ("o que vale é o que está no contrato") e queria indenizacao. Se nao entrássemos num acordo financeiro, teríamos que pagar o aluguel até abril de 2012 e pronto.

O final da história? Apesar de todo stress, foi feliz. Há três anos atrás, quando percebemos que o locador nao era 'querido' :-) , entramos na Associacao de Moradores de Aluguel de Aachen (= Mieterschutzverein Aachen). Por uma taxa de 78 euros/ano, a associacao oferece suporte aos moradores de aluguel - verificando se a pessoa nao está pagando mais custos de água e luz que o devido, ou dando suporte legal (leia-se advogados) no caso de disputas, etc. Namorido e eu nunca háviamos tido problema com locadores antes, mas como sabíamos que o nosso atual ia encrecar, entramos na associaçao já prevendo suporte legal (porque pagar advogados do próprio bolso é caaaaaaaaaaro!). E foi a decisao certa: quando recebemos uma carta formal do nosso locador dizendo que nao podíamos sair antes dos 5 anos sem pagar uma multa, levamos para a associacao que se encarregou de tudo. Pediu para nao entrarmos em contato mais com o nosso locador, e um advogado se encarregou de toda a comunicacao com ele. No final, a razao estava do nosso lado e pudemos sair do apartamento sem custo adicional. Mas sem o apoio da associacao, essa disputa teria sido beeeeem mais cara! Como ganhei a dica do Mieterschutzverein de uma amiga (e foi uma ótima dica!) resolvi compartilhar aqui (apesar que ela vale principalmente para moradores da Alemanha - nao sei se o mesmo funciona em outros países, mas aqui funciona muito bem!). Porque essa dica nos poupou muitos custos e, principalmente, muito stress (que, mesmo assim, nao foi pouco).

Tchau, apartamento antigo! E viva casa nova, sem locador chatonildo :-)

10 comments:

Márcia Cobar said...

Angie,
Que final feliz querida, fiquei ansiosa daqui pensando que o chatolino do locador iria ganhar uns "oiros" às suas custas, mas vocês são muito espertos e souberam fazer bom uso da dica da amiga! Parabéns pela nova casa, que vocês tenham muita energia pra colocar tudo no devido lugar! E que seu lar seja o lugar mais fantástico do mundo pra ti!
beijos
Márcia

_+*Ælitis*+_ said...

Que libertação. Ja tive proprietário chato, que entrava até em casa sem eu saber! horror! Tudo de bom! :)

Taia Assunção said...

Que bom que está dando tudo certo. Mostra aí vai, curiosidade monstro...rsrsrsrs. Beijocas!

Thalita Maia said...

Muito legal tudo aquii...
Olha lá meu novo blog.:
just-a-girl21.blogspot.com
Beijos

Mikelli said...

que bom que vcs estavam no Mieterschutzverein! nos tb estamos, desde que chegamos a Munique, pq tb escutamos cada historia chata. Mas ate hj nao tivemos problema. Acho que esse negocio de contrato por 5 anos é ate contra a lei. =) Eu acho tao bom mudar de apartamento...me da uma satisfacao imensa ver os quartos assim vazios de novo haha boa sorte na nova casa!! bjs!

Joaninha Bacana said...

Oie,
O contrato por tempo determinado normalmente nao é válido. Mas tem uma excecao (e essa foi usada pelo nosso locador): é quando se escreve no contrato que o imóvel será utilizado, depois de x anos, por um membro da família.
O nosso locador fez isso (apesar que ele colocou que a pessoa que iria usar o imóvel podia ser o filho, a filha ou a esposa...). Nosso advogado entao disse que:
1. Em contratos desse tipo é necessário que uma pessoa específica esteja intitulada (e nao a família inteira, hehehe).
2. No prédio (a casa inteira pertence ao locador), somente um locatário pode ter esse tipo de contrato (no nosso prédio, a locadora debaixo tem o mesmo tipo de contrato que a gente).
3. O período máximo é de 4 anos, e nao 5.
E assim a gente ganhou a disputa :-D Mas ficamos bem felizes de ter o apoio da instituicao, porque pra saber todas essas regras nao é mole!

Beijos pra todas!

arlete soffiatti said...

A Associação aqui de Bonn tambem salvou a nossa pele. Mas fizemos o uso de associação so por dois meses.
Feliz vida na nova casa.
Bjs

Flor said...

Angie, achei tão lindo! Super clean e moderno. Parabéns pela mudança. É tão gostosa essa fase de decoração, não é?

Mil beijosss

Oscar | MauOscar.com said...

Angie

Adorei a casa nova de vocês.. A Cozinha é linda!!!!
Boa sorte e muitas felicidades na casa nova de vocês :D

Bjks e um otimo final de semana

Nina said...

mts mts mts felicidades no novo lar Angie!!!!
Depois me passa o endereco novo...