Sunday, October 23, 2011

A Primeira Reforma a Gente Nunca Esquece

O único cômodo que precisou passar por uma reforma geral na casa nova foi o banheiro. Na nossa santa inocência de reformas (foi a primeira tanto para namorido como para mim), nós achamos que em 4 semanas já estaria tudo tinindo. Levou 8 :-) Mas conforme uma amiga minha, é padrao: o tempo de reforma é sempre o dobro do previsto :-)

A indicao da mao-de-obra foi do agente imobiliário que nos vendeu a casa. E foi ótima!!! Essa era a parte que temíamos mais: como foi nossa primeira reforma, como saber se a mao-de-obra estava realmente fazendo tudo certinho? Mas tivemos mais sorte que juízo, e os dois mestres principais (o cara da parte hidráulica e o cara dos azulejos) foram ótimos, maravilhosos, super gente boa, pontuais e sempre presentes :-D Conforme uma colega minha de trabalho alema, nós tivemos muuuuuuuita sorte - o que eu notei depois de ouvir todas as histórias tenebrosas de reformas que ela (e outros colegas) me contaram.

A primeira licao que tivemos foi que a mao-de-obra é bem especializada por aqui. Entao o cara da hidráulica fez a instalacao da banheira, das pias, do chuveiro, da privada e da calefacao. O cara dos azulejos nivelou o chao, colocou o piso e os azulejos na parede, colocou a place de gesso no teto. Nós decidimos trocar a janela do banheiro (que ainda estava boa mas que em alguns anos precisaria ser trocada - entao melhor agora, já que os azulejos na parede foram refeitos) - para trocar a janela, é um cara especializado só em aberturas. Além disso, fizemos uma porta de vidro para o chuveiro, e um espelho sob medida na parede - chama o vidraceiro. Para pintar o teto do banheiro com uma tinta especial para a umidade, chama um pintor. Para o armário das pias, chama o marceneiro. E há ainda o eletricista, que colocou spots de luz no teto e fez a instalacao elétrica da banheira (que havíamos totalmente esquecido). Agora, o que nos deixou mesmo maluquetes (ou melhor, namorido, já que ele é que coordenou tudo) foi a dependência das tarefas. A janela atrasou? O cara dos azulejos precisa esperar para terminar a parede - sem a janela, nao é possível. O eletricista tem essa semana livre? Nao vai dar - na placa de gesso, o cara dos azulejos pode fazer o buraco para os spots, mas primeiro o pintor precisa pintá-los. E assim por diante, o que justifica as 4 semanas terem se tornado 8!!! Mas como o que termina bem, está bem, até que a nossa primeira reforma terminou de maneira positiva :-D

Preparacao do piso antes da colocacao dos azulejos. O plano inicial era colocar calefacao no chao, mas como o piso do fundamento é de madeira, o chao está sempre quentinho, nao sendo necessário calefacao adicional.

A bagunca no quarto ao lado (nao, essa parede verde nao existe mais nessa cor :-) ). A poeira do corte dos azulejos penetrou a casa inteira e ficamos bem felizes que ainda nao estávamos morando nela. Eta poeira chatonilda!!! No final, aspirei chao, paredes e tetos do banheiro e arredores

Para o piso e os azulejos da parede, nós mesmo tivemos que ir as compras (o cara dos azulejos deixa o cliente mesmo escolher e comprar, por ser algo muito específico do gosto de cada um). A única dica que ele nos deu foi de ir na loja de materias de construcao Mobau, pela qualidade dos azulejos ser muito boa. E lá fomos nós as compras. Escolhemos um piso cinza escuro (muito importante: se o piso vai ser usado no chuveiro, é importante escolher um que seja anti-derrapante - vivendo e aprendendo :-D ) e um azulejo retangular creme claro para as paredes. Na hora de fazermos a encomenda, a atendente nos perguntou: 'Vocês querem que eu mande entregar?'. Nós: 'Quanto custa?' Ela: '40 euros'. Nós: 'Naaaao, nao, a gente busca com o carro, nao tem problema.' Ela: 'Ok. Mas vocês tem certeza?'. Nós: 'Quantas caixas sao? Quanto pesa no total?'. Ela: 'Caixas eu nao sei, posso verificar, mas o peso total é 940 quilos.'. Nós: 'O QUE? NOVECENTOS E QUARENTA QUILOS? Manda entregar, 40 euros está ÓTIMO!'
Sim, outra licao aprendida: azulejo é pesaaaaaado :-D

Saída para as pias: check! Piso e azulejo na parede: check! Saída para o vaso sanitário: check! Primeira lavada do piso (mas que demorou muuuuuuuito para ficar limpo com aquela poeirinha fininha chata): check!

Banheira instalada e saídas hidráulicas: check! Saída para a calefacao (que trocamos do lugar original para deixar uma parede inteira para o chuveiro): check!

Janela instalada: check! Saída hidráulica para o chuveiro: check!

Aliás, o chuveiro foi outra novela. Como a casa é antiga, foi preciso fazer o piso do chuveiro mais alto para haver espaco para pôr o cano de escoamento da água. O que nao nos demos conta é que, com isso, a distância entre a cabeca de namorido (1,91m) e o teto do banheiro diminui consideravalmente! Resultado: caberá namorido confortavemente embaixo do chuveiro ou nao? Ficamos no suspense até o final, mas tudo acabou bem: sim, namorido cabe confortavelmente embaixo do chuveiro :-D

O chuveiro pronto :-)

Como a parede do lado direito é menos instável (por ser somente uma separacao entre o banheiro e o corredor), nao havia como sustentar a porta de vidro nela. Entao tivemos que fazer uma parede de vidro compacta no canto esquerdo, e sustentar a porta na parede de vidro mesmo. Só que, com a parede de vidro compacta, nao era possível deixar um vao entre o teto e o vidro. Acabamos deixando o vao só em cima da porta, o que foi uma boa solucao para que o vapor durante o banho tenha um escape.

Outra dica de uma amiga minha de trabalho: a porta abre para fora...

... e para dentro (o que é ótimo depois do banho, quando a porta ainda está molhada e a água escorre).

Outra idéia que eu copiei da casa de um amigo meu foi o spot de luz dentro do box do chuveiro (que foi mais fácil de fazer do que eu pensei - é somente um spot de luz normal).

A água escorre num ralo que recebeu o mesmo acabamento que o piso

Vista saindo do chuveiro - verde, muito verde (além de uma fazenda no lado direito, mas essa nao se vê na foto)

Para dar uma cor, um tapete de banheiro beeeeeeeem colorido :-)

Uma coisa que a gente achou na Bauhaus e adorou foram os acessórios de banheiro da ...

... Moon, que sao literalmente colados nos azulejos, nao sendo necessário fazer buraco com a furadeira. Nossos já estao há dois meses firmes e fortes na parede: porta papel higiênico, porta escova de privada e porta xampu dentro do chuveiro.

Esse conjunto foi um pouco complicado, mas no final deu tudo certo: nós achamos um marceneiro que fez o armário. A pedra da bancada foi o cara dos azulejos que arranjou para a gente. E as cubas e a armacao foi o cara da hidráulica. Por sorte, todos se conheciam, todos trabalharam juntos, e tudo terminou bem :-D

A toalha de rosto com aplique que eu ganhei da mami :-)

Dois porta copos e dois porta trecos nós compramos na Holanda recentemente, feitos de um material que parece papel endurecido (mas nao é, e agüenta umidade sem problemas, podendo até ser lavado :-D ).

Para enfeitar, uma orquídea branca num vaso vermelho (cor, muita cor nos detalhes :-D ) O quadrado escuro no canto superior esquerdo é um spot de luz (há três na parede, para ser mais precisa) do banheiro original. Deixamos eles, mas acrescentamos mais spots no teto

No espelho, o reflexo da janela, com a fazenda dos vizinhos quase como um quadro :-D

13 comments:

SandraM said...

Lindo. Amei tudo!

Silvinha said...

A espera e a trabalheira valeram à pena, o banheiro de vocês ficou lindo :)

Beijo!

Márcia Cobar said...

Que banheiro lindo Angie! Imagino a trabalheira que deu, mas deve ser rewarding ver tudo pronto com seus toques coloridos na decoração! E a vista hein? Lindíssima!!!
Você recebeu os cartões querida?
Bjim e ótima semana!
Márcia

Katia Bonfadini said...

Angie, quanto bom gosto!!!!! Estou encantada com sua reforma!!!!! Meus pais acabaram de reformar um apartamento e essa estatística é corretíssima:obra sempre leva o dobro do tempo previsto,rsrsrsrs!!! É meio chato, mas quando fica tudo pronto, é uma alegria só e adoro aparte em que começamos a decorar!!!! Eu e Marcelo tivemosmuitos problemas aqui em casa porque amãodeobra nãoé nada especializada, como aí na Alemanha.O mestre de obras fez tanta besteira,menina... ai,ai,ai. Meus pais contrataram um arquiteto e isso minimizou os problemas, mas sempre tem algo que não sai conforme o esperado.A vsta da janela é linda,muito verde, paz e tranquilidade.Parabéns pela casa nova e pela obra bem-feita! Um beijão!

Eve said...

Amei tudo! A vista inclusive.
Deve dar uma paz... rs
Bjs!

Jaboticaba Preta said...

LIIIIINDO!! Me diga uma coisa, qual produto você usa para limpar o piso? Tenho o mesmo piso no banheiro e esta todo manchado. :(

Taia Assunção said...

Maravilhoso...maximizei todas as imagens para poder ver melhor os detalhes. Parabéns e essa última foto ficou incrível. Beijocas!

Anonymous said...

Oi!
Achei seu blog pelo da Holandesa!

Seu banheiro ficou lindo!

Nós acabamos de comprar uma casa, nos mudaremos apenas no ano que vem. Nós demoramos muito pra encontrar porque queríamos uma casa que não necessitasse de reforma, no máximo o banheiro e trocar armários da cozinha.
A única experiência que tive com reforma foi na casa da minha sogra, e depois disso jurei pra mim mesma que nunca ia querer aquilo na minha casa, rs. Lógico que as coisas mais leves não nos importamos de fazer, acho até gostoso, mas quebrar paredes, isso não! rs Só que casa nova é que nem kinder ovo, né? Dentro sempre tem uma surpresa, então já estamos psicologicamente preparados, rs.
Conheço alguns casos de reforma não tão positivos, geralmente tudo demora muito, mas em contrapartida o resultado é excelente, o que no final acaba compensando!

Abraços!
Line

Jux said...

Hallo!
cheguei no seu bloguinho atraves de um link no bloguinho da Isa Cantora!
Seu banheiro ficou sensacional!
Quanto bom gosto e quantos detalhes cuidados com carinho e atencao!
E que vista linda pela janela!
Que bom que deu tudo certo com a reforma e com os pessoal da mao de obra!
1000 pontos pra vc's e pra eles tb :D
lindo outono!!!

Jux

arlete soffiatti said...

Adorei tudo! Só estou curiosa pra saber quanto voce gastou. Se não for invasão, voce poderia dizer? Temos vontade de comprar uma casa por aqui, mas temos muito receio de meter os pes pelas mãos.
Bjs

Holandesa said...

Ficou super-chique!!! Nós também passamos pelas novelas de reformas. Fizemos primeiro a cozinha (levou uns 2-3 meses!!!!) depois o banheiro (3 meses). E olha que nós não fizemos nada nós mesmos. Ou melhor, marido quebrou o antigo, mas isso é rapidinho. Já o resto foi o drama de que vc falou. A dependência das tarefas e o atraso de um, atrasava o resto também! Finalmente falta pouco para termos a nossa casa do jeito que queremos, mas essas reformas deram uma trabalheira danada!Sem falar nos custos (exorbitantes) de cada uma delas....

Anonymous said...

adorei o banheiro!!!! e que vista!!!!
bjinhos, Mí

Anonymous said...

Angela adorei teus últimos post.....
tens uma maneira super especial para descrever detalhes e a gente pode sentir exatamente tua emoçao e entusiasmo em cada ponto .......adorei......tua casa está linda....um luxo....... teu banheiro reformulado com requinte e bom gosto, comprova realmente tuas qualidades como decoradora e expert na oerganização de uma casa.... OBRIGADA por compartilhares tuas aventuras e feitos aí em AACHEN. Ainda não conversei com teu PAPI, mas assim que eu for a RIO PARADO CITY, ficarei a par de tudo com mínimos detalhes...... beijinhos para o casal e felicidades no SPECIAL NEW HOME SWEET HOME da tchitchia camininha