Tuesday, May 15, 2012

Encarando um Frangote

Eu adoro frango no forno (ou aqueles de televisao de cachorro - nhac, nhac, nhac!). Mas nunca me atrevi a fazer - tenho um pouco de receio de preparar carnes, sempre acho tudo que vai dar errado!

Esse final de semana a vontade falou mais alto, e decidi encarar e fazer um frango inteiro no forno. Na pior das hipóteses, pizzas estavam nos esperando no congelador - é sempre bom ter uma solucao backup :-D


Como receita, usei a do Frango Assado com Ervas, do delicioso blog da Fabi 'Pimenta no Reino'.


Primeiro passo: ir colher ervas fresquinhas no jardim (estilo Chapeuzinho Vermelho: cantarolando, saltitando, e com um cestinho de vime na mao, hahaha). Usei estragao, sálvia, hortela, alecrim e tomilho-limao (que eu nao conhecia mas que agora adoro!!!)

O frango! Limpo e pronto para ser usado.

Segundo passo: fazer uma manteiga de ervas. Manteiga, alho, pimenta, sal, ervas (hortela, estragao, alecrim, sálvia e tomilho-limao)

Terceiro passo: lavar o frango (yerks!) e descolar a pele (yerks again!).

Quarto passo: lambuzar o frango (entre a pele e a carne) com a manteiga de ervas. Dentro da carcaça, entupi de cebola, alho, pedacos de limao e ramos inteiros de alecrim)

E voilá a penosa, pronta para ir no forno! A ponta das asinhas eu protegi com um papel alumínio, seguindo a dica da Fabi. Na fôrma eu coloquei um pouco de azeite de oliva. Foi para o forno, onde ficou no calor de 200°C por 1 hora e meia.

Quando estava quase pronto, coloquei pedacos de cebola e cenoura - principalmente a cebola ficou muuuuuuuito boa!

Nao tirei fotos do prato pronto - até porque o frango destrincheirado nao é nem um pouco glamouroso. Mas ficou super gostoso, e a receita foi totalmente aprovada por namorido e por mim. O frango ficou com um gostinho de ervas e limao muito bom! Receita aprovadérrima (e muito fácil de fazer!)

5 comments:

Camila said...

Angie, que coincidência!
Ontem foi dia de frango por aqui... Eu já tinha assado no forno, num daqueles suportes que deixam o bicho sentadinho, mas nunca tinha cortado um frango cru. (Nojinho de encostar no frango cru.)
Foi menos traumático do que eu imaginava e rendeu um jantar gostoso - frango com quiabo, que servi com polenta cremosa. O peito vai virar nuggets, que pretendo fazer no forno.
O seu ficou com uma cara tao boa!

Anonymous said...

ficou lindão... e para quem está fazendo jejum, deixou muuuuuuuita água na boca :)
bjinhos, Mí

Nina said...

ah, mas tu encarou o frangote mt bem, Angie!! arrasou :-)

kreutebutter faco eu mesma sempre,a gente adora comer com baguete no churrasco, fica mt melhor que a comprada em supermercado ne?

faz tempo que encaro frangotes aqui Angie,vou do de verdade no forno com o o frangote Joao Felipe :-)

Marcia H said...

e para parar de escrever nheca... passa no Aldi e compra umas luvas de procedimento rsrs

pareceu bom esse negócio

bjss

Camila said...

Angie, hj vou testar o frango com ervas, mas com uma outra manteiga temperada. Olha que ideia mais sensacional: http://www.deliciousdays.com/archives/2011/05/05/umami-butter-your-fridge-is-your-friend/#more-6500

Beijocas!