Monday, June 18, 2012

Dia 1 Stavanger

Pela companhia área SAS, saímos de manha de Düsseldorf, trocamos de aviao em Copenhague, e chegamos às 15h30 no aeroporto de Stavanger (que, na verdade, fica na cidadezinha de Sola).

O aviao da SAS de Copenhague para Stavanger era velhiiiiinho (MD-81). Nas poltronas, o resquício do tempo onde fumar em aviao era permitido... Aliás, por falar em poltronas, mega apertadas!


Há cinco minutos do aeroporto ficava o nosso hotel (mais precisamente, em Sola) - Sola Strand Hotel. Mesmo sendo tao pertinho, o hotel era bem silencioso e quase nao se ouvia barulho de avioes chegando ou indo. Ele ficava a beira da praia, com uma areia fininha e branquinha que fazia tempo que eu nao pisava :-)

Alguns dos hotéis que nós escolhemos para ficar faziam parte do De Historiske, que reúne hotéis históricos da Noruega. Se por um lado isso possa significar que eles sejam charmosos e cheios de história, por outro isso incluiu algumas vezes hotéis que nao passaram por reformas há décadas (e precisam de uma urgentemente), banheiros minúsculos (havia banheiro nos quartos bem antigamente?), chao de madeira que faz crec-crec, etc e tal :-)

O Sola Strand Hotel foi fundado em 1914. Em 1940, as forças alemas ocuparam o hotel, e ficaram usando ele como base até 1945. Em 1947 o hotel foi reaberto novamente, depois de passar por intensas reformas.
Atualmente ele tem quartos que passaram por reformas e quartos como o que a gente ficou, no prédio principal, que ainda precisam passar por um make-up :-)
Se eu fosse escolher novamente, ficaria num hotel em Stavanger. A gente acabou indo as duas noites para Stavanger para jantar (entao já teria sido prático ficar por lá mesmo). Além disso, eu achei que o hotel seria pequeno e aconchegante, a beira da praia. Mas no final de semana que ficamos, havia sempre grandes grupos de pessoas trazidas por ônibus: nem tanto turistas, mas despedidas de solteira e conferências, por exemplo. 

 O quarto do hotel no prédio central (terceiro andar, quarto nr 100): lembrava um hotel de praia estilo familiar. O banheiro era minúsculo.

A paisagem era linda: a praia aos nossos pés!

Ok, olhando um pouco mais para baixo, nem tao linda assim: o hotel está passando por reformas, e havia um monte de containers de lixo de construcao :-)


De tardezinha fomos explorar Stavanger. Ela é a terceira maior cidade da Noruega, e foi fundada em 1125. No passado uma das principais atividades econômicas vinha do peixe (principalmente depois de enlatado). Mas em 1969 isso mudou, quando a cidade passou a ser um centro para a extracao de petróleo.

As casinhas coloridas...

... que ficam bem na...

... beira do porto.

Olhando para o mar, do lado esquerdo do porto, fica a Gamle Stavanger (ou Velha Stavanger) com prédios em madeira do século 18 e 19. Todos sao brancos...

 ... o que dá um charme passeando pelas ruazinhas.

Como a Gamle Stavanger fica num morro, há uma vista linda do mar e do porto.

Medida de seguranca: em caso de incêndio...

... telefone de alarme (será que ainda funciona?)


Eu adoro tampos de bueiros com desenhos :-)


Depois da janta (que fica para o post seguinte - Stavanger é conhecida pelos bons restaurantes), voltamos novamente para o nosso hotel em Sola.

Dez horas da noite, com céu ainda azul.

Aproveitei para enterrar meus pés na areia - delícia de areia branquinha e fina!

Início de um pôr do sol que ainda levaria algum tempo para sumir no horizonte...

3 comments:

sou Bárbara said...

Linda cidade hein?!!

Anonymous said...

lindas as fotos!!! bjinhos, Mí

Silvinha said...

Que lindo esse pôr-do-sol!