Wednesday, August 13, 2014

Férias na Córsega: Propriano (dia 3)

No terceiro dia, fomos de Plage d'Agosta para Porto-Vecchio, passando por Propriano (pela manha) e Bonifácio (ao meio-dia). Seguindo a indicacao do nosso guia de viagens, fomos pela estrada cênica 55, 155 e 157, até chegar a Propriano.

Na estrada 55...

... encontramos várias árvores na beira da estrada que...

... pareciam estar descascando (com um cheiro muito aromático no ar). Nao temos idéia que árvores eram essas, e se elas perdem a casca somente em certas épocas do ano ou se sempre sao assim. Mistéeéério :-)

Pelas estradinhas, lindas vistas, com igrejas no topo de colinas...

... o mar espelhando o azul do céu e...

... belas enseadas.

Na beira da estrada, alguns exemplares...

... da flora da regiao.

Ao longe, a cidade de Propriano.

Mmmm, vem chuva por aí!

O mar comeca a ficar encrespado...

... mas as águas continuam translúcidas.

Estacionamos no porto de Propriano (de carro, nao de barco, hehehe) e...

... fomos dar uma caminhada pela cidade. Prédios bem antigos e precisando de reformas - no verao, deve ser um fervo, mas na primavera a cidade ainda estava acordando.


De Propriano, pegamos a estrada 196 rumo a Sartène.

Sartène, uma cidade incrustada nas montanhas.

A melhor vista é sempre do cemitério :-)

Enquanto namorido vai tirando fotos, eu vou estudando o mapa como uma boa co-piloto :-)


O nosso próximo objetivo era visitar os Alignements de Pagliaju. Eles sao um alinhamento de pedras (menhir) oriundos do século 1900 antes de Cristo!!! Essa regiao da Córsega é cheia de escavacoes e achados pré-históricos, e escolhemos os Alignements de Pagliaju para visitar na estradinha 48 (rumo a Tizzano). Depois de andarmos de carro por um bom trecho (e devagar, já que era uma estradinha mesmo), chegamos a um lugar com uma placa marcando 'Pagliaju' e outra placa maior ainda com 'propriedade privada - proibida a entrada'. Ninguém merece :-) Decidimos que estávamos muito velhos para pular a cerca, e voltamos para a estrada principal. Decepcao! Se alguém algum dia decidir pular a cerca, por favor nos avisem que a gente quer ver fotos :-)

Estrada 196, agora rumo a Bonifácio. Ao fundo, bem no topo, uma das várias torres de observacao construídas a beira mar,  no topo de montanhas.

1 comment:

Silvinha said...

Adoro ler seus relatos detalhados, é um ótimo diário de viagem :)

Beijos