Thursday, May 19, 2016

Sessao Pink & Floyd: Descobrindo Alergias

Em novembro do ano passado, Floyd comecou a apresentar problemas na orelha: tanto coçava ela muito com a pata, quanto sacudia a cabeça. Levamos ele para o veterinário, que analisou (tirando material da orelha e analisando no microscópio) e deu o veredito de ácaros (ear mite - nao sei se ácaros é a traducao certa).
Depois de uma limpeza acurada da orelha, com cotonetes e líquido (que, desnecessário dizer, Floyd detestou), ele ganhou medicacao (gotas na orelha). Por umas 4 semanas, o problema sumiu, mas voltou em seguida. Lá fomos nós para o veterinário novamente. Dessa vez, além de limpar os ouvidos, ela deu um remédio mais forte - que, além de ser aplicado na clínica, tinha que ser posto por nós, na orelha dele, em casa (o que ele até nao reclama tanto).
Mas, depois de umas quatro semanas, lá veio o problema novamente. Agora, além da coceira, Floyd lambia os pêlos do corpo em tamanha quantidade que, lá pelas 3 horas da manha, ele passou a vomitar (significando para nós, ou melhor, para namorido: levantar as 3 horas da manha, limpar o vômito, voltar para a cama, escutar Floyd vomitar novamente, levantar de novo, continuar limpando).
Lá fomos nós para o veterinário novamente. Dessa vez, além de limpar a orelha e mandar o material para o laboratório, ela consultou com dois veterinários (em Köln e em München) especialistas em problemas de orelha: além de darem um gel especial para ser posto na orelha (que Floyd simplemente detestou, tentou morder veterinária e assistente, e só deixou colocar a pereba dentro da orelha sedado), ambos disseram que havia uma grande probabilidade do Floyd ser alérgico a algum tipo de comida, e por isso o problema dos parasitas na orelha (sim, eu nao tinha a menor idéia que alergia alimentar podia baixar as defesas e ser um paraíso para ácaros na orelha).
E aí veio outro desafio: como descobrir a que ele tem alergia? A forma mais fácil é trocar a comida que o gato vinha recebendo, e dar algo totalmente diferente - por exemplo, comida de latinha feita de carne de canguru, búfalo ou avestruz. Compramos, testamos e nada dele comer. Compramos racao seca hipoalérgica que também nao foi aprovada pelo nosso gourmet. Entao resolvemos encarar o outro método de descobrir alergias em gatos, que é via laboratório. Através do sangue, é identificado se o gato têm alergias a vários tipos de alimento (por exemplo, salmao, atum, carne de gado, carne de galinha, etc.) e também contra coisas do ambiente (por exemplo, poeira dentro de casa). E quando recebemos o resultado, veio a fonte da alergia: carne de gado.
E lá vamos nós procurar comida de gato sem carne de gado. Para nossa surpresa, há em tudo: até em latinhas de comida de gato contendo atum ou salmao. E também em biscoitinhos de gato. As comidas mais caras, que sao as que possuem carne de boa qualidade e sem restos de carne de gado, nao foram aprovadas pelo nosso gatinho - como ele se acostumou com comidas de sachet com molho ou gelatina, ele torce o nariz para qualquer comida em formato de patê (que é a consitência das comidas mais caras) ou comidas cozidas pela gente mesmo.
Por sorte, depois de uma intensa procura pela internet e pelas pet shops, descobrimos uma marca que tem ampla variedade de comida de gato sem carne de gato: Miamor Ragout Royal. Com bom preco e boa qualidade, finalmente o nosso pequeno gourmet comecou a comer bem novamente. Quanto a racao, depois de experimentarmos 4 tipos diferentes de hipoalérgicas, encontramos uma da Royal Canin, vendida pelo veterinário, que também foi aprovada.
No início, tentamos dar um tipo de comida para o Floyd e outra para o Pink. Mas como tínhamos que cuidar o tempo inteiro que Floyd nao decidisse comer a comida do Pink, decidimos pôr ambos na dieta hipoalergênica - e, gracas, Pink aprovou a comida também.
Agora já fazem quase dois meses desde que trocamos a comida pela hipoalérgica, e o problema na orelha se estabilizou. Gracas! Ainda precisamos ir novamente com ele na veterinária para vermos se a orelha está limpa e sem ácaros, mas ele nao coça nem sacode a cabeca, o que é um ótimo sinal!

Nosso querido...

... gatinho alérgico em acao :-)

Oie!

2 comments:

Thais E. S. said...

ola seu gato é muito bonito estamos aprendendo a olhar os blogger.

Joaninha Bacana said...

Obrigada pelo elogio, Thais :-) Floyd, meu gato, ficou todo faceiro e manda um miiiiau pra você :-)
Grande abraco,
Angie