Monday, August 15, 2016

Passeando pelo Vale do Douro: Degustacao de Vinhos na Quinta do Vallado

De tardezinha, fomos fazer uma degustacao de vinhos na Quinta do Vallado, do ladinho do nosso hotel. Aliás, como ficamos no hotel da Quinta do Vallado, a degustacao nao tinha custo adicional.
A Quinta do Vallado, construída em 1716, é uma das mais tradicionais do Vale do Douro, e foi propriedade da Dona Antônia Adelaide Ferreira - mulher poderosa, comerciante e inovadora :-) No passado, a Quinta especializava-se em vinhos do porto, mas hoje produz também vinho branco e tinto (deliciosos!).

Do prédio principal da Quinta do Vallado, se tem...

... essa vista. Ao fundo, a ponte da auto-estrada, ligando uma montanha a outra.

Do lado da quinta, vários vinhedos - apesar que as uvas nao vêm só dessas colinas, mas também de inúmeras outras quintas.

Por dentro, os tanques usados...

... para a producao do vinho.

Na adega, vários tonéis envelhecendo. Na faixa vermelha, fica um tampao onde é possível retirar, com a ajuda de pipetas, pequenas amostras de vinho e testar a qualidade. Como as pipetas sempre pingam, resolveu-se pintar a faixa de vermelho, para os respingos nao aparecerem na madeira clara :-)

No prédio anexo, os barris de vinho do porto.

Os barris têm centenas de anos. De anos em anos, a Quinta produz vinho do porto que recebe o título de vintage - sao os de excelente qualidade. Tanto o vinho do porto, como o vinho do porto vintage, precisam receber um certificado do laboratório do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (na cidade do Porto).

Depois de conhecermos as instalacoes, foi hora...

... da degustacao. Eu acho os baldinhos meio nojentos, mas fazem parte da degustacao do vinho: eles servem ou para esvaziar a taca (que ainda contém vinho que nao se quer mais degustar), ou para cuspir o vinho (iergs!) que se tem na boca e que nao se quer ingerir (para evitar ficar bebinho). No nosso tour de degustacao, os baldinhos foram usados somente para esvaziar as tacas :-)

Adorei o Quinta do Vallado Reserva Field Blend (vinho tinto), Quinta do Vallado Reserva Branco e o Quinta do Vallado Porto Tawny (servido frio - muuuuito bom!).

No comments: